quarta-feira, 18 de setembro de 2013

A vida é como um ipê (miniconto)


 Antes de nascermos somos verdinhos e ficamos bem quentinhos dentro do ventre de nossas mães, somos nutridos pelos alimentos que elas ingerem e vamos nos formando até chegarmos o momento do nascimento.
 Ao nascermos temos a pureza do ipê branco, nossas brincadeiras são sem malícias e sutis. Passamos uma boa parte da nossa infância sorridentes, puros como a neve.
 Na bela juventude somos destemidos como o ipê rosa, tudo é natural, sorrisos e muitas "paquerinhas"; conhecemos o beijo leve e o andar de mãos dadas. Tudo é festa, não temos problemas e sorrimos à toa.
 Já na maturidade conhecemos o amor e a paixão, somos os ipês amarelos, mais responsáveis nas nossas decisões; procuramos o parceiro ideal para nos casarmos, assim o amor se perpetua com o nascer dos nossos filhos.
 Rapidamente chegamos no ápice da nossa vida e, já velhos começamos a recordar das proezas que fizemos em todas as fases da nossa vivência. Ipê branco, ipê rosa, ipê amarelo e ipê roxo.
 Assim, a vida é um presente de Deus, saibamos viver com sabedoria e amor todos os dias do nosso viver.


Dorli da Silva Ramos

33 comentários:

  1. Lindo esse presente de Deus e perfeita a analogia! Lindo texto! beijos,ótimo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia
    AMEI.A vida é um presente se Deus sim, eu que o diga! Obrigado.

    beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Oi Dorli, ótimo texto... gostei da comparação das fases da vida com as cores dos ipês... acho essa árvore linda.
    Um abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Linda!!!
    Como sua imaginação é perfeita, e como conseguiu fazer um conto tão bem encaixado com a vida e os ipês.
    muito bom!!!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  5. Olá Dorli

    Fiquei triste...Então não temos uma fase da vida em ipê...vermelho?
    Quando fazemos certas coisas lá temos a voz: Não faças isso..ai ai o menino/a que não tem juizo. Isso deve ser o ipê vermelho, lool

    Mais a sério. Gostei de ler como não podia deixar de ser. Imaginação fértil.

    Deixo abraço
    ************************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  6. Dorli: a vida floresce mesmo..a cada poesia...Tão bom ler suas palvras...sempre tão profundas!!!beijos carinhosos de bom dia pra ti querida amiga.

    ResponderExcluir
  7. Aparece no meu Cotidiano florzinha querida.manhã feliz pra ti.http://www.budadacompaixao.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. oi Dorli

    Maravilhosas comparações, vamos crescendo e mudando mas a essência permanece a mesma.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  9. Gostei imenso das comparações. A vida, seja qual for a fase em que se encontra, é realmente um presente, que devemos cuidar. Inundar este "presente" de amor, é das melhores maneiras de passar pela vida.

    Deixo um beijo, com carinho.

    Sónia

    ResponderExcluir
  10. Linda e verdadeira sua comparação querida amiga.
    Sempre perfeita em seus dizeres, bjs

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Dorli.. bom será quando conhecermos somente o amor.. pois a paixão ainda é sobras do instinto animal... lindo dia querida amiga bjs

    ResponderExcluir
  12. Magistral repaso Poético por las Etapas de nuestra Vida...
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Gostei do texto, no entanto considero-o um pouco irreal, infelizmente existe a infelicidade de infância que se prolonga por toda a vida, será que o Brasil é diferente dos outros países? sabemos que o Brasil transmite uma imagem para o exterior da felicidade do seu povo, fora do Brasil, só acredita quem quer da felicidade do povo brasileiro, principalmente das crianças mal tratadas e abandonadas.

    ag

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá conterrâneo António!

      Permita-me que lhe responda, pois eu sou portuguesa de Lisboa e de família materna de Silves-Algarve... aí do seu Algarve que eu muito amo e resido no Rio de Janeiro-Brasil há 15 anos, (e amo de paixão este país),tenho os meus filhos e família aí em Portugal.
      Permito-me dizer-lhe que existe abandono sim de crianças e velhos aqui no Brasil... mas apesar das vicissitudes da vida, o povo é feliz e solidário e transmite isso no dia a dia, nos pequenos gestos, nas palavras encorajadoras aos mais necessitados e na maneira de encarar a vida pelo lado alegre e feliz... pois felicidade atrai felicidade e negativismo só atrai negativismo.

      A imagem de felicidade do povo brasileiro é autêntica - acredite se quiser - pois até os moradores de rua que vivem momentos de dor, também se divertem, dançam, cantam e vivem a sua felicidade do jeito deles. Não vivem a vida carpindo amarguras como é usual na maioria dos portugueses. E eu posso falar assim do alto dos meus 60 anos, com pleno conhecimento de causa...

      Com todas as infelicidades que passei ao longo da vida, se continuasse vivendo aí em Portugal já teria morrido com certeza, porque quando estamos dentro dum poço aqueles que nos rodeiam dão mais uma forcinha para vc se afogar mais depressa. A solidariedade é quase inexistente, mesmo dentro da família portuguesa. O egoísmo impera, aliado à falta de humildade!

      Pode discordar de mim à vontade, vc e todos os cépticos que só vêem a maldade e a infelicidade, sem serem capazes de ver beleza numa colorida borboleta voando alegre na Primavera, mesmo sabendo que a sua vida é efêmera.

      Portugal se encontra atravessando uma grave crise, é verdade, mas em vez de se unirem e lutarem para sair do buraco, apenas tentam apontar culpados e pôr a culpa nos outros... mas se esquecem que todos são culpados e estão todos no mesmo barco e que se não se unirem com AMIZADE e SOLIDARIEDADE, vão todos a pique rapidamente.

      O meu filho que é uma pessoa inteligentíssima, tirou sempre as melhores notas nas escolas e nos cursos que fez... é formado em informática de gestão e trabalhou por 20 anos na Portugal Telecom e há 6 meses se viu no 'olho da rua' com mais uns quantos chefes de família, com 2 filhas para criar e com uma esposa maravilhosa que o ajuda a rir da própria desdita e encarar a batalha diária para ganhar a Guerra com a Vida com FÉ e Esperança.

      Meu filho e a família, estão pensando em ir para Dubai, com outros tantos amigos também desempregados, onde lhes oferecem boas condições de trabalho, para que a vida siga em frente e não fique estagnada à espera de dias que hão-de vir por aí, onde o pessimismo e o negativismo são os pratos principais e não ajudam ninguém a ser melhor que ninguém. E a maioria por aí se julga melhor que todos os outros.
      Caro António tente ser feliz e fazer os outros felizes, com palavras, gestos e ações... Tente ver o outro lado do Hemisfério da Vida e transmita a todos os que consigo privarem, a felicidade que está dentro de vc, mas que está escondidinha atrás do seu umbigo.

      Tente mudar os conceitos de felicidade e infelicidade, pois a felicidade de cada um está apenas nos pequenos gestos e nas pequenas palavras de conforto transmitindo alegria, mesmo que o dia tenha nascido sem sol, sem luz e sem calor.

      E pode acreditar e dizer aos seus amigos descrentes, que o POVO BRASILEIRO é Feliz sim! Mesmo nos dias em que não tem pão para comer, vai à luta por um pouco de arroz e feijão para dar aos filhos, mas com um sorriso nos lábios e palavras de gratidão e quando chora é de emoção e de agradecimento por o pouco que consegue.

      Permita-lhe que lhe transmita a minha felicidade por ter optado por deixar o meu País, que eu muito amo, mas sempre infeliz e vir viver no país do POVO FELIZ!

      Um abraço
      Anna D'Castro

      Excluir
  14. Olá,
    Cada um tem a vida que quer independente do país. Esqueceu António que estou falando de uma infância diferente( da minha infância), onde as famílias eram unidas e felizes e as criança podiam correr soltas pelas ruas sem medo de nada. Acredito que deve ter sido assim em Portugal também.
    Hoje, a deterioração das culturas se vê em todos os países, eu que já com minha idade não saio sozinha nem até a academia, pois roubos seguidos de morte não escolhem cidades grandes ou o nicho em que eu moro que é considerada a 5 cidade mais violenta do Estado de São Paulo.
    Mas, ainda existem pessoas boas que ajudam mais do que os que deveriam ajudar, assim é a vida no planeta em geral.
    Em qualquer país você constrói sua felicidade se tiver a sorte de nascer numa família cristã que lhe ensina o caminho certo e do amor e essa criança quando cresce não se deixa influenciar por pessoas sem escrúpulos que se esbarram nelas a toda hora.
    A cada dia que passa a humanidade está ficando pior.Por quê? Perderam-se os valores de uma vida digna.É só olhar bem em qualquer setor de comunicação que o respeito virou uma " bundalização" inveterada.
    Obrigada pela visita
    Lua Singular

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dorli querida me perdoa o vasto comentário que postei no seu blog, para o António, português como eu, mas fico extremamente cansada porque sempre que vou a Portugal e as pessoas me dizem sempre a mesma ladainha em relação aos brasileiros e à sua 'fingida' alegria e o que vem à tona é que o povo é falso e as 'brasileiras só vivem nuas e fazendo sexo'. E como me dói tudo isso.

      O seu texto está admirável e é o seu texto que está em análise e não se é real ou irreal.

      Minha linda um grande e afetuoso beijo no seu coração agradecendo a sua visita ao meu FLORES SELVAGENS e se quiser dar um pulinho no PALAVRAS SEMENTE... ele está esperando por vc e todos os amigos.

      Só mais uma coisa, os meus poemas e textos são particularmente tristes, (é uma questão de vivência e criação), mas eu particularmente sou alegre e transmito essa alegria e como atriz tenho feito a maioria dos meus trabalhos como comediante... Amo a comédia.

      Mais uma vez desculpa a invasão.
      bjs
      Anna D'Castro

      Excluir
  15. Lindo! Muita sabedoria Dorli. Importante é sabermos em qualquer fase desse ipê que é a vida, valorizar os momentos bons ou ruins, e respeitar a Deus.. beijos, amiga.

    ResponderExcluir
  16. Oi minha amiga Doli!
    Adorei seu mini conto,em fazer essa comparação
    sobre os Ipês e nós.
    Há realmente muita igualdade e no momento sou Ipê amarelo,que é a historia da minha vida.

    Amiga,perdão em postar o comentário somente agora,mas fiquei sem internet.
    bjs
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Nesse mundão de meu Deus sabemos que existem muitas pessoas que não tem uma vida muito feliz, mas muitos tem essa sorte, apesar de uns espinho aqui e ali. Eu me considero uma pessoa feliz, principalmente na minha infância e parte da adolescência que se passaram numa cidade de interior calma e com crianças cheias de inocência. Lindo seu conto amiga, como sempre. Um bj

    ResponderExcluir
  18. Oi Dorli!

    Linda comparação, importante é que em todas as fazes da vida 99,99%
    seja bem aproveitada...Lindo conto e as imagens do Ipê ficaram show!


    Bjo minha mestra!

    ResponderExcluir
  19. Amiga Dorli, amei esse texto, viver é mesmo um lindo dom, somos todos criados com a intenção do Criador para que sejamos felizes, as fases estão mesmo de acordo, infância feliz, inocência comparada mesmo com o ipê branco, a alegria da juventude com o ipê rosa, o mais lindo de todos pra mim são os ipês amarelos,é a minha linda fase, amo estar onde estou, envelhecendo feliz, ainda bem que devagar, sem atritos, por fim o ipê roxo, nossa, essa cor é plena, amo!!!
    Lindo isso amiga, post bem reflexivo!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Querida Dorli
    Um conto maravilhoso,que diz exactamente como é a vida,para alguns.
    Um poeta português definiu-a assim:
    «A vida é o dia de hoje
    a vida é ai,que mal soa
    a vida é sombra que foge
    a vida é núvem que voa
    a vida é um sonho tão leve,
    Que se desfaz como a neve
    E como o fumo se esvai
    A vida é um ai.»
    Obrigada pela partilha.
    Beijinhos da
    Beatriz

    ResponderExcluir
  21. Ola querida amiga,meus cumprimentos pela excelente criatividade de comparar nossas vidas aos Ipês floridos e pela beleza que transformastes este fato num belíssimo" miniconto poético."Beijo.SU

    ResponderExcluir
  22. Espero, Dorli, que ao ficar mais velha seja como uma frondosa árvore. Que seja forte e que acolha, à minha sombra, todos que precisarem descansar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  23. Belas considerações sobre as fases da vida, querida Dorli. Cada uma delas nos apresenta dores e alegrias. Boa noite com lindos sonhos!

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante essas postagem. me sinto como um Ipê. estou te seguindo no seu blog tá..
    Espero sua visitinha no meu ->http://www.marciooalves.com

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dorli.. dar uma olhadinha agora.. to te seguindo. è pq to sem foto, mas estou na ultima pagina dos seus seguidores..

      bjão

      Excluir
  25. Uma bela comparação, Dorli. Acho o ipê uma árvore bela.

    ResponderExcluir
  26. Ola querida amiga Dorli
    um alinda noite para você!
    abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  27. Querida amiga

    Quando a alma tem fome de beleza,
    chegar aqui,
    sentir as palavras e o seu perfume,
    é encontrar o doce alimento da
    alegria...
    Alimento que me renova as energias,
    quando muito já silenciou pelos caminhos...

    A amizade é o alimento da esperança.

    ResponderExcluir
  28. Oi Dorli na beleza da sua Lua Singular!

    Eu também sou uma apaixonada pela Lua uma das minhas musas inspiradoras.

    Tomei a liberdade de vir fazer-lhe uma visita, pois temos amigos em comum, e me chamou a atenção precisamente a 'lua singular', como boa apaixonada pela lua que sou e por tudo o que diz respeito à natureza.

    Seus textos são lindos e o Ipê é mais uma maravilha com que a natureza nos presenteia.

    Meus parabéns por tão delicados textos.
    Já me tornei sua seguidora e virei visitá-la sempre que puder.

    Um abraço
    Anna D'Castro

    ResponderExcluir
  29. Linda poesia minha amiga querida .Voce e seus versos iluminam sempre o meu dia.beijocas.

    ResponderExcluir
  30. Oi Dorli
    Sem dúvida uma excelente comparação das fazes da vida com as cores de um ipê.
    Obrigada pelo carinho da visita e por sempre deixar uma palavra de incentivo.
    Um lindo final de semana.
    Beijos

    ResponderExcluir