quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Qualidades de um chefe( reedição )



 Se você chegou por mérito a uma posição de chefe em uma empresa ou qualquer órgão público fique atento nas suas atitudes, pois um chefe com capacidade para tal cargo não precisa puxar o saco de seus subalternos com o medo de ser destituído do cargo. Se o cargo foi "arranjado" você tem que ter as mesmas proposituras.
 Não se esqueça você é o chefe: deve ter firmeza nas suas ações, portar-se como tal, sem precisar dar sorrisinhos falsos aos seus empregados e não pode distribuir trabalhos que devem ser "seus" para os seus subalternos, se assim o fizer você é um fraco, um medroso e, nessa cadeira não deveria se sentar.
 Um bom chefe deve ser um líder, assegurando que seus empregados, em cada área, façam seus trabalhos com amor e dedicação sem se intrometerem nos serviços de outras áreas, pois se isso acontecer, as fofocas vão correr à solta e, se você não tiver uma atitude ponderada, corre um sério risco de perder o seu lugar, pois acima de você tem um  Diretor que estará sempre vigiando as suas atitudes.
 Portanto, meu caro "chefinho", você é o "cara" e, para tanto você deve fazer a diferença, tratando todos os seus empregados com humanidade e igualdade e mostrando a eles que cada um tem o seu lugar na empresa e que não devem meter o bedelho nos serviços dos outros , pois você é o "chefe", só assim você será respeitado como tal.
 Um chefe de verdade desconhece a palavra humilhação.
  

22 comentários:

  1. Bom dia linda amiga Mestre...
    Eu acho que vou mandar sse texto para o meu chefe... Se bem que de repente ele nem leia, ele tem o mundo dele, esquece que deveria ser um lider bom (Não é)... Mas, enfim...
    Ah! estou ansiosa pelas minhas férias!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  2. Querida Dorli
    A minha modesta incursão no campo da poesia deu origem a um post que publiquei hoje, dia 30.
    Devo continuar? É melhor desistir? Qual é a tua opinião?
    Aguardo-te na minha «CASA», para te pronunciares…
    Obrigada.
    Beijinhos

    PS - Concordo inteiramente com sua opinião.
    Já estive na posição de chefe (quando trabalhava, hoje sou aposentada), e sei como é...

    ResponderExcluir
  3. Bom diaaaa Dorli

    Ser chefe acima de tudo é ter auto controle e respeitar seus subordinados.
    Afinal a vida é uma roda gigante, quem está em cima um dia pode estar em baixo e vice.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  4. Oi Amiga Dorli,eu já cheguei à esse cargo e sei o quanto é difícil;você tem que ter a postura de ser líder, mas ao mesmo tempo tem que saber como lidar com isso,sem magoar as pessoa e passar à elas muita confiança.
    Humildade em primeiro lugar e saber que um dia também foi um subordinado.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Querida dOrli
    Apetece-me dizer:Parabens, chefe!
    Sabe comportar-se a altura do seu cargo!
    E ainda aconselhar os outros!
    Obrigada pelas dicas!
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir
  6. Bom dia querida Dorli!

    Eu nunca tive chefe, por quer nunca tive emprego de verdade, carteira assinada, fui costureira desde nove anos, aos dose fiz meu primeiro vestido de noiva, e fiquei nessa vida até os 36, depois adoeci da coluna e já era saúde, e costura.
    Um texto maravilhoso e também concordo com sua opinião, parabéns amiga!!!

    Bjs!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  7. DORLI MINHA AMIGA !!! SER CHEFE NÃO É SIMPLESMENTE COMANDAR !!! É TER E CRIAR EM QUEM OS CERCA A VISÃO DE INTERDEPENDÊNCIA NA QUALIDADE DO QUE SE FAZ !!! UM DEPENDE DO OUTRO !!! NINGUÉM É MAIOR !!! OU MENOR !!! TODOS SOMOS PARTE DE UMA ENGRENAGEM !!! QUE SE UM PARAR !!! PARA TUDO !!! NA VERDADE ESTA CONSCIÊNCIA É ANÁLOGA A PALAVRA CHEFE !!! POIS CONDUZIR AO QUE É CERTO É A VISÃO DE QUEM CHEFIA !!! E ENTENDER TODOS COMO COLABORADORES !!! E NÃO SUBALTERNOS !! TRAZ O SUCESSO !!! ASSIM PENSO !!! ASSIM VIVO NO QUE FAÇO !!! HÁ E NUNCA ESQUEÇA DE PARABENIZAR AQUELE QUE FAZ ALGO A MAIS OU MUITO BEM !!! ALÉM DE INCENTIVA-LO !!! INCENTIVARÁ OS OUTROS A CHEGAREM LÁ !!! EU COSTUMAVA DIZER !!! TODOS PODEMOS SE FIZERMOS O CAMINHO CERTO !!! NO INÍCIO FICAVAM CURIOSOS COM O QUE EU DIZIA E ME PERGUNTAVAM SOBRE !!! DEPOIS DE UM TEMPO CADA UM SEGUI O CAMINHO CERTO DO SEU JEITO E O SUCESSO FOI TOTAL !!! É MUITO BOM TRABALHAR COM UMA EQUIPE INCENTIVADA PARA AS BOAS REALIZAÇÕES !!! MELHOR AINDA QUANDO OS FAZEMOS CRER QUE QUE TUDO É POSSÍVEL DE SE REALIZAR !!! É SÓ TRABALHAR !!! COM AMOR E FÉ !!! QUE TUDO VAI !!! TIDO ACONTECE !!! DE BOM !!! UM BEIJO GOSTEI MUITO DESTE TEMA !!! ALIÁS POR AQUI AINDA NÃO FALEI SOBRE ESTAS MINHAS EXPERIÊNCIAS !!! BOA DICA MINHA QUERIDA !!! UM BEIJO GRANDE Pedro Pugliese

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente muitas pessoas que ocupam essa cargo, não sabem utilizar a cadeira...
    Bjs amada amiga.

    ResponderExcluir
  9. Hoje em dia não nomino de chefe, à tempos atrás sim! Pois hoje eles sempre são colocados na posição de Gestores e como diz em seu texto,sempre por indicações, aí temos mesmo que meditar, raciocinar bem para saber com quem lidar.
    Muito bom sua matéria.
    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Olá Dorli,pode copiar a imagem,sem problemas.

    ResponderExcluir
  11. Belas dicas e pensamentos sobre o cargo e tem CADA UM que sai de perto...Tive um que até hoje me arrepio de falar nele.CREDO!! Um porre!! bjs praianos,chica( mas tive o grande prazer de jogar tuuuuuuuuuuudo na cara dele e me desligar!!)

    ResponderExcluir
  12. Antes de uma pessoa se tornar um chefe de alguma empresa, ele tem que pensar que ele é uma pessoa comum como qualquer outra, tem pessoas quando conseguem chegar em um cargo alto começa e desprezar os outros. Um bom chefe é aquele que respeita todos sem distinção. Dorli passando pra desejar uma ótima quinta-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Cargo de liderança, exige lideres preparados, não só intelectualmente, mas principalmente de alma. Há que ter sensibilidade, e respeito pelos semelhantes. Sem isso não haverá liderança, só autoritarismo. Bela pagina. Um bom dia a vc.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Dorli.. chutei o balde com o último que tive.. não sabem dar valor.. depois que vc sai da empresa eles sentem falta pq não encontram um que fica 10 anos se ralando para eles.. bjs amiga

    ResponderExcluir
  15. Olá, Dorli
    Obrigada pelas suas palavras, tão cheias de sinceridade.
    Quem não perdeu, ou deixou pelo caminho, um grande amor? Lembrá-lo faz parte do crescimento e do apaziguamento da dor. Aos poucos ela vai-se desvanecendo... é a lei natural da vida.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  16. Uma grande responsabilidade, o ser chefe.

    beijo

    ResponderExcluir
  17. Boa tarde Dorli

    Que belo texto!
    Quem dera que assim fosse... mas na realidade á ao contrário, não digo que sejam todos.... infelizmente e cada vez mais se vêm Chefes xantagiosos que têm a mania da superioridade, e que no fundo não valem nada! enfim.... tinha muito que falar sobre isto! GOSTEI.


    Beijinho

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Um ótimo texto,Dorli! Para mandar é preciso saber fazer e ter espírito de liderança tb! bjs,

    ResponderExcluir
  19. Puxa, fiz um comentário, mas houve um probleminha...
    Tentarei fazer novamente com as mesmas palavras... Rsss...

    Então, ser um bom chefe requer firmeza, coerência e generosidade! Tudo dosado com lealdade! Hum, há muita liderança por aí que deixa a desejar... Autoridade a pessoa conquista, sem ser autoritária e sem "apelação"..

    Texto muito bom, Dorli!.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Olá, querida Dorli
    Quem humilha é pequeno demais e precisar espalhar o que tem dentro do coração...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  21. Ser chefe é fazer o necessário para o bom andamento da empresa, ponto final! abraços

    ResponderExcluir