segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Não finjas que és feliz


Não passes tua vida inteira fingindo que és feliz
És bela, caridosa, mas tu não enganas ninguém
Tu és mulher infeliz tentando enganar a todos
Uma vida feliz que fostes negada por seres generosa

Faças uma revolução na tua triste vida fingida
O tempo está passando rapidinho e tu não vês
Que te exploram em tudo pela infinita bondade
Mudes, sejas tu mesma, só assim serás respeitada

Nessa vida ninguém pode ser totalmente bom
Se fores assim nem tua família te respeitarás
Sejas austera, defendas tua dignidade de mulher
Do contrário, serás mais uma boba a dar dó

Imponhas tua condição de respeito e dignidade
Não deixes ninguém magoa-te nessa triste vida
Jogues fora tuas mágoas, mandes embora o sofrer
Soltes as correntes que te amarram e sejas feliz



7 comentários:

  1. Olá, tudo bem?
    Bastante interessante o seu post!
    Gostei em especial do trecho: "Soltes as correntes que te amarram e sejas feliz"...
    Aliás, confira no blog sobre poesia o post sobre Mário de Sá-Carneiro! Um poeta português bastante singular e sublime...
    E claro, no metamorfoses confira o poema Antiode de João Cabral, um exercício de metapoesia!
    Beijos!

    Ângelo

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Em relação aos comentários do meu blog, a opção anônima está ativada...
    Creio ser problema do blog pois revi a configuração e todas as opções para postagens anônimas estão disponíveis...
    Peço vênia para sugerir/indicar o seguinte: clique para postar um comentário e em seguida comentar como anônimo, opção essa que está listada ao final das outras opções de comentários, in casu, está logo abaixo de Nome/Url.
    Ok?

    Sobre as poesias, não esqueça de visitar o blog: http://metaformose.blogspot.com onde estão listados poetas com biografias e seleção de alguns poemas com indicação de links contendo estudos e indicações para conhecimento mais aprimorado.

    Já no blog http://karamazavi.blogspot.com e em especial o post poesia essencial, especificamente o poema ANTIODE de João Cabral, o mais influente poeta brasileiro do século XX (ao lado de Drummond), serve como exemplo de poema METAPOESIA, ou seja, é poesia sobre o fazer poético algo como uma pintura cujo tema é o próprio pintar, romance sobre o próprio romance - algo como livro dentro do livro, metalinguagem da metalinguagem. Quase todos os grandes poetas escreveram metapoemas. No caso da poesia brasileira os maiores exemplos são a obra de João Cabral, uma certa poesia de Drummond e também uma certa poesia de Manuel Bandeira etc ... Outro exemplo: a obra de Fernando Pessoa é toda ela um grande tratado de metapoesia tal como citado no famoso: "O poeta é um fingidor..."

    Tente ler e reler o poema de João Cabral, Antiode, como um tratado de poesia, metapoesia, metapoema, poesia-poesia. É daqueles poemas que devem servir de base para todos que gostam de ler, estudar e eventualmente fazer poesia...

    Beijos

    Ângelo

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Dorli, não tenho vindo aqui porque estou trabalhando, uma correria danada mas não te esqueço, sempre que puder estarei aqui. Tenha uma ótima semana, bjus...

    ResponderExcluir
  4. Creio ter solucionado o problema em relação a comentários anônimos. Todavia, não é necessário para você comentar anonimamente.
    Faça o login com o seu nome em seu blog e então acesse o meu blog metaformose. Com a sua conta do blog não é preciso preocupar-se em comentar anonimamente. De todo modo, problema resolvido.

    Ângelo

    ResponderExcluir
  5. Escre(viv)e(r) o que acredita e suas reminiscências já é um começo... Todavia, é preciso SEMPRE reverenciar os grandes poetas inventores, criadores (base para os poetas e também os não poetas!): João Cabral, Drummond, Álvares de Azevedo, um certo Castro Alves, Cruz e Souza, Pedro Kilkerry, Augusto dos Anjos, algum Murilo Mendes, preciosidades de Guilherme de Almeida, Sousândrade, Manuel Bandeira, Manoel de Barros, Concretos, Paulo Leminski... (Para ficar somente nos poetas brasileiros e também para ficar naqueles que mais estudo e pesquiso... rsrs)

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    sobre enaltecer poetas eu afirmei por mim mesmo pois eu sempre reafirmo-os (poetas) e reverencio-os (poetas)... rs... rs... e o mais...
    O mundo já anda tão danado e complicado que nada como poesia ou mesmo a boa literatura, pintura, música, a arte em si, em sentido lato e stricto.
    É pena que a poesia/arte política foi deixada de lado...

    ResponderExcluir
  7. A felicidade não está na aparência bonita e sim o que está dentro da alma.
    Sabedoria é a melhor forma de encontrarmos a felicidade,sem fingimentos.
    Soltar as correntes que as vezes nos prendem para levantarmos esse voo para vida.
    bjs amiga Dorli
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir