quarta-feira, 27 de junho de 2012

O encanto da poesia


A imagem do poeta e a musa

Sonhamos acordados e nele a inspiração transporta do nosso cérebro toda beleza à cada verso. Um mundo fantástico e imaginário que há tempos muito de nós pudemos vivenciar e sonhar: ouvir o gorjeio dos pássaros, hoje mudos, pois não têm onde morar; sentir na pele a mudança das distintas quatro estações do ano; sentir o cheiro das flores entre campos verdes  molhados de orvalho no crepúsculo do amanhecer; comer milho verde assado nas brasas do fogão a  lenha, enquanto os pinhões já há horas sendo cozidos no mesmo fogão. O frio era intenso e dormíamos todos juntos para aquecer os corpos; beber água das nascentes que hoje o homem está matando e, elas secando dia após dia; comermos alimentos frescos vindos da terra sem esse adubo com agrotóxicos. Já viram o tamanho da cenoura e outras leguminosas de hoje? Pois é, antes eram pequeninas e saborosas, assim como as as frutas... Mas hoje a balança urge e os preços é o vale quanto pesa, o gosto parece tudo igual: gosto de nada; beber leite puro vindo diretamente dos sítios, fazendas e, com o leite traziam ovos, frangos caipiras, muitas leguminosas e verduras fresquinhas; ouvir os contos de fadas dos avós e, assim a cada conto, formávamos um reino diferente em nossa imaginação: reino encantado com príncipes e princesas, fadas e também... De assombrações, onde à noite, cobríamos a cabeça com o cobertor, sentindo medo que elas viessem nos puxar pelas pernas.
O tempo vai passando e nos tornamos crianças adultas e maduras à contar em forma de poesias nossas belas reminiscências.
E o amor? Suáveis, beijos ternos ou cheios de paixões reprimidas; belos carnavais juntinhos; os bailes com rock, twiste, boleros, sambas e outros ritmos e, num encontro mais romântico, tomar martini com cereja e, entregar com os lábios a pequenina fruta ao seu amor num interminável beijo.
Ah! Belo romantismo que o tempo matou...Onde foi parar o amor romântico? Hoje só vemos sangue nos relacionamentos o que se assemelha do hoje para o ontem é que era o sangue do fogo da paixão.
Portanto, cada um no seu tempo; tempo passado, tempo atual são sempre tempos que devemos viver com  a intensidade do amor e o saber apreciar o que resta das belezas naturais que Deus nos deu, pois esse tempo também irá passar. E a vida continua...


8 comentários:

  1. Olá dorli, este é meu email ...thamigo.com@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga Vim agradecer a sua visita ao meu cantinho, Seu blog está lindo...
    Fiquei feliz por estar gostando do meu livro.
    abraço amigo lhe desejando tudo do melhor!
    com carinho
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  3. A Poesia, Amiga, é um estado de espírito em permanente evolução e movimento. Bem a descreves por palavras tuas, lindas.

    beijos

    SOL

    ResponderExcluir
  4. Menina de que imagem você fala? Me diga pra que eu possa verificar ...
    Abração!
    RioSul

    ResponderExcluir
  5. Amiga Querida..
    O Viviane já colocou no blog dele o meu livro estou muito feliz em você também colocar no seu .
    Amada veja se consegue pegar no blog do Viviane lá esta na lateral e na postagem
    Caso não conseguir te mando no seu email.
    No blog também vou colocar todos os meus parceiros
    só preciso que minha filha volte a trabalhar ela que coloca tudo no blog para mim.
    Se tem uma coisa que ñ sei fazer é colocar imagem na lateral.

    Amada me perdoe demorar a vir no seu blog estou passando varios apuros esses dias.
    Pouco estou conseguindo entrar no computador a dor esta me vencendo embora eu lute e muito.
    Vouindo pela fé e tenho certeza que vou vencer mais essa.
    Fica com Deus anjo amigo.
    Beijos,Evanir

    ResponderExcluir
  6. O romantismo nunca deveria sair de moda...

    Belo texto!

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, uma postagem realmente muito boa, acima da média.
    Beijos
    Ângelo

    ResponderExcluir
  8. Olá meus amigos
    Obrigada pelos comentários
    À você meu caro Ângelo, não sou nenhum Vitor Hugo, sou simples, não tenho muito estudos, sou apenas curiosa e muito obrigada pela classificação do meu texto acima da média. Então, estou evoluindo, pena que na minha juventude não tive condições de fazer curso superior e nem comprar livros, os que eu lia eram emprestados ou da biblioteca. Muito obrigada mesmo pelo incentivo. Vou tentar melhorar e tenha certeza que conseguirei.
    Um abraço a todos e voltem sempre

    ResponderExcluir