sábado, 4 de setembro de 2010

As favelas do Rio de Janeiro


  NOS MORROS, O PERIGO DE DESLIZAMENTO DE ENCOSTAS AMEAÇA A POPULAÇÃO DAS FAVELAS

A palavra favela não tem tradução em nenhuma outra língua. Nem mesmo o português falado em Portugal ela existe. É uma palavra exclusivamente brasileira. É claro que existem favelas em quase todos os países, porém não existe uma palavra equivalente à nossa. Por que?
A palavra favela surgiu no final do século XIX. Naquela época, o Exército brasileiro combateu uma revolta de camponeses, conhecida como revolta de Canudos. Os soldados cariocas, de volta da guerra contra os sertanejos, receberam como recompensa do governo o direito de usar terrenos da Marinha nos morros do Rio de Janeiro. Os soldados, muitos pobres, ergueram barracos nos morros e chamaram a aglomeração de favela. Esse nome lembrava um arbusto típico da caatinga nordestina, o faveleiro, existente nos locais onde os soldados faziam acampamentos militares no Sertão da Bahia.
O Rio de Janeiro é a metrópole brasileira com maior número de favelados. A cidade abriga também a maior favela do Brasil, a Rocinha, que, no início dos anos 90, já tinha mais de 100 mil habitantes.
O fato de ter o maior número de favelados do país não indica que o Rio de Janeiro seja mais pobre que as outras metrópoles brasileiras. Na verdade, uma das causas do grande crescimento das favelas na cidade é o seu relevo e sua organização urbana.
O Rio de Janeiro apresenta um relevo de morros que forma um arco junto à orla litorânea. No litoral situam-se bairros de classe média e classe alta, que oferecem empregos mal remunerados nos edifícios, nas residências e no comércio. Essa oferta de empregos torna mais vantajoso morar nos morros mais próximos do que nos bairros pobres distantes. Além disso, o relevo acidentado das encostas de morro afastou por  muito tempo as construtoras, que não se interessavam por esses terrenos. Assim, os terrenos de morros, geralmente de propriedade do governo da Marinha, foram sendo ocupados pela população pobre.

FONTE: A Nova Geografia, escrita por Demétrio Magnoli e Reinaldo Scalzaretto.
Editora Moderna Ltda 1996.

Lua Singular comenta: Hoje no Rio de Janeiro temos, mais ou menos 1000 favelas, com uma população de 1.800.000 habitantes. Esse número deve crescer muito ao término do censo desse ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário