quinta-feira, 18 de abril de 2013

Tudo está no mesmo lugar




O dia começou a trovejar e as nuvens prenunciavam fortes chuvas e, com minha bengala surrada pelo tempo, fui subindo paulatinamente uma pequena escada que dava no andar de cima da nossa casa que ficava num bairro nobre da cidade, a fim de fechar a janela do escritório dele.
Minha amiga ajudante, nesse dia ia atrasar um pouco, deixando-me só com meus pensamentos.Há quinze anos que ele partiu para o infinito e no seu escritório tudo está no mesmo lugar.
Quando Rosária, minha minha ajudante e amiga ia limpar o escritório de Levi, lá estava eu para fazer alguns detalhes que só eu, como esposa solitária podia fazer. Sentir o cheiro da saudade e do amor.
Ela limpava com cuidado, não tirando nada do lugar, só a água era trocada todos os dias, enquanto ela arrumava o escritório eu sentava em sua cadeira de balanço para ler as lindas cartas que escrevia semanalmente para mim, desde o dia em que nos conhecemos há cinquenta anos.A cada ano que passava suas cartas eram mais delicadas e perfumadas com o perfume da saudade. Deixava cair algumas lágrimas e com isso elas ficavam cada dia mais difíceis de ler. Mas não era preciso lê-las, já as sabia de cor.
Quando vivo, enquanto ele escrevia seus contos e poesias, eu balançava e, de ponto em ponto à tricotar seu novo suéter. Fazia frio. Estão todos guardados num baú que procuro não abrir muito, só quando meu coração dói de saudades, abro-o rapidamente e ali está impregnado o seu cheiro, o cheiro do meu poeta apaixonado. Fecho-o rapidamente, viajo meu olhar em todos os seus pertences e uma lágrima mais doída corre meu rosto, fazendo poças nos sulcos do meu rosto, que deixo secá-las naturalmente. 
Seu livro de rascunho velho e amarelado com o tempo escondem os nossos segredos de amor. Quanta luxúria em forma de estrofes estão grudadas naquelas páginas que só nós dois lemos e deverá ser incinerado no dia em que eu for encontra-me com ele.
Oh! Levi, sinto que o tempo está encurtando nosso encontro e meu coração, já velho de saudades, anseia esse encontro.
Levi, a vida é vazia sem você, nunca deixei de amá-lo.


Dorli Silva Ramos

9 comentários:

  1. Dorli, quando entrei no seu blog hoje nao vi este texto, o primeiro era o poema que comentei.

    Este é um texto de amor muito profundo, bonito e tambem triste, pois a saudade que existe separa 2 pessoas que vivenciaram dias felizes. Contudo, o tempo está dizendo que o período de espera para o reencontro está encurtando, de maneira que logo a 2a pessoa irá partir.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Una emotiva y entrañable Entrada...Llena de Recuerdos y Poesía que han quedado en la mente y en esas cartas respectivamente.
    Es un Post lleno de Añoranzas y Nostalgias que se alivian, en parte, al leer esas Poesías.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  3. Um amor verdadeiro nunca separa nao importa a distancia ele deve ser sentido....
    Beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  4. Para o amor não há distância, não é Dorli.
    Belo texto!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. que linda história de amor!!!!!!amor quando é verdadeiro vençe todas as barreiras,lindooooooo adorei beijosss Arione

    ResponderExcluir
  6. Dorli, meu blog pessoal é o INFINITO PARTICULAR, neste link - http://tudoepossivel-infinitoparticular.blogspot.com. O SEM OLHARES CRÍTICOS é um blog onde eu e meu marido publicamos textos e poemas de amigos.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. BELO ALVORECER MINHA QUERIDA !
    O TEXTO DIZ MUITO,UMA HISTÓRIA PASSADA A LIMPO,DO QUAL DEIXA A MENSAGEM QUE O AMOR SUPERA E SEMPRE REINA ,MESMO EM DISTÂNCIA...
    BJSSSSSSSSSSSS

    ResponderExcluir
  8. Dorli amiga,seus contos como já disse é a minha historia de vida!O meu namoro com meu marido foi através de cartas,nos conhecemos quando ele veio à trabalho na agência bancária que eu trabalhava e alguns dias depois ele foi transferido para a sucursal de Brasília-DF e eu continuei na mesma instituição financeira aqui em São Paulo.Foram muitas cartas através de malotes do próprio banco.Todas numeradas que guardamos até hoje como recoradações do nosso grande amor.Graças a Deus a nossa história não ficou somente nas cartas,após um ano e meio,nos casamos e estamos juntos até hoje.
    Bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que delícia de conto Dorli, você é uma escritora nata, repelta de imaginação fantástica.
    Parabéns querida, bjs.

    ResponderExcluir