quarta-feira, 20 de novembro de 2013

20 de novembro: Dia da Consciência Negra





20 de novembro... Dia da Consciência Negra? Opa, espere aí !




  
 Não, eu sou preto e me nego a reduzir tudo o que eu sinto sobre minhas raízes africanas a um simples dia. Eu sou preto e me recuso a seguir supostos ativistas pretos que dizem que todos os pretos devem agir da mesma forma.  Eu sou preto e me recuso a seguir o que os esquerdistas brancos acham que eu devo seguir. Eu sou preto e me recuso a concordar com cotas em Universidades ou concursos públicos voltados para pretos como eu.
 Ah, lá vem o branco esquerdista falar que eu sou contra as cotas por que eu tive ótima educação. É claro que eu tive, agradeço a Deus por ter me dado um pai e uma mãe capazes de fazer isso por mim. Agora, se eu pudesse escolher, eu não iria me sujeitar a fazer uma prova que leve em conta a minha cor como fator positivo para mim. Jamais!
 Por mais que essas cotas busquem resolver um problema histórico de injustiça, convenhamos: será algo momentâneo e, a longo prazo, criará outro problema histórico, e dessa vez bem pior. Nós pretos já somos fodidos, já somos alvos de olhares esquisitos mesmo quando nos formamos na USP,  UNESP ou UNICAMP através de nossas próprias energias. Imaginem o tipo de coisa que teremos que passar caso essas cotas sejam aprovadas? Todo e qualquer preto, seja ele advogado ou médico, tendo entrado na faculdade via cotas ou não...todo preto passará por uma espécie de exame ocular logo ao atender qualquer pessoa, seja ela branca ou preta. Afinal, convenhamos: todo mundo tem o direito de, pelo menos, desconfiar da capacidade de um profissional que foi selecionado mais pela cor e menos pela capacidade. 
 Por isso, meus irmãos pretos, vamos parar com o "mimimi" ,vamos deixar de lado o falatório, vamos evitar seguir aqueles que, no fundo, nos tratam como coitados. Que o feriado de 20 de novembro seja menos “da consciência negra” e mais do Zumbi dos Palmares. Que seja menos dos partidos de esquerda que acham que sabem o que é melhor para nós e, pior ainda, que acham que sabem como temos que pensar e nos comportar, e seja mais de admiração à trajetória dos Joaquins Barbosas da vida... Vamos ouvir menos os ditos “líderes” e ler mais a biografia dos guerreiros. Vamos ser menos pacíficos como o grande Martin Luther King e mais “agressivos” como o outro grande Malcolm X. Nós nascemos da luta contra o racismo e a opressão. E por isso mesmo não precisamos de cotas ou de Bolsas Família. Precisamos apenas perceber que vivemos no capitalismo e é através desse capitalismo que faremos com que nossos filhos e netos tenham uma vida confortável e prazerosa. Essa é a verdadeira consciência negra: UM PRESENTE MELHOR QUE O PASSADO PARA UM FUTURO MELHOR QUE O PRESENTE.

Cristovam Ramos Neto ( meu filho )




18 comentários:

  1. Dorli: por um mundo igualitário..sempre!! abraços florzinha querida d e bom dia pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia amiga Dorli!
    Lindo texto, também fiz homenagem assim, ao Zumbi dos Palmares, pois também acredito que essa lei é muito mais discriminatória do que a própria discriminação!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida Dorli!

    Tudo que você escreveu é verdadeiro, o mundo nunca deixará de ser racista, em algum lugar nesse mundo haverá uma pessoas descriminando um negro.Eu adoro todos os seres humanos, sem distinção de cor, por que somos todos iguais, meu ponto de vista.

    Um abraço amiga! Um texto riquíssimo de sabedoria!!!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  4. Bom dia!
    Muitos Parabéns pelo Belíssimo texto.

    Deixo votos de um excelente feriado..
    Beijinhos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  5. Veemente grito!Perfeita mensagem.Linda e verdadeira! Bbeijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  6. Concordo, Dorli! Uma Vida Digna Para Todos!

    Um Bom Dia! Beijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Dorli,

    Maravilhosa postagem.
    Somos todos filhos de Deus e perante a ele somos todos iguais.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. O rascimso, a homofobia, a xenofobia... tudo isso me faz confusão... pode umm pássaro dar uma volta dentro de água ou um peixe dar uma volta pelos ceus?
    beijiho amigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Daniel,
      O racismo, a homofobia e a xenofobia são sentimentos negativos que não deveriam permear a consciência de nenhum ser humano.
      O peixe não voa até os céus, mas ele sai da água para se acasalar e já vi muitas aves se afundarem nos rios para pegar alimentos para os seus filhotes. É a lei da procriação e da sobrevivência.
      Quem nutre esses sentimentos negativos se esquecem que nos igualaremos todos depois da morte.
      Obrigada pela visita
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  9. Sempre lutei quando dava aulas, pela igualdade e liberdade entre todos.
    Somos filhos do mesmo Pai, por que as diferenças?
    Texto verdadeiro, parabéns pela postagem querida amiga, bjs no coração.

    ResponderExcluir
  10. Olá! Um grandioso texto Dorli, amei! Eu precisava muito dessas reflexões para entender melhor e ter algum ponto de vista, agradecido! abraços

    ResponderExcluir
  11. Olá amiga Dorli,lindo texto como sempre.
    Para mim não existe a cor da pele diferente,somos todos iguais e filhos do mesmo Pai.
    Nunca fui racista,pelo contrário na minha época de jovem,namorei um rapaz que os avós eram da raça negra.Só não continuamos o namoro por acabar o amor.

    bjs amiga
    Carmen Lúcia-mamymilu

    ResponderExcluir
  12. Ele está contudo, eu tenho raça negra no meu sangue e também não gostaria que tivesse um dia assim, o melhor é mesmo parar de falar disto e cada um aceitar as diferenças do outro que não estão só na cor.
    bjs

    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Sinto nojo dessa desgraça que é o preconceito:que por mais que digam que não existe,sei que existe sim,logico que são a minoria, graças a Deus.
    Mas,existe preconceito com o negro assim como com os nordestinos e por aí vai.

    Um texto muito verdadeiro!

    Boa noite Dorli!

    ResponderExcluir
  14. Olá,
    penso que existe só uma raça que se chama "HUMANA" os preconceitos são para os racistas, sou de cor branca, rejeito as religiões (ignoro-as em absoluto) sigo por instinto uma edeologia de esquerda por que tenho a certeza que é o caminho que todos os humanos devem seguir para uma justiça social sem preconceitos.

    ResponderExcluir
  15. Deu show gatona!
    Conheço gente que é negro (a) mas se acha branco (a), têm vergonha da própria história, como se brasileiro fosse branco. É verdade que contaram de uma forma que dá mesmo vergonha. Mas péra aí! É preciso separar, vê nas entre linhas.
    Somos uma mistura, uma brasilidade. Amei você colocar a voz como: sou preto.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Minha querida
    Os meus parabéns ao seu filho! Este texto está uma maravilha! E o vídeo muito apropriado!
    Eu penso que não temos por cá um «Mês » desses! Ainda bem! Que importa a cor de cada um?!
    Contudo,sinto-me muito envergonhada pelo que alguns dos nossos antepassados dos séculos XVI,XVII e XVIII fizeram com os negros de África,transformando-os em escravos!
    Felizmente que o modo de pensar mudou um pouco... Mas ainda não se vive inter -racialmente da forma ideal,penso eu.
    Um abraço
    Beatriz

    ResponderExcluir
  17. Parabéns ao Cristovam, tem fibra, defende o que acredita.
    Abraços aos dois.

    ResponderExcluir