quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Crônica: A cidade muda



A vinte anos saí da minha pequena cidade para tentar uma vida melhor numa metrópole. Deixei para trás meus pais e quatro irmãos. No começo ainda escrevia cartas, depois o tempo e a ganância tomou conta de mim e perdi o endereço. Minha mãe era analfabeta e eram os vizinhos quem liam minhas cartas. Ela ficava toda feliz e ansiosa por saber que um dia prometi vir buscá-los para viverem uma vida mais digna.
O tempo passou, fiquei rico, muito trabalho e me esqueci completamente minhas raízes. Aí,chorei de remorso e resolvi voltar a minha pequena cidade onde enterrei na minha prepotência minha família que só queria nos ver juntos.
Uma dor forte "bateu" no meu coração e o remorso corroía meus sonhos, era raro o dia que conseguia dormir, precisava, então de drogas para relaxar.
Um dia resolvi voltar à minha cidadezinha e, com meu motorista dirigindo meu carrão fui visitar minha família. Foram horas de viagem até que chegamos e na entrada da cidade vimos uma placa muito grande e nela escrita: cidade muda. Fiquei intrigado, pois esse não era o nome da minha cidadezinha, mas adentramos a ela. Meus olhos caíam lágrimas quentes e um nó ardia minha garganta: na cidade não morava ninguém, houve uma praga e muitos morreram e outros fugiram.
Sabia onde ficava a minha antiga casa, quando cheguei lá estremeci, o barraco estava quase todo no chão...Ah! Como chorei.
Fui um filho ingrato e hoje sofro a dor da saudade da minha família que coloquei em segundo plano, o dinheiro me cegou.
Quando estava já de partida, pois na cidade não havia ninguém, alguém gritou meu nome: Lucas, Lucas...O motorista parou o carro e vi um jovem semelhante a minha imagem.
Quis descer do carro, sabia que era meu irmão e ele não deixou: pegamos uma doença contagiosa e só eu fiquei e estou morrendo aqui, perdendo a cada dia pedaços dos meus sonhos, mas eu consegui ser pintor e vou lhe entregar o quadro que pintei da nossa mãe, pegue o quadro  com uma luva e depois o leve para desinfetar...Siga em frente, não olhe pra trás e a primeira casa toda arrebentada era a nossa casa, pegue o quadro para nunca esquecer que teve uma família que o amou mesmo estando ausente e sem notícias.
Adentrei a casa peguei o quadro que estava pendurado na parede e parti aos prantos...
O dinheiro traz luxo, mas hoje não consegue trazer de volta minha família que me amou e eu vou me encontrar com ela de um modo terrível: o remorso. 
Como era linda e sofrível minha mãezinha....

Johannes Verneer

Lua Singular

13 comentários:

  1. Uma linda história e bem emocionante.
    Adorei amiga Dorli.
    bjs-Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  2. Que coisa magnífica? Que satisfação ver novamente tuas postagens. Através de outro blog, nem sei qual, vi a referência ao teu e aqui estive.
    Beijos, Dorli.

    ResponderExcluir
  3. Triste e intensa história de quem fez a família sofrer! bjs., chica

    ResponderExcluir
  4. Linda historia .... é real ou fictícia? É emocionante!

    Beijinhos e força.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Crônica é um relato verídico, mas quem me contou foi minha avó.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  5. Emocionante, quem não fez isso de uma dia deixar a família para ganhar a vida uns voltam enquanto outros se perdem no tempo. Mas nunca é tarde para voltar.
    Bjos tenha uma ótima sexta.

    ResponderExcluir
  6. Querida amiga

    A vida escreve belas histórias.
    Tristes as vezes,
    porém não menos sábias...
    Não se pode mudar o passado,
    mas pode se corrigir o presente.

    Que ainda haja estrelas em seu coração,
    é o que deseja minha vida para a tua.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia
    Um grito comum nestes dias em que o brilho do ouro cega as pessoas. Todo o ser humano deve ter sonhos e lutar por eles mas nunca esquecer o que é fundamental e o principal da sua vida.
    Muitos correm apenas por dinheiro e no fim tem dinheiro mas já não tem saúde para viver

    ResponderExcluir
  8. As vezes largamos tudo pra correr atrás de um sonho nosso. Aí esquecemos da família pq achamos que seria um fardo.

    gostei desse texto.

    brendovieira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que lindo... é a história de tantos nesta vida!
    Amei amiga!
    Beijos, é um dia repleto de bençãos!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  10. Feliz por vc ter voltado.
    Ingratidão é a pior coisa, ainda mais qdo vem de gente amamos. Imagino a tristeza de uma mãe ao ver o filho partindo e se esquecendo dela com o tempo... qta tristeza.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  11. Oi Dorli, muito bom ver vc voltando. Muito bom mesmo. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Emocionei-me, que história mais linda! uma grande lição.
    Bjs

    ResponderExcluir