quinta-feira, 1 de maio de 2014

Dia do Trabalho no Brasil



Não vou aqui discorrer sobre o dia do trabalho mundial, mas sim escrever um pouco sobre dia do trabalho no Brasil, que a lei foi consolidada em 1925 pelo decreto do presidente Artur Bernardes.
Tivemos vários presidentes, passamos pela ditadura e, todos eles fizeram alguma coisa em relação ao trabalhador, ou por vontade própria ou por obrigação.
Minha saudosa mãe falava muito de Getúlio Vargas, dizia ela que antes dele entrar na presidência, nenhum empregado tinha regalias que se tem hoje.
Antigamente, todos sabem, que as famílias eram numerosas e no interior a população era maior nas fazendas do que na cidade, mas quando o patrão não queria mais um empregado, mandava pegar seus "trens", jogavam num carro de boi e largavam a família ao deus dará, sem dinheiro, sem direito a nada, na beira das estradas, quase o mesmo acontecia na cidade recebiam só os dias trabalhados. Era uma vida de cão: pais desesperados, filhos com fome. Mas, sempre havia a solidariedade humana que hoje não vejo mais, pois sempre alguém os abrigavam em suas casas até arrumar novo trabalho.
Muitos podem não gostar de Getúlio Vargas, mas sei que muitas coisas boas foram feitas no seu governo: instituição e reajuste do salário mínimo; redução da jornada de trabalho para 8 horas; criação do Ministério do Trabalho; promoção de uma política conjunta dos sindicados ao Estado; regulamentação do trabalho da mulher e do menor; promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho( CLT ) garantindo o direito a férias e aposentadoria.

A constituição de 1988 instituiu, o 13º salário, multa de 40% do saldo do FGTS por rompimento de trabalho; licença maternidade.
Então, eu pergunto: e agora, acabou a miséria no Brasil? Não, a cada dia mais o povo fica mais pobre, pois os encargos que pagam são muito grandes com as facilidades de hoje no crediário, chegando no  limite de não terem nem o que comer.( E o crediário aumentando...), parece que ninguém quer ficar em desigualdade com os outros que tem seus bens sem se endividarem.
E quanto aos empregos? A concorrência  é muito grande e muitos aspectos dificultam: concursos difíceis para a "sua maioria", discriminação racial, apadrinhamentos em quaisquer setores.
Vou parar por aqui, mas a vontade seria de escrever muito mais...
Enfim, mais um feriadinho conquistado.

Em vermelho: pesquisa feita: http://nsw.uol.com.br/questao459.htm


"trens"= cacarecos,móveis velhos e feios.


 

17 comentários:

  1. Há realmente muito a escrever sobre a data, mas como é feriado, melhor descansar,rs beijos,chica e lindo dia!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dorli.


    Gostei da leitura do seu poste.

    Aqui em Portugal é feriado. Dia do Trabalhador... Hoje, há muitas manifestações espalhados pelo País fora..

    Também fomos presenteados com mais aumentos... IVA e etc.... O Pobre aguenta tudo.


    Beijo, e um excelente dia.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Meus desejos de um bom feriado, para você.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tenha um maravilhoso feriado!!
    Ainda hj trabalhamos muito e ganhamos pouco. Enquanto os políticos ganham uma fortuna, tanta gente no congresso e não fazem nada...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Dorli,lindo texto.
    Um dia que nem todos trabalhadores descansam,pois há muitos que hoje precisam ganhar o pão nosso de cada dia,
    E essa sua mensagem vem para refletirmos muito o que seja o dia 1º de maio,dia do trabalho.
    bjs amiga e um ótimo feriado.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Olá Dorli

    Em Portugal hoje também é feriado - dia do trabalhador.
    Já foi um dia mais festejado pois hoje em dia o Povo anda desiludido com tantos impostos que quase arrancam a pele aos mais pobres, e ajudam a comprar casacos de Pele aos mais ricos.
    Parece, infelizmente, que estamos a voltar ao antigamente onde o pobre nada tinha , e ao rico sobejava na mesa.

    Tempos difíceis se vivem em Portugal, pensando eu que no País irmão Brasil, se passe o mesmo.
    Já se vê muita miséria nas ruas embora o Governo queira desmentir e encapotar essa situação

    Hoje os pobres sobrevivem...em vez de viver

    Bom feriado

    Deixo abraço
    ********************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Atualmente as pessoas são vitimas do poder financeiro sobre o poder politico, os povos através de lutas conseguiram obter direitos que o poder financeiro tenta e tem conseguido retira-los, vivemos por ciclos o que significa, que o povo vai voltar a derrotar a direita fascista, as nacionalizações obrigatoriamente vão ser feitas novamente, o poder social voltará atribuir dignidade ao povo.
    O presidente Lula da Silva conseguiu retirar 40 milhões de brasileiros da extrema pobreza, aumentou o numero de escolas e beneficiou a educação e a saúde, esta politica social não interessa aos grandes grupos económicos, porque o povo mais educado e mais evoluído socialmente é menos submisso.
    Atenção à comunicação social que está ao serviço dos interesses dos poderosos para manipular a opinião publica, contra aqueles que com capacidade para governar ao serviço do povo.
    Dia feliz
    ag

    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Ótima postagem, me fez lembrar também do meu pai quando dizia que tempos bons eram quando Getúlio Vargas estava no poder, mas...
    Como sempre sabemos, País onde taxa salários com impostos altíssimos nenhum trabalhador honesto fica rico, ainda mais agora, com tanta competição, bem como dissestes e teria de escrever muito para poder expor tudo, sei bem disso!
    Abraços minha amiga, tenhas um lindo fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Também por cá se comemora o Dia do Trabalhador que bem merece respeito e conquistas sociais

    grande beijinho

    ResponderExcluir
  10. Amiga, hoje em dia os políticos estão mais preocupados em roubar para garantir o bom e o melhor mais para eles e os seus, o povo que vá à.... Esse Lula e a corja do PT (bando de corruptos) criaram o bolsa vagabundos (familia) um incentivo às mulheres terem mais e mais filhos para usufruir dessa vergonha, na maioria das vezes empregando o dinheiro em tudo, menos em benefício da criança. Me poupe, esse PT está afundando o Brasil. Um bj pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  11. Lindo restinho de feriado para tí, Dorlí
    Beijinhos de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  12. Dorli,

    Otimo post explicativo sobre uma data que comemoramos tem anos. Gosto de ler detalhes de assuntos que não conheço por completo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Grande observação, Dorli! E voce tem razão, este assunto da panos pra mangas,

    Feliz finalzinho de fediado

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Minha querida e inesquecível mãe também falava muito bem dos benefícios que Getúlio criou para o trabalhador, e, depois de ler sobre o assunto, concluí que ele foi realmente um grande presidente. Belo post Dorli.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  15. Puxa, super interessante! aprendi mais essa!
    boa!
    legal seu blog!
    bjo

    ResponderExcluir
  16. Oi Dorli, já estava com saudades daqui, estava muito, muito ocupada não deu nem prá visitar meus amigos. Vim aqui rapidinho vc é a primeira. Desejo um bom dia. Parabéns pela postagem bem esclarecedora sobre o dia do trabalho no Brasil. bjsss

    ResponderExcluir
  17. Amiga Dorli
    Felizmente, muita coisa mudou para melhor!
    Porém, do lado de cá, direitos adquiridos começam a ser perdidos!
    Beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir