domingo, 21 de abril de 2013

Equilíbrio emocional



Equilíbrio emocional não aprende na escola, é um canteiro interior de várias flores que nós temos que cuidar com carinho. A partir do momento que nós esquecemos de regar e agradar uma flor, ela adoece e não vale para mais nada e, pouco a pouco ela vai secando e seu final é a morte. Diante dessa morte as outras flores vão ficar em alerta com as nossas atitudes.
Nós nem percebemos que quando não vemos qualidade em uma única flor, corremos o risco de outras não nos querer bem como antigamente. Ao cuidar delas, vamos com certa aversão, somos espetados pelos seus espinhos e nosso sangue escorrerá, para lembrarmos daquela flor que morreu.
Ao vermos nosso sangue escorrer iremos lembrar daquela flor que, por nossa negligência morreu, e parece que tudo na nossa vida começa a virar de ponta cabeça. Gostaríamos muito de ressuscitar aquela flor, mas infelizmente isso é impossível. Ela nunca mais ressuscitará... Daí vem o arrependimento que nada adiantará.
Assim como o exemplo da flor, nós somos dotados de sentimentos e acredito com mais inteligência, capaz de a tempo perdoar e fazer de novo brotar a alegria no nosso coração. Mas, muitos não aprendem que é só com amor e lealdade que somos felizes. Não adianta ter dinheiro, status, bons empregos, se ao chegar a sua casa ela está vazia, pois seu companheiro (a) não está lá para lhe fazer um carinho. Pensemos: nós sempre o(a) recebemos bem? ....???
Viver em sociedade seria sempre a matéria mais difícil, se houvesse no vestibular, pois poucos seriam os vitoriosos: só as pessoas que têm no coração a vontade de serem caridosos, sem fazer alarde, elas precisam ficar neutras para que Deus as vejam na plenitude de seus corações e lhe retribuam com saúde e felicidade.
Portanto, dinheiro não compra amigos, amor, lealdade e nem felicidade, pois só é feliz quem tem o coração puro e se por ventura errar, ter a dignidade de pedir perdão e saber perdoar. 


Dorli da Silva Ramos
 Amigos e seguidores
Hoje, às 16 h vou postar algo que me fez escrever esta postagem.
Obrigada
Lua Singular

11 comentários:

  1. Temos que saber perdoar enquanto há tempo!O perdão lava nossa alma e nos deixa caminhar com dignidade!Muito lindo amiga Dorli.

    Bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Dorli! Seu texto está fantástico. A partir do momento em que começamos a caminhada da vida estamos sujeitos a amarguras, arrependimentos e decepções. É preciso que nos policiemos constantemente em relação a como estamos tratando o outro. Em contrapartida, quando magoados, praticar o perdão é uma via de mão dupla que ajuda aos dois lados a seguir em frente.
    Atitudes não se compram com dinheiro. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Como decía Laurence Sterne:
    "Solamente aquellos espíritus verdaderamente valerosos saben la manera de perdonar. Un ser vil no perdona nunca porque no está en su naturaleza".
    Precioso Post con la Personificación de esas Flores.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    A maior dificuldade é conduzir a vida sem magoar as pessoas que estão ao nosso redor. Dizer me perdoe é muito fácil o difícil e vivenciar o perdão dentro do coração. Sinto que seu texto tem alvo certo.Quem andou te magoando? E você conseguiu perdoar? Pelo seu texto você passa uma imagem de uma pessoa boníssima capaz de perdoar os maiores erros do ser humano. Tens uma alma linda e iluminada.Estou aprendendo muito contigo.
    Um abraço
    Bruno

    ResponderExcluir
  5. Um excelente texto, minha amiga. Acredito que nas relações a dois é necessário renúncia, compreensão e cumplicidade. O perdão é essencial porque aplaca a mágoa.
    Obrigado pela sua preciosa visita lá.
    Abração.

    ResponderExcluir
  6. O equilíbrio emocional é o que deve mais ser trabalhado em nossas mentes. Sem ele, fica impossível saber conservar uma amizade harmoniosa ,seja com quem for!
    Com o equilíbrio emocional, iremos saber perdoar, ou pedir perdão, no momento da mágoa, venha de que lado vier.
    Seu texto, tem um grande poder reflexivo.
    Um beijo, Dorli,
    da Lúcia

    ResponderExcluir
  7. Verdade, quem não sabe regar acaba por matar a planta.
    Já com humanos quando exigimos demais dos amigos, parentes, etc ... acabamos perdendo oportunidades sem fim, infelizmente as pessoas só veem o que querem fazem juízo errôneo, julgam pelo seu próprio reflexo e acabam por perder grandes amigos ...

    Dinheiro não compra fidelidade, amizade, lealdade, só compra bens materiais, mas estes ficam aqui quando voltamos ao convívio com nosso Pai.

    Então porque tanto orgulho se ao terminamos a jornada nessa vida vamos todos para o mesmo lugar?

    Bom para refletir e pensar, como bem disse Jesus um dia, "Que atire a primeira pedra quem nunca pecou" claro que depende do que se considera pecado ou erro ...

    Dorli
    Abraços, boa semana pra você e toda sua família!

    Thiago
    Trocyn Bão

    ResponderExcluir
  8. Equilíbrio emocional, será que alguém tem? Uns regam pouco e outros regam demais, uns e outros podem levar a flor à morte, concordas?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  9. O que é mais importante: Perdoar ou pedir perdão?
    Quem pede perdão mostra que ainda crê no amor...
    Quem perdoa mostra que ainda existe amor para quem crê...
    Mas não importa saber qual das duas coisas é mais importante...
    É sempre importante saber que: Perdoar é o modo mais sublime de crescer,
    e pedir perdão é o modo mais sublime de se levantar .
    Dorli,,estava com saudades sei que entende ,
    pois conhece bem meu corre corre na vida.
    Espero em Deus estar voltando nas visitas de amigos e amigas querida como você.
    Deus abençoe sua semana beijos paz e luz,Evanir.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dorli
    Errar é humano...perdoar é divino!
    Quem nunca errou que atire a primeira pedra.
    Só é capaz de perdoar quem tem um coração puro e sincero. Muito bem colocadas as tuas palavras.
    Um abraço
    Gracita

    ResponderExcluir
  11. Olá,Dorli!!
    Sim, não levamos nada nessa vida!!
    Temos que amar !!pois só ele constrói!!
    Tenha uma semana repleta de esperança/Paz e amor!
    Beijos.

    * Tem post novo.bjs

    ResponderExcluir