segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Novelas!


Há muito anos não assisto mais novelas. Ela vicia e, como qualquer vício nos tornamos dependentes de uma irrealidade que não é nossa realidade. Atores lindos, mulheres maravilhosas e sedutoras e empregadinhas negras. Até nas novelas, dificilmente um negro faz papel  principal. Por quê?...
As novelas que muitas pessoas assistem em série é muito pior: criança pode chorar, cachorro latir, buzina tocar; nada faz a pessoa desgrudar seus olhares da televisão.
A nossa vida não é uma novela cheia de glamour, temos as pessoas passando fome e assistindo os atores comendo finas iguarias e, após a novela, não tem nada o que comer e os filhos ficam revoltados tendo que comer, às vezes um simples virado de feijão.
E assim esse vício vai fazendo gerações de bandidos, estrupadores, ladrões e assassinos, pois aprendem nas novelas, que são irreais, como fazer para se igualar aos papéis dos atores e atrizes e, conseguir ter uma vida estúpida, delegando sua própria vida à conquista de riquezas, belas mulheres e suntuosas mansões. Quanta ilusões perdidas no tempo! Jamais terão essa vida e, tentando imitar as novelas, as jogam na lata do lixo. O seu tempo aqui na Terra é curto e não negue seu itinerário que é só seu.
Portanto, não tenho nada contra quem gosta de assistir novelas, pois as pessoas não são iguais e nesse texto não estou generalizando, apenas alertando as pessoas ambiciosas que cada uma faz sua própria novela e nem sempre termina num final feliz.

O MUNDO ESTÁ AÍ PARA SER CONQUISTADO, MAS CADA UM COM SUAS POTENCIALIDADES

Um comentário:

  1. Olá,
    Coincidentemente eu estava preparando um texto sobre essa relação negro-papel principal-novela-vício-cultura popular etc.
    Até o fim da semana publicarei em meu blog. Fique atenta!
    Inicialmente, devo dizer que concordo parcialmente com você. Em relação aos negros, de alguns anos para cá alguns atores/atrizes fizeram papeis principais em novelas. Eis alguns exemplos: Taís Araújo e Camila Pitanga já protagonizaram novelas em horário nobre da Rede Globo. Por sua vez, entre os homens, Lázaro Ramos tem se destacado nos últimos anos em novelas da Globo. É uma mudança interessante de paradigma. Por sua vez, a proporção de negros em papeis principais e até mesmo coadjuvantes ainda está longe do ideal.
    Particularmente, em um sonho utópico, eu sou a favor de sempre privilegiar o mais capaz, o mais qualificado para assumir qualquer função em qualquer área. Mulher ou Homem. Negro ou Branco. Judeu ou Católico etc.
    Como sabemos, a realidade é bem diferente e os interesses "nebulosos" para nomear/contratar pessoas em qualquer área não segue exclusivamente critérios técnicos.
    Outra discordância em relação ao seu ótimo texto: as novelas são sim um péssimo exemplo. Mas, de alguns anos para cá, o mau uso da internet tem causado problemas gravíssimos! Os exemplos multiplicam-se...

    Abraços

    Ângelo

    ResponderExcluir