segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Dia do Professor!




Quando eu ouço a palavra professor, uma pessoa vem a minha mente, minha saudosa mãe, que apesar de ser semianalfabeta, não ensinou-me a juntar letrinhas e sim juntar ações para que eu pudesse ser uma pessoa digna de ser chamada professora.
O que é ser professor?
- É pegar ônibus com chuva, chegar sorridente numa sala de crianças carentes, saudá-las com um enorme sorriso.
-É aquele que trata todos os seus alunos com equidade, tomando o cuidado em não diferenciá-los, elogiando os que não têm dificuldades.
-É saber fazer a diferença e, como professor, estudar sempre para que os alunos acompanhem a modernidade de hoje.
-É não precisar cansar seus lábios em dar beijinhos na hora da saída para os pais verem, não é beijando dessa forma inadequada que se forma um cidadão crítico.
-É ter consciência que seu salário é irrisório, mas não se deter a isso, pois o Mestre dos mestres não tinha salário e andava de sandálias, mas só fazia o bem.
-É saber que tem que cumprir sua meta com entusiasmo, principalmente, os professores alfabetizadores; e quando a criança começar a juntar as primeiras letras, as primeiras  palavras serão: PROFESSOR AMO VOCÊ.
-É, muitas vezes, esquecer de si próprio para atender, até fora de hora, aquele aluno que tem alguma dificuldade e tem que chegar, ao mesmo nível dos outros, no final de cada ano.

Às vezes, me enoja, muitos políticos que dizem que professor ganha bem, apesar de ser a classe mais desunida, talvez ganhe o suficiente para comprar um "tapetinho" para os donos da verdade darem seus passos para as suas próprias ignorâncias.


Feliz dia aos professores!!

MEU PRESENTE



Dorli Silva Ramos

12 comentários:

  1. Linda homenagem!parabéns pelo dia! Tomara sejam respeitados e possam ter dignidade que merecem!beijos,mchica

    ResponderExcluir
  2. Olá Dorli, minha cara amiga, bom dia!
    Venho mais uma vez agradecer sua honrosa participação no 1º Prosas Poéticas; foi pra mim um fato que só causou satisfação e deu muito orgulho. Muito obrigado!
    Aproveito para lhe desejar uma ótima semana, assim como, lhe dar meus parabéns pela magnífica e justa homenagem que fizeste aos professores e também pela forma emotiva e tocante ao se referir a sua mãe.
    Beijo e até mais!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns amiga Dorli!Hoje devemos render homenagem à você e à todos os Mestres!Que sejam sempre respeitados com amor nessa difícil jornada.
    Bjs.

    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Olá minha doce e encantadora amiga.Que depoimento emocionante. “Mestre, não é aquele que dá de seu saber, mas aquele que faz germinar o saber do discípulo. Mestre é você que compreende, que estimula, que enriquece com tua presença, teu saber e tua ternura”. Parabéns professor! Hoje é seu dia! ”. Todo o meu carinho num afetuoso abraço. Obrigada mina querida pela belíssima homenagem.
    Beijão
    Gracita

    ResponderExcluir
  5. Homenageias (e muito bem) a tua Mãe, tua Mestra, tua Guia.
    Fizeste dela um mote que não descreves, ou não atribuis muita importância, para Homenageares, também, todos os Professores, como tu mesma és.
    Mas, creio, os Professores não são aquilo que modernamente se "pensa" nas Famílias.
    Os professores, jamais, são o substituto delas , dos Pais, dos seus maiores...
    Será inglório todo o Vosso trabalho e esforço posto na Educação, se ela não tiver as suas raízes naturais.
    Bem hajam os Professores neste Dia e em todos os demais.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  6. ¡¡¡Parabens!!! Para este colectivo imprescindible en el desarrollo de la Esencia del Ser Humano.
    Un abrazo.

    ResponderExcluir
  7. Ola querida ,
    sua mae era uma mulher muito inteligente...e felicidades a todos os professores que fazem do seu trabalho uma missao...beijocas .Aproposito fiquei ja sua seguidora eu gosto desse cantinho kkkk.

    ResponderExcluir
  8. Venho aqui lhe parabenizar pelo dia do professor e ler seu belo escrito...que todos professores e alunos possam se conscientizar que o progresso pra todos vem da educação...parabéns, obrigada pelo seu carinho no meu Blog...

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo nosso dia, então. Muita luz e paz e bem.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Olá!Bom dia!
    Dorli...
    passei por diversos blogs que tinham como postagem principal... homenagens aos professores...e muito me encantou ao ver o início da sua: a sua mãe...pessoa que vem á sua mente quando ouve a palavra professor...eu penso que a família é insubstituível no momento em que o caráter, os valores começam a ser assimilados pela criança. O professor é formadora de conhecimento, enquanto a família é, sem a menor sombra de dúvida, a responsável pela formação da ética, dos costumes e da personalidade de cada um. Nesse contexto, a escola é apenas uma auxiliar...muitas famílias ”terceirizam” a educação básica, e repassam aos professore a responsabilidade pelos atos de seus estudantes...fora isso, o professor é um enunciador de saber, é ter um ideal. É devotar-se integralmente por ele.Ser professor é crer e ter paixão pelo que faz. E à favor da esperança que anima a ser... apesar de tudo...
    Parabéns!
    Boa semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uma pena que os professores não sejam valorizados como devem. É uma profissão magnífica. Todo dia deveria ser dia do professor. Bom texto. Beijos.

    ResponderExcluir