quarta-feira, 14 de março de 2012

O que são "ricobelos"? civismo


"Ricobelo, de saudosa memória, foi o homem mais rico da terra. Tudo fez para acumular riquezas, para possuir sempre mais.
Outra preocupação sua foi a boa aparência, o belo porte, a elegância apurada e impecável que lhe custou muito tempo e dinheiro. Só Deus sabe quanto lutou para ser rico e belo, para ser Ricobelo. Daí a sua  fama, a glória, as palmas do presente e do futuro..
O seu nome será exaltado pelas gerações, andará nos livros escolares, as boas mães lembrá-lo-ão aos filhos como dígno de ser honrado e seguido. Tenho dito".
 conclusão:
A riqueza e a beleza física são valores apreciados pelas pessoas, nem por isso devem ser colocados ao lado de Tiradentes, Duque de Caxias, Rui Barbosa e de todos os vultos nacionais.
Os valores  materiais são importantes, mas não são os principais. Eles não podem estar acima dos valores espirituais que nos assemelham a Deus e nos fazem felizes.
A glória dos ricobelos é tão passageira quanto os valores materiais que eles cultivam. Hoje são famosos e amanhã ninguém se lembra mais deles.
Infelizmente, muitos colocam os valores materiais acima dos espirituais. Invertem, assim, a escala de valores. São os "ricobelos"

Lua Singular comenta: Tiraram da grade escolar o mais essencial "civismo"

2 comentários:

  1. Dorli,
    A vida é rápida, passageira. Os bens que apresentaremos a Deus são os que não passam (imateriais), pois os que passam (materiais) ficarão por aqui. Infeliz, pois, do homem que se preocupa tão-somente em ter. Abraços. OK

    ResponderExcluir
  2. Dorli, há uma parábola que cita a passagem de um homem dessa vida..leva apenas uma mala.. indaga sempre ao Anjo que veio buscá-lo : lembranças. amizades, bens materiais, nada lhe pertece, nada é seu, apenas as boas ações praticadas em prol do próximo é que leva como passaporte e entrada no céu. Logo, não adianta TER e sim, SER uma pessoa de Luz nessa Terra.
    Bj

    ResponderExcluir