quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Onde estão os vaga-lumes(miniconto)



 Quando pequena eu e minhas amigas não víamos a hora de anoitecer para catar vaga-lumes e guardar numa caixinha de fósforo.
 A cidade era pequena, bons vizinhos e, à noite todos saíam com suas cadeiras para conversar, cada um colocava sua cadeira na calçada. Que delícia: bons papos e bolinhos de chuva.
 As crianças brincavam de catar vaga-lumes, muitas delas tinham medo de pegar nos insetos, então, nós ajudávamos a encher suas caixinhas. É lógico, deixávamos um pouquinho aberta, não queríamos matá-los, só brincar.
 Hoje, não vejo aqueles lindos insetos brilhantes. Onde foi parar minha querida infância? Sumiu tal qual os lindos vaga-lumes e as nossas brincadeiras, também não vejo as borboletas, será que desapareceram?





25 comentários:

  1. Me faz lembrar do meu tempo de menina,eu também ficava catando vaga-lumes.
    Infelizmente não podemos mais deixar as crianças brincar.
    Porque os vaga-lumes sumiram,e as lindas borboletas ainda encontramos algumas perdidas.Mas o mundo não permite mais as noites na calçadas.
    Lindo texto Dorli,e obrigada pelo seu carinho,pelo apoio que me deixaste em meu cantinho.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Tão lindos que são e nas cidades, desaparecidos.Aqui na praia ainda os vejo.Lindos!!bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia linda amiga, Mestre querida...
    Olha, Graças a Deus, onde moro, ainda temos o privilégio e ver vaga-lumes em noites de primavera, as vezes depois de uma chuva de verão a noite... é lindo demais!
    Ainda temos o privilégio de ver saguis nas árvores, dezenas de borboletas, bem-te-vis e sabiás ainda fazem um barulhão nas manhãs de sol.
    Mas, que na infância eram em maiores quantidades, não temos como negar.
    Gostosas recordações das farturas, das hortas, dos animais...
    beijos
    Excelente dia
    Ritinha

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dorli.. conto mais que verdadeiro.. a gente corria atrás de pequeno e por um tempo eles não mais foram vistos.. mas acredite neste fim de ano e por agora os estou vendo de novo.. é uma maravilha.. a natureza continua firme e forte.. bjs amiga querida

    ResponderExcluir
  5. Bom dia querida Dorli!

    Seu texto me levou para 1968 e 69 quando tinha nove anos, nossa era minha brincadeira preferida, pegar vaga lumes e colocar dentro de uma garrafa transparente, mais eles não morriam, depois agente soltávamos, que tempos bons que não voltam nunca mais, no sitio da minha família até os vaga-lumes sumiram depois da energia elétrica.

    Parabéns amiga um lindo texto. Gostei de relembrar minha infância.

    Bjs!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  6. Vaga-lumes devem ser os Pirilampos aqui...pois sumiram. Mas eram anoiteceres bonitos sim...

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  7. Dorli querida,

    faz tempo que não vejo vaga lumes, borboletas as vezes vejo algumas mas é raro.
    A cidade grande com toda sua agitação e poluição acaba afastando essas belezuras de nossos olhos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Bonito conto/reflexão, Dorli!
    Lembrei também da minha infância, quando pegava libélulas, joaninhas e gafanhotos para brincar e depois soltar outra vez... Tempo precioso!
    Um Abração... Bom dia...

    ResponderExcluir
  9. Oiiiii,

    Voltando ao mundo dos blogs, aproveitei para fazer uma visita.

    Desejo um ótimo inicio de ano a nós

    http://segundaeucomecooficial.blogspot.com.br/

    (`'•.¸(`'•.¸¸.•'´)¸.•'´)
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(\__/)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(=':'=)¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤(")_(")¤.¸.•'´»
    «`'•.¸.¤¤¤¤¤¤¤.¸.•'´»
    (¸.•'´(¸.•'´`'•.¸)`' •.¸)'

    ResponderExcluir
  10. Amiga Dorli, lindo conto, mas acredite ou não, moro na capital de São Paulo, entre árvores e avenidas movimentadas, mas à noite os vejo e como durmo de janelas abertas eles entram, tenho um privilégio, minha casa é bem situada, com árvores por perto, os lindos vaga lumes ainda emprestam suas lindas luzinhas para alegrar ainda mais a minha vida!
    Abraços, amei ler!

    ResponderExcluir
  11. Saudades deste tempo gostoso de criança. Na minha infância diziam que pegar vaga-lumes e coçar os olhos causava cegueira, nós morríamos de medo. Ótima reflexão. "Não se fazem mais crianças como antigamente" rsrsrs

    Quando quiser fique a vontade para nos visitar.
    A cada semana postaremos um texto sobre qualquer assunto aleatório e por fim teremos 52 textos, um para cada semana do ano.

    http://apenas52semanas.blogspot.com.br/2014/01/depositos-de-gente.html

    ResponderExcluir
  12. Dorli, há anos que não vejo vagalumes, ou borboletas. Optei em favor de viver na cidade, onde não há dessa fauna.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, eu sempre morei na cidade, mas era no interior, onde a população era maior nas fazendas que na cidade.
      Tudo aqui era lindo e essa foi minha infância, mas hoje só temos canaviais e muito calor.
      Abraços
      Dorli

      Excluir
  13. Querida Dorli
    Gostei de viajar consigo no tempo.
    Sabe que, morando numa grande cidade,eu tenho borboletas na minha varanda?! Gosto muito de plantinhas e flores e, tenho varias cantoneiras penduradas a todo o comprimento da varanda. Visitam-me pardais e borboletas, que pousam sobre as flores.E lindo de se ver!
    Vagalumes deve ser o que nos chamamos de pirilampos,com uma luz esverdeada.Isso so na aldeia...
    Parabens pelo texto e por dizer como era a vida noutros tempos.
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  14. Somos nós que mudamos ou foi o tempo?
    Mudamos para outros interesses, outras Vidas, outras ocupações...
    O tempo, mudou pela invasão da luz artificial, da ocupação dos espaços, da terra...
    O teu Conto tem a Verdade escrita no texto e, de lá, pode-se retornar, tão só, ás lembranças.
    Parabéns


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol,
      Essa foi a minha infância brejeira, tudo era natural: as flores, as mangueiras, laranjeiras, jabuticabeiras na beira das estradas e nos quintais pras todos comerem até se lambuzar.
      Morava no interior, hoje só tem canaviais e muito calor.
      Abraços
      Dorli

      Excluir
  15. Boa Noite Dorli

    Belos tempo... era tudo muito mais saudável..
    Ora se não me enganos esses insectos são chamados aqui de luzcus... pirilampos.. lool ou coisa assim..mas tem outro nome

    Gostei

    Beijinho
    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  16. Olá Dorli,

    Também fui dessa época. Vibrava com os vaga-lumes, mas não me atrevia a pegá-los-rsrs. Corria atrás deles e eles escapuliam. Saudosa época. Há muito não vejo vaga-lumes e as borboletas também estão raras. O que vive no verde desaparece onde há progresso. Perdemos nós.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Doces recordações da infância. Lembrou-me a minha infância tb com as mães conversando sentadas na calçada e as crianças brincando em frente à casa. Hj já não é possivel mais continuar esse hábito., infelizmente. A criminalidade já chegou tb nas pequenas cidades. Bjs.
    Venha me visitar. Sua visita me fará muito feliz. Abcs.

    ResponderExcluir
  18. Dorli boa noite, essa mensagem me fez lembrar de quando eu era criança também pegava muito vaga-lumes com as minhas amigas, Dorli passando pra desejar uma ótima quinta-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. AHHHHHHH, QUÉ DULCE EVOCACIÓN...!
    BESOS

    ResponderExcluir
  20. Continuam a existir tal como as recordações de infância.

    beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Amiga, recentemente (mais ou menos 1 ano e pouco) vi vagalume em São Luis, quando estava morando lá. Realmente nos meus tempos de criança haviam bastante e eu adorava olhar, mais não pegava. Bons tempos amiga. Bjus

    ResponderExcluir
  22. Boa época essa...

    Também me lembro dos fascinantes vaga-lumes ...

    Abçs

    ResponderExcluir
  23. gente de cidade grande passa por estas sensações sempre colega...abraços!

    ResponderExcluir