quinta-feira, 27 de junho de 2013

Felicidade, emenda Constitucional? (reedição)



  Fiquei estupefata quando abri a porta de casa e ouvi a seguinte notícia na televisão: Felicidade poderá virar emenda Constitucional, como a dos Direitos Humanos. Que horror!
 Felicidade, emenda? Felicidade é cultivada por nós, dia após dia durante a nossa vida. Para ser feliz não precisamos morar em grandes mansões e termos contas bancárias recheadas pelo mundo. O que diferencia o pobre do rico é que a felicidade parece gostar mais das pessoas simples, honradas e de bom coração e que,com certeza, têm mais momentos felizes assim como: jogar uma pelada num campinho abandonado; ter tempo para conversar com seus filhos, dando exemplo de dedicação e hombridade; tomar uma cervejinha com os colegas; jogar conversa fora saber ouvir; cantar; sorrir e sorrir muito.
 A felicidade não pode ser uma imposição Constitucional, não sei de quem saiu essa ideia absurda que felicidade tem que ser direito. Ou você é ou não é feliz. Depende do seu modo de viver, o de buscar dentro da sua alma o seu querer ser feliz.
 Felicidade é querer; é sonhar; é realizar; é acreditar em nós mesmos que somos capazes de vencer as dificuldades para atrairmos a tal felicidade.
 Se os senhores doutores da verdade quiserem ser felizes e terem os seus nomes perpetuados para estudarmos na História do Brasil, criem uma emenda Constitucional para agregar nossos irmãos favelados à cidade. Pois eles por serem pobres e negros e não tendo onde morar com dignidade, vivem amontoados em grandes favelas e, não havendo oportunidades de um bom trabalho e de uma educação de qualidade irão, com certeza, caírem nas drogas, assaltarem e matarem os mais afortunados.
 Tenho vergonha em saber que a Copa do Mundo de 2014 será no Brasil em várias sedes e, se a final da Copa for no maior Estádio do Mundo, o Maracanã, no Rio de Janeiro, vai ser uma humilhação para nós, pois quando os “gringos” virem esta cidade, que é considerada a “Cidade Maravilhosa”, rodeadas de favelas, vão se decepcionar com a crueldade que fazem com a população menos favorecida. Portanto, fazer da felicidade uma emenda Constitucional é o mesmo que obrigar os “poderosos” cumprirem os Direitos Humanos, pois nem esses são respeitados pela maioria dos parlamentares; por isso é que são infelizes.
 É tempo de eleições, qualquer absurdo como esse, é olvidar que somos pessoas inteligentes e de bom discernimento.

Dorli Silva Ramos

30/05/10 14:57
Horário de luz natural do Pacífico

21 comentários:

  1. A tal felicidade que todos buscam.. não é nada tão simples, pois a sociedade que comanda este país é cruel demais!!!!
    Vemos diariamente a maldade imperando, judiando de pessoas que lutam por um lugar ao sol e quando conseguem chegam junto os impostos e todas as dificuldades que sabemos que existe.
    Dificil falar sobre isso...
    grande beijo
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Olá Dorli

    Gostei do texto!!Daqui a nada até para ser feliz, atribuem "imposto"

    Beijinho, obrigada pelo seu carinho no mau cantinho.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Felicidade é um estado de espírito e independe de cor, status social, religião ou coisa assim. Uma bela postagem querida, um bj e tenha um bela tarde e noite.

    => Gritos da alma
    => Meus contos
    => Só quadras

    ResponderExcluir
  4. A felicidade somos nós que construimos, e não importa se somos ricos ou pobres, Dorli maravilhoso texto beijos.
    Lucimar Estrela da Manhã

    Divulgue seu Blog no Facebook

    Fan Page

    Faço Afiliação com Blogs

    ResponderExcluir
  5. Querida

    Felicidade, Emenda?
    Seguramente (diz-se por cá) seria pior a "Emenda" que o Soneto.
    A Felicidade é parte de nós, das nossas escolhas, da nossa Vida.
    A Felicidade não é imposta por nada; tem-se, ou não.



    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  6. Concordo totalmente com o teor do texto. A felicidade é muito nossa, tantas vezes construída em grande sacrifício, mas na satisfação da nossa vontade.
    ***********************
    Querendo, visitem-me

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Os políticos no Brasil são assim mesmo, eles querem criar leis sem importância e conteúdo algum só para mostrar serviço, além de nos revelar com uma ideia esdrúxula como essa que lhes falta inteligência e capacidade de nos governar. Felicidade não pode virar uma lei constitucional porque simplesmente ela é um estado de espírito e ponto. Agora eles podem criar dispositivos para que esse estado de espírito se manifeste nas pessoas, como poderiam fazer isso?Muito simples,gerando mais empregos para a população carente,criando escolas e universidades com ensino "BOM" para todos e não só para os filhinhos de papai, abrindo mais restaurantes que serviriam comida por um real para pessoas que não tem dinheiro para pagar por comida de boa qualidade, assim como cuidando para que a segurança pública melhorasse. Essas providências como várias outras que precisariam ser tomadas em nosso país com certeza ajudariam a nós brasileiros a sermos mais felizes,a ficarmos em um estado mais pleno de felicidade. Felicidade não pode ser imposta e sim conquistada. Enfim...políticos em geral em nosso país só desejam nos enganar com tais besteiras. Ainda bem que tem algumas pessoas inteligentes como tu e eu para não cairmos numa baboseira dessas. Parabéns pela crônica. Beijos poéticos em ti.

    ResponderExcluir
  8. Felicidade ser votada.imagina,Dorli?

    Ela é construída no di a dia por nós!

    Obrigada por sua visita e comentário.

    Sobre meu texto "ser idiota" :

    Ser idiota para mim é ter sinceridade,ser sensível,bem educada,ser gente!

    Tudo isso sem ser tola,entende?


    Obrigada pela visita e uma linda quinta!


    Beijos


    Donetzka


    ResponderExcluir
  9. Espero que melhores logo do tombo que levastes. Ainda bem que tens teu marido para cuidar de ti, e ele deve cuidar realmente,porque este sabe que tem ao seu lado uma linda e exuberante mulher. Uma que ele jamais abandonará, pois sua consciência lhe diz que seria difícil conhecer uma outra tão maravilhosa como esta com a qual ele convive e que és tu minha doce querida. Obrigado pelo elogio a minha literatura-poética,vindo de ti, é um baita elogio. Beijos poéticos em tua alma maravilhosa de mulher.

    ResponderExcluir
  10. Felicidade nós a construímos,não precisamos de pessoas para representarem esse sentimento maravilhoso.

    bjs amiga Dorli.

    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Dorli
    Achei interessante o texto, talvez seja isso mesmo, a felicidade ser constitucional, ou seja, aqui em casa e acredito que em todas as casas " fazemos " a nossa própria " constituição " para sermos felizes. Aqui em casa, fechamos as portas e janelas para o mundo e abrimos para o amor. Essa é a nossa " constituição de felicidade "

    Abraços.
    Trocyn Bão - Thiago

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Dorli.. felicidade verdadeira ainda esta tão distante de nós.. temos apenas lampejos da mesma.. mudanças , muitas mudanças ainda são necessárias para a tal imperar.. bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Dorli!

    Que absurdo!

    Felicidade somos nós, é cada um de nós, que honestamente, a fazemos.

    É preciso mudar o que está mal, mas a felicidade, não.

    Deu uma queda? Eu li, agora, um comentário seu. Que sucedeu? Perde, seu marido, que nada. Vão dando beijinhos leves que isso, o dodói, sara.

    Beijos da Luz.

    ResponderExcluir
  14. Oi Luz!
    Você lê as minhas postagens e também acompanha meus comentários? Não se pode nem brincar? E eu sou mulher de perder marido? Só o perco para a morte.rsrs, você sabe disso.
    Espera que daqui a pouco a pego no seu blog....kkkk.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  15. Olá, querida Dorli
    A felicidade é o desejo divino para cada um de nós... é direito desde que o mundo foi criado...
    Como vc bem mencionou, não depende de fatores externos materiais...
    Vamos ver onde vai dar tudo isso no Brasil...
    Seja abençoada e feliz!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  16. No momento em que nossos sentimentos tiverem que ter leis para que os desenvolvamos ou os sintamos significa que perdemos a nossa capacidade natural de buscar, de sentir, de amar.
    Isto também pode significar que este proponente não tem mais nada pra fazer, não achas?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  17. Querida Dorli fizeste um belo auto-retrato de palavras bem escritas sobre a felicidade que une o homem a sua própria alma..Pois fomos feitos para isto.
    A própria política já é uma emenda sem final feliz,pois tudo ali é forjado e inescrupuloso.As pessoas sofrem as suas perseguições em massa e assim vai se deteriorizando,os sonhos a alegria de viver.
    Tomara que quando o povo gritar de verdade ainda tenhamos alguma esperança minha querida!

    Um beijo grande e obrigada por está sempre comigo ..

    Rachel Omena

    ResponderExcluir
  18. Os politicos vão arranjando esquemas - alibís - para distrair o povo da realidade dura de cada dia.
    Ser feliz depende de como cada pessoa vive a vida.
    Muitos imaginam que ser feliz é ter muitas coisas.
    Ser feliz é viver bem, com dignidade e respeito.

    A classe política actual não respeita as pessoas e não promove a felicidade do povo.

    ResponderExcluir
  19. Oi Dorli querida concordo plenamente com você, gostei do texto.
    Felicidade é algo que todas as pessoas tem direito de ter, talvez seja essa a intenção da Constituição, mais para isso acho que eles deveriam tirar as pessoas das favelas e dar uma vida digna para aquelas pessoas de baixa renda.
    Experimente fazer o sachê de giz sim é só pegar alguns pedaços de giz colocar num pedaço de tecido fino ou tule amarrar com uma fita ou cordão e pronto.
    Um bom domingo pra você!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Felicidade imposta? Não pode ser! Ela deve vir de nós, sem esperar dos outros! E Copa? Melhor nem falar.Minha única torcida é que seja na PAZ! bjs,chica

    ResponderExcluir
  21. A felicidade jamais deve ser imposta, poderemos até tentar...mas nunca impor!
    Mas eu creio firmemente que sempre devemos procurá-la.
    Lindo texto amiga, e fique com Deus, se cuide tá?
    Beijão

    ResponderExcluir