terça-feira, 11 de março de 2014

Meu país...




  Muitos migrantes vão para outros estados, principalmente às cidades do interior para o corte da cana, que está cada dia mais escasso, pois as máquinas tomaram os seus lugares; sobrecarregando os municípios dormitórios, vivendo em cortiços amontoados e fétidos, dando gastos extras para a municipalização como: saúde, moradia, alimentação, educação .Nessas cidades o número de criminalidade aumenta em grandes proporções. Existem pessoas de boas e más índoles em qualquer lugar.
 O Rio Tietê atravessa o Estado de São Paulo. Há uns quarenta anos era navegável, suas águas eram límpidas e cristalinas: dava-se para nadar e pescar.
 Em se tratando da capital, o Rio Tietê recebe toda a podridão das indústrias e o descaso de seus habitantes que jogam entulhos nele.
 Quando se chega  à bela metrópole, passando quase que obrigatoriamente pelo Rio Tietê, sentimos um fedor podre que nos enoja e, tira também o brilho pela sujeira da capital.
 Que país é esse que está se igualando aos melhores do mundo nessa lerdeza de concretização de projetos essenciais e, olhe que pagamos os maiores impostos do mundo.
 O governo já recebeu projetos para a despoluição do Rio Tietê que ficaram sucumbidos nas gavetas e, com certeza, já estão amarelados pelo tempo.
 O Brasil deveria copiar sem desdém o exemplo da despoluição do Rio Tâmisa, na Inglaterra, onde hoje os peixes nadam, retirando o oxigênio de suas águas despoluídas, além da beleza dos passeios à barco enchendo o coração dos apaixonados de mais amor.
 Por que no Rio Tietê não se pode fazer nada? Nem para os pobres sertanejos?  Aonde foi parar a vontade política do  Brasil, lindo por suas belas paisagens?
 Portanto, meus leitores, apesar de tantos problemas que temos, aqui ainda é o melhor país do mundo para se viver.






14 comentários:

  1. Não sei se é o melhor lugar pra se viver, pois temos problemas que não acabam nunca e nem acabarão pois os governantes e o povo tem culpa! Mas ,é lindo! Isso não se pode negar. beijos,chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, o Brasil é o país da impunidade, mas pelo ao menos não vemos ser julgados à pena de morte muitos inocentes.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  2. Dorli, sei como é isso, meus tempos de criança vivia muito bem nessa minha linda cidade, capital do meu Estado, Sampa, terra da garoa, nada mais daquilo para nos reconfortar, mas ainda é, em muitos lugares, lugares lindos, o paraíso, portanto não há o que generalizar, precisaríamos mesmo que iniciativas dos governantes, mas...
    Abraços amiga!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia querida Dorli, parabéns pelo o texto muito verdadeiro, amiga, minha internet está muito ruim, e as vezes não carrega o blog completo e os comentários somem. mais vou ajeitar.
    Amiga é verdade o nosso país é maravilhoso mesmo, tem problemas tem, mais todos tem né.

    Um abraço!

    Maria Machado

    ResponderExcluir
  4. E viva o país do futebol e dos corruptos!
    Dorli, outro dia você disse que gostaria de ter o meu livro de poesias...Não tenho mais nenhum exemplar, se tivesse eu lhe enviaria, claro.
    Beijos, querida amiga!

    ResponderExcluir
  5. oi Dorli

    Na cidade que minha vó mora, tem um parque e nele tem o Rio Tiete. Porém lá é limpinho já nadei naquelas águas rs...
    Triste é pegar a Marginal e se deparar com o fedor e a sujeira e é claro ninguém faz nada.
    Não vejo os grandes fazerem nada pela população, esse ano só pensam em Copa.
    Mas a vida não é só futebol, logo isso acaba e a realidade brota.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Tenho que ser sincera , gosto de meu país mas não perderia a chance de morar em outro.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Pois é, morei em Sampa na década de 70 e o Tietê já era dado como morto quando entra nesta gigante cidade, és gigante em mutas coisa porém pequenina no que diz respeito a sua boa vida (dos moradores e dos seu meio ambiente).
    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Olá Dorli,

    Creio que problemas todos os países têm. Alguns mais, outros menos. A corrupção também rola solta no mundo, basta assistir ao telejornais para vê-las escancaradas. Porém, por lá, há punição à altura dos crimes praticados, o que falta no Brasil. Nossos governantes deixam a desejar e parecem não se preocupar com a situação real do povo, mas apenas com o que satisfaz os respectivos egos. Apesar de tudo, como você disse, nosso Brasil é maravilhoso e tem um povo alegre e solidário. Por isso, já vale viver por aqui, apesar de todos os pesares.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. Boa noite Dorli

    Lindos textos... belos costumes, mas que vão acabando derivado a máquinas, e outros...Gostei de ler.

    Beijinho e um noite feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  10. Oi Dorli,como é triste ver o nosso país com tantas pessoas sofredoras,morando em lugares sem a mínima condição de uma vida digna.
    Adorei seu texto amiga.
    Sabe,deu um tempinho para comentar e para fazer um delicioso bolo de cenoura com cobertura de chocolate para o meu neto.rsrsÉ muito boa essa pausa,para que possamos dedicar-nos um pouco mais aos nossos familiares e à nós mesmos.
    bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  11. Apesar do Brasil ter vários problemas amo meu país, mais um dia todos esses males vão acabar, Dorli passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótimo texto, mostra a real cara de nosso país... Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Querida Dorli
    É costume dizer-se que «Não há bela sem senão!»
    O Brasil é um país maravilhoso, mas sempre há-de haver algo que não está conforme todos gostariam! É pena!
    felizmente, há remédio para esse rio.Assim haja vontade política!
    Beijinhos
    Beatriz

    ResponderExcluir