segunda-feira, 5 de maio de 2014

Amigo



Amigos são aqueles que temos muitas afinidades, são poucos, às vezes conseguimos em toda nossa vida um único amigo que vale um milhão de falsos amigos. Esse amigo conhece as nossas chatices e não se importa, sabe quando estamos tristes e quer saber qual a razão, não quer saber se bebemos demais, se somos briguentos, malcriados e, consegue passar um pano nos nossos defeitos e ainda nos querer muito bem.
Um dia esse amigo não nos vê, então, telefona, ninguém atende e sofre, à tarde depois do seu trabalho vem até a nossa casa para saber da nossa ausência e nos encontra acamados, doentes e com muita febre. Esse nosso amigo sabe da nossa dificuldade financeira e sem pedir nada nos leva ao médico e paga nossos remédios.
Um dia nós fazemos umas besteiras por aí, então a quem recorrer? Aquele que nos foi fiel. Ele nos abraça e resolve o problema.
Um dia nós ganhamos uma sorte na loteria e ficamos quietos, não avisamos ao nosso amigo. Ele fica sabendo e vai a nossa casa e tememos que ele peça dinheiro, mas não, ele veio para nos desejar boa sorte e joga uma pergunta no ar: agora vocês não precisam mais de mim e sai...claro que seu coração doeu, mas ele é o amigo desinteressado e vai viver sua vida. Nós vamos gastando o que nos foi fácil ganhar. De tanto gastar(...) o dinheiro voou, e agora o que faremos?Lembramos que tivemos um único amigo e não o valorizamos e vamos escorregando o poço da vida. Mas, quando somente nossos pés estão a vista ele nos puxa e nos abraça. Nosso único amigo.
Aprendemos a lição e, envergonhados fomos ser pessoas de bem.
Um único amigo foi nosso amigo verdadeiro, os outros foram colegas oportunistas e estiveram conosco enquanto foi conveniente para eles.
Agradeça a Deus quem tem um amigo como esse, pois é o melhor tesouro que ganhamos de presente. 
Se você conseguir mais de um amigo
sorte sua" 
                                     

24 comentários:

  1. Amigos de verdade temos que cultivar e estar por perto, pois fazem bem e melhoram nossas vidas! beijos,lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia! Ótima postagem...um amigo verdadeiro é um bem valioso que precisa ser muito bem cuidado...beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dorli,eu tenho muitos amigos,que estão ao meu dispor quando necessário.mas a minha verdadeira amiga à quem confio tudo e o que se passa na minha vida é com certeza a minha filha.
    Lindo texto.
    bjs amiga
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dorli.. tive um anos atrás.. cresci com ele e vivi praticamente os 25 anos dele quase que sempre juntinho.. aos 10 ele devido a uma doença foi parar numa cadeira de rodas.. o único amigo era eu.. colegas de aula, mesmo os próximos não eram capazes de uma visita.. e depois na hora que a pessoa morre tem coragem de reapara pq a pessoa não foi no enterro.. fiquei a vida toda ao lado dele..
    os que nunca seprestaram a uma visita dai vão lá chorar sobre o caixão.. foi assim como minha avó.. falsidade é grande nessas horas.. da vida da pessoa parece que ng gosta.. mas de velório e fofocas isso tem quem pague pra ir né srs beijos amiga querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samuel, a vida sempre foi assim, com uma "amiga", até dinheiro emprestei, a filha morreu eu estava lá, O seu filho casou há pouco fizeram uma enorme festa e não me convidou e nunca veio na minha casa.
      Querido, aqui é o inferno de maldades, mas não se abate com isso, você é jovem e terá muitas boas e más surpresas pela vida e terá que ter forças para vencê-las. Eu já estou calejada, nem sinto mais nada, mas sei distinguir os bons e você para mim é o cara!
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  5. oi Dorli

    Quer saber quantos amigos vc tem?
    Dá uma festa.
    Quer saber a qualidade deles?
    Fica doente.

    Infelizmente sabemos quem são os verdadeiros só na hora do aperto.
    Quem tem verdadeiros amigos, tem tesouros preciosos.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Dorli, é verdade, muitos se fazem , mas eu posso agradecer a Deus tenho pessoas que estão comigo a todos os momentos, ruins ou não!
    Beijos, Nana ღ
    Blog 1 | Blog 2 | #100HappyDays

    ResponderExcluir
  7. Lendo aqui o post e os comentários fiquei a pensar, nossa, como sou feliz, tenho amigos verdadeiros sim, os que não são "são afastados pelos meus amigos espirituais", pois é, "os tenho também, meus amigos espirituais" , minha mãe, quando morreu,(faz vinte e quatro anos) pensei que minha vida nunca mais seria a mesma, mas foi maravilhoso perceber que sempre tive amigos por perto, amigos para valer, sempre fui amiga também, portanto não posso me queixar de nada nesse sentido.
    Aqui em Sampa, moro em um lugar onde não se fica a observar os vizinhos, todos com muros altos, portões automáticos, só nas horas de caminhadas que os vejo, nem preciso me atormentar se há pessoas ruins ou boas, cada qual segue sua vida numa boa!
    Amo viver e sempre gosto de escrever sobre isso, gosto de ler meus amigos, trocamos muitas coisas nessa empreitada.
    Amiga, desculpe se deixei um comentário meio longo, mas é preciso poder dizer exatamente aquilo que está dentro de nós né mesmo?
    Abraços e tenhas uma linda semana, ah, o Samuel é um ótimo estudioso sobre alma, transcendentalismo, ele sempre ensina em seus textos ricos!

    ResponderExcluir
  8. Belíssima postagem, Dorli!
    Acredito que hoje em dia é muito difícil ter amigos. O mundo se tornou "descartável", então todos querem receber, mas não trocar ou doar. Realmente é raríssimo encontrar alguém, que como Clarice menciona "guarda a dor no bolso e vai a nosso encontro" (amo Clarice!). Mesmo as amizades feitas na infância não são tão companheiras assim, pois cada um tem sua vida e seus próprio problemas, esquecendo-se de doar. Hoje em dia encontramos muitos anjos pelos caminhos que fazem sem esperar receber, mas também não podemos chamá-los de amigos, pois dificilmente os veremos novamente.
    Acredito sim, em muitos anjos que desinteressadamente ajudam, mas amizades como essa descrita, hoje em dia, é tesouro raríssimo, em extinção.
    Abração esmagador e linda semana.

    ResponderExcluir
  9. É verdade, Dorli, mas há amigos muito preciosos! Que valem ouro!!!
    Um abraço grande... Uma Boa Semana...
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Dorli, sábias palavras. Sabes enquanto lia teu texto lembrei de ligar para uma amiga, dessas amigas de fato, que passou por problemas recentemente e como foi bom ter falado com ela, senti que ela ficou feliz, também.Tua postagem funcionou como um toque: liga, ela está precisando de uma palavra.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  11. UN TEMA MUY INTERESANTE, PARA POLEMIZAR.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  12. Hola Dorli, buenas tardes,
    y pensar que "Roberto Carlos" quería tener un millón de amigos =)

    Me encantó el mensaje
    profundo y sencillo a la vez. Hermoso!

    Un beso grande
    feliz inicio de semana

    ResponderExcluir
  13. Valorizar os amigos é valorizar a nós mesmos...

    Abçs

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Amiga

    Dizia que amigos tenho poucos, ou seja, depois do meu acidente, e em isolei, muitos me virama as costas..

    No entanto temos amigos que valem ouro...E eu tenho um assim.

    Tenho muito poucos, mas bons

    Tenha uma excelente semana.

    Beijo

    ResponderExcluir
  15. O verdadeiro amigo não visa recompensa. Ele é amigo por amor, amor que sai de dentro do coração, sem segunda intenções, Cada um de nós sempre tem um amigo verdadeiro, mas o melhor amigo mesmo, é Jesus Cristo, o nosso redentor.
    Seus textos, Dorli, são sempre muito edificantes.
    Abração.

    ResponderExcluir
  16. Oi Dorli! Depois de ler todos estes comentários, fiquei sem ter o que dizer. Resta-me somente lembrar o trecho da música que diz: Amigo, palavra fácil de pronunciar, amigo, coisa difícil de se encontrar. Rsrs. Belo e verdadeiro texto amiga.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite amiga, amigo assim está difícil viu, muito difícil. Amizade desinteressada hj está difícil. Bj e ótima semana.

    ResponderExcluir
  18. É como Milton Nascimento diz em sua canção: Amigo de verdade tem que ser guardado do lado esquerdo do peito. Isso vala sim.
    Muito legal ler-te.
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Dorli, amigo verdadeiro , quase sempre são os de nossa inf|ância. Como é bom contar com amigo!
    Lindo texto e faz pensar...
    Carinhoso abraço e apareça no lialendoavida.

    ResponderExcluir
  20. Falar de amizade é sempre me remeter a um versículo bíblico, mesmo não sendo cristão, gosto da verdade expressa nele, vou compartilhar com você:

    "Há amigos mais chegados que um irmão".
    Provérbios 18.24

    Isso, ao menos para mim, resume muita coisa.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  21. São esses amigos de verdade que fazem a vida ser colorida, muitas das vezes. Gostei muito de ler este texto/reflexão.
    Há que guardar estes tesouros no coração.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Dorli.
    Amigos são raros!!
    Colegas você tem aos lotes.
    Mas uma boa amizade,que está com você,nas horas boas,nas ruim,está praticamente escaço!!
    Adorei o seu texto.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  23. Dorli querida
    Já dizia La Véprie:»Vale mais um amigo próximo do que um familiar distante.»
    Gostei muito do seu texto, que define bem o que é um verdadeiro amigo.
    Parabéns.
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir