quarta-feira, 4 de julho de 2012

Lamentos no canavial


19_MHG_sp-sinais2

Vivo numa cidade rodeada de canaviais por todos os lados, onde trabalham nordestinos remunerados, trabalho este que na época da escravidão eram feitos pelos infelizes escravos, agora pergunto: por que a fome e falta d'água  no sertão se assemelha a escravidão? Lá parece um deserto sem areia e oásis e nem a chuva cai dos céus.Parece até maldição, pois foi perto dali que começou o tráfico dos negros advindos da África, vendidos pelos seus próprios irmãos como cavalos de raça. É, mas perto do sertão adormece um grande rio, mais conhecido por "velho Chico" que seria uma solução.
José Bonifácio de Andrada e Silva ficou conhecido nas histórias que podiam  ser contadas nas escolas, como o patriarca da independência e tutor de D.Pedro II, mas ele não foi só isso, mas o que algumas pessoas não sabem é que ele foi o autor de vários escritos, planos de tornar a vida dos escravos mais humanas, só que esses belos escritos ficaram sucumbidos e amarelados pelo tempo e, talvez, não sei, por medo de ser exilado do Brasil, guardou-os só para si e, se esses escritos fossem concretizados, até eu gostaria de ser uma linda escrava...Tenho medo de passar perto dos canaviais, pois ouço os lamentos dessa maldição que assolou o Brasil, quase que semelhante as atrocidades de Hitler, ser asqueroso que somos obrigados a estudar na história do mundo.
Muitas vezes, aos domingos pego o carro e saio pelas ruas da cidade e, com uma vontade imensa de visitar meus novos e antigos amigos que moram em sítios e fazendas, mas tenho medo de passar entre trilhas cercadas por canaviais e, a qualquer barulho, meu coração acelera por medo e tristeza, quando penso que há muitos anos, escravos que envelheciam aos trinta e cinco anos, pereciam de fome, de sede, trabalhos desumanos e castigos dados por capataz e muitos desses infelizes tiveram suas vidas ceifadas por um regime burocrático e autoritário e muito poucos tinham medo de se rebelar e eu, particularmente dou "vivas" à Zumbi dos Palmares, que morreu como herói, tentando inutilmente acabar com a escravidão e, muitas escolas tem o tabu de dar esses conhecimentos para seus alunos, os meus não só conheceram as histórias verdadeiras como passava filme sobre os Quilombos do Palmares para terem ciência de todas as Histórias verdadeiras contada à eles na sua íntegra. Por que escondê-las? Essa é uma das muitas vergonhas que todos têm que saber.
Por que no lugar da cana não se plantam alimentos e fertilizam essa terras pobres em nutrientes que só servem para o plantio da cana? Não, isso não interessa ao Brasil, pois é o álcool, combustível  farto no Brasil que move a economia de um país que cresceu às custas das mesas vazias, da falta de uma educação de qualidade, dos baixos salários, da fome dos menos favorecidos. Será que nosso alimento num futuro não distante será só a cana de açúcar que antes eram plantadas umas moitas no quintais das casa para alimentarem os burros e as éguas para o trabalho com a carroça? Nem quero viver se isso acontecer, ou então os alimentos serão tão caros que poucos poderão comprá-los,advindo simultaneamente a morte pela fome e sempre digo essa frase ao meu marido " Vai ser uma guerra de foice no escuro"...
Hoje, temos mais carros circulando na cidade do que pessoas trabalhando, mas como isso é possível? É a vontade de ter e não poder, depois vem os financiamentos,nomes sujos e por fim só sobram as bicicletas.
A cidade está muda, ouve-se o triste chilrear dos pássaros que perderam seus espaços e hoje nos fazem companhia e os jovens depois de formados batem asas e voam para outras cidades, ficando aqui só os velhos, vivendo de uma mísera aposentadoria que não dá para o seus mínimos sustentos ( Uma outra vergonha nacional).
Votando ao tópico deste, pergunto: por que não se leva água para o sertão? Talvez a falta de vontade política, enquanto os pobres nordestinos quase morrem de fome e de sede, a cúpula ganha rios em dinheiro e ainda debocham do povo sofrido, como se eles fossem vermes nojentos, talvez pensam que serão eternos.
Passam presidentes e mais presidentes e para eles o mais interessante é viajarem à negócios para outros países para dividirem reservas e serem conhecidos pelo mundo e o nosso Brasil se afundando cada dia mais...e, se esquecem que é tão fácil levar água para o sertão, mas esse investimento não traz votos, pois a maioria deles são analfabetos e graças a Deus parece que o voto cabresto acabou.
Portanto, meus queridos leitores, os homens só serão livres na sua plenitude quando uma peste devassadora assolar toda a raça humana, tenho pena das plantas e dos animais; sobrando só os lamentos dos mortos, e tudo isso poderia ser diferente e só não o será pela ganância e crueldade do ser humano.

10 comentários:

  1. Tocas em imensas feridas e com imensas dores.
    Não há motivos para receios das canas. Hoje, vive-se um novo conceito de escravidão, onde a dor física é substituída pela dor moral. Mostras esse sofrimento e, crê, se qualquer grupo político estivesse, verdadeiramente, interessado no povo que representa, já a invasão de canais de rega havia estendido os seus dedos de água através do sertão.
    Medite-se no que dizes e relatas.

    Beijos

    SOL

    ResponderExcluir
  2. Cião Giancarlo!

    Grazie mille per la visita.
    Addio
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  3. Olá Sol
    Obrigada pela visita
    A dor moral não sai do coração, mas a dor dos nossos irmãos sofridos podemos esbravejar para aliviar a raiva desse mundo cão.
    Uma tarde maravilhosa, mais tarde estarei no seu blog
    Um abraço fraterno
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  4. Que todos aqueles a quem ensinou consigam levar adiante o que aprenderam, que eles não percam no caminho da vida ensinos do que é ser humano, do que é ter moral ....
    Seu lamento é o de muitas pessoas, mas que por comodidade ou receios deixam pra lá e fingem não ver o q acontece, se perdem nas redes sociais ou em novelas sonhando com principes e princesas e deixam de ver a realidade, pois é cômodo fingir que ela não existe e se existe é utopia de alguém ...
    Eu por minha vez espero passar aos meus filhos mais do que esta superficialidade do poder econômico, espero conseguir mostrar a eles o que é verdadeiramente ser "humano" ...
    Tenho sonhos de um mundo melhor, sempre que posso tento passar isso, as vezes com matérias de dicas recicláveis e naturais, enfim, cada um tem seu quinhão e sua parte a fazer, e você Dorli tem essa consciência, e isso é maravilhoso, que todos seus alunos tenham compreendido o que você tão claramente tentou ensinar ..E que todos nós que aqui viemos ler seus escritos possamos também aprender mais e nos conscientizar ..

    Um tarde linda pra você, um grande Abraço dos seus amigos que te admiram ...

    RioSul
    Thiago

    ResponderExcluir
  5. Dorli, parabéns pela lucidez do artigo. Cresci ouvindo todo mundo dizer que "a esperança é a última que morre". Portanto, tenhamos esperança de que um dia viveremos num mundo cem por cento solidário. A escravidão de hoje é diferente da de ontem, mas igualmente nos envergonha. Rezemos para que nossos governantes olhem pelas pessoas pobres, fazendo-as felizes. Abração.

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga,

    Um texto que traz todas as marcas de uma verdade triste e sofrida...

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dorli!

    Engano seu que eu nunca tenha visitado seu blog, o problema é que evito fazer comentários, exatamente por conta dessa pessoa sádica-psicopata, que insiste em me perseguir.

    Se ele(a) vê um comentário no meu blog, vai de imediato ver se eu respondi que é para saber se eu tenho intimidade com essa pessoa e daí começa a perturbá-la também.

    Ainda essa semana esse(a) louco(a) roubou o blog de uma amiga íntima minha. Como também já roubou meu msn.

    Tenha cuidado com comentários anônimos, pois foi exatamente assim que ele(a) começou a me perseguir e agredir.

    Meu email: suzimontenegro@hotmail.com

    Se você quiser, a gente se fala por lá.

    PS: Isso não é de agora, já faz dois anos que essa criatura das trevas me persegue. São muitas histórias. (Pior, não é só comigo que ele faz isso) Sou apenas mais uma das suas vítimas.

    Beijos, querida!

    Espero que tenha entendido o porquê de vc achar que eu nunca tenha vindo ao seu blog.

    Seu blog é lindo!

    ResponderExcluir
  8. Ainda bem que seus comentários são moderados. Já comentei numa postagem mais antiga para evitar de ser visto, se soubesse teria comentado logo na primeira postagem. rsrsrs

    Se achar melhor, não publique meu comentário. É uma forma de te proteger.

    ResponderExcluir
  9. Olá Suzi Montenegro
    Vou mandar-lhe um e-mail, mas tenha certeza, eu não tenho medo desse espectro. Deixa ele para mim...
    Seu blog é uma delícia e não vou deixar de comentar o que sinto.Quem se esconde atrás do anonimato é um fracassado, invejoso e incapaz de aplaudir o sucesso dos outros.
    Um abraço carinhoso
    Lua Singular

    ResponderExcluir