quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Terceira idade, idade feliz? - miniconto




Será que o homem envelhece com sabedoria? Não é fácil, pois envelhecer parece ser o fim. Ser sábio nessa idade é ter consciência da sua idade, seu tempo de glamour passou, mas ficou a saudade.
Uma pessoa velha não tem a beleza das rosas, mas a dignidade e a sutileza das flores naturais. Quantas rosas vermelhas se perderam no tempo e quantas florzinhas exalam seus perfumes naturais.
A pessoa na terceira idade precisa ser inteligente, cobrir seu corpo adequadamente para a sua idade, não gabar-se que é fortemente sexual. É mentira, pois os órgãos do sistema corporal envelhecem juntos.
A maior sabedoria que pode ter um ser humano é guardar alguns "tostões" para ter uma velhice digna, não esperar milagres dos amigos que sumirão. Passear, ler ou escrever suas boas recordações.


19 comentários:

  1. Temos que saber envelhecer e ser felizes enquanto autonomia e dignidade podemos ter! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga,adorei o mini conto,principalmente falando sobre a terceira idade,onde nos encaixamos e somos felizes,
    Temos a maturidade que nos leva à caminhar com dignidade junto dos nossos amados.
    Saber poupar,para ter uma velhice com dignidade.
    bjs Dorli.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Dorli, um texto consciente e é mesmo assim, viver é poder estar devidamente em cada etapa da vida, quando se é jovem nem sequer pensamos nisso, mas é na juventude que precisamos nos cuidar para chegar à velhice feliz, eu sempre pensei e nunca temi, ou melhor, não temo, pois também estou na faixa etária dos que entraram na velhice recentemente, sendo assim o tempo vai passar e cada vez mais será difícil se não nos cuidarmos, viver é mesmo um dom, só não envelhece quem morre!
    Abraços linda amiga!

    ResponderExcluir
  4. Dorli querida

    Cada um envelhece de um jeito.
    Eu desejo uma velhice tranquila, com saúde e disposição e se possível com um velhinho apaixonado do meu lado rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Complicado isso de envelhercer para certas pessoas amiga. Isso é algo que temos quer ir trabalhaado na nossa mente, no nosso psicológico diariamente. Adorei, bjussss

    ResponderExcluir
  6. Assino em baixo, se me permites. Bom senso é a pedida.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  7. Olá Dorli

    Linda postagem. A terceira idade proporciona bastante sabedoria. Vai fazer um mês que perdi o meu pai, homem idoso, tinha 80 anos, mas cheio do amor de Deus e de sabedoria, deixou um lindo legado para a nossa família. Bjs querida.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde minha querida.. depois de ver o video da Louise Hay.. voce pode curar sua vida..
    e ouvir ela dizer com seus quase 90 anos..
    que esta ultima década seria a melhor da sua vida..
    eu penso ue nós podemos tudo.. se aprendermos a não nos estressar com a vida.. tudo pode ser harmonico.. depende só de nós..
    eu com meus 30 rsrs estão me dando 18 rsrs
    então acho que vou longe aqui ainda rsrs
    bjs meus querida

    ResponderExcluir
  9. Querida Dorli
    Que bons conselhos! Obrigada.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir
  10. Sem dúvida que envelhecer é ganhar sabedoria...e alguma gabarolice também...concordo com essa de muito gente dizer que: ... que é fortemente sexual. É mentira, ..

    Deixo cumprimentos
    .
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  11. Belo e interessante texto
    Toda a gente tem o direito de envelhecer feliz.... Bem sabemos que por vezes o sofrimento dos idosos não os deixam ser felizes...daí actuar quem de direito para que os façam sentir o mais felizes possível...Gostei muito ..

    Ando atrasada... tenho estado doente.

    Beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Lindo o miniconto. Expressão de pura verdade. Estou com 56 e sempre esperei que cada dia e ano fossem para mim acrescentados e soma-se alegria de viver e viver bem de modo que pudesse fazer alguém também feliz. Bons conselhos Dorli. bjs

    ResponderExcluir
  13. As fases e os ciclos da vida são todos repletos de felicidade, alegrias, sabores e dissabores... Viver cada uma delas com dignidade é uma arte para poucos!
    "Carpe diem" e sejamos felizes!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Oi Dorli!
    A velhice é linda...Mas é preciso sabedoria para viver com dignidade.
    Bons conselhos amiga!
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderExcluir
  15. Oi Dorli !
    A verdade é que tem sim que se saber envelhecer, saber dos seus limites e viver bem com eles, gostei muito do seu texto.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Dorli,
    saber envelhecer com dignidade é viver
    todas as fases da vida com sabedoria e tranquilidade ! Belo texto!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  17. Como gostaria de saber envelhecer...e ja agora guardar uns tostões.

    Mas, como?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  18. Dorli,

    É preciso ter sabedoria para encarar a velhice da forma mais natural possível. E, o mais importante é que seja um envelhecer digno.
    Acho que não vou ter problemas quanto a isso. Já estou caminhando pra lá, e isso não me incomoda. Muito pelo contrário.
    Um lindo final de semana! Beijos

    ResponderExcluir