sábado, 19 de março de 2016

Contador de "causos"



Vovô era um homem muito sábio, apesar de não ser muito letrado, aprendeu a ler praticamente sozinho, tamanha era a sua vontade de ser um contador de "causos" e, conseguiu.
Ganhou um caderno velho e grosso do seu compadre e todos os dias, meio que às escondidas no seu quarto com a tramela fechada, escrevia seus "causos" que estavam acumulados em sua mente durante muitos anos.
Um dia seu neto pediu ao seu avô que lhe contasse um "causo".
Tá bom, meu neto, vou contar:
Paulo, um jovem sonhador e com família morta estava à beira de um riacho tentando pescar um bom peixe para o almoço, nisso sua vara tremeu e foi difícil puxar, chegou até entrar  num pedaço do rio. Um enorme peixe falou-lhe para que tirasse a fisga. Sua boca era grande e sangrava, fiquei com medo, pois nunca tinha visto um peixe daquele tamanho. Mas mesmo assim eu retirei.
Ia sair da água de medo quando ele me disse: não vou lhe fazer nenhum mal, você é um jovem de sorte, pois eu fui mandado para encontrar a esmo, mesmo porque não enxergo; um noivo para se casar com uma princesa e se ela gostasse casaria com ele.
Vou abrir a boca, ela está cheia de diamantes, pegue-os troque por dinheiro, compre lindas roupas e um lindo navio.
Ela estará esperando por você no seu castelo, ela é linda e meiga, mas se não gostar dela terá o direito de voltar.
Com o navio em auto-mar, balançando e tão nervoso que estava, então, o capitão tentou tranquilizá-lo: vá dormir um pouco. Quando ele pegou no sono chegou o capitão foi acordá-lo e Paulo comentou: já chegamos.
O castelo era lindo e tudo em volta era enfeitado de rosas vermelhas, uma maravilha. O que foi combinado com o capitão que quando chegasse no castelo teria que beijar a noiva na boca.
A porta se abriu, ele ficou até meio tonto com tanta beleza e era o dia do seu casamento, um vinha de encontro com o outro, Paulo bambeou as pernas, pois a noiva era horrorosa, mas mesmo assim beijou-a na boca, sentiu um hálito tão gostoso que continuou beijando até que alguém deu um toque em seu ombro e, quando Paulo olhou para a noiva desmaiou...logo voltou  a si. A princesa era linda.
O casamento aconteceu com todas as pompas que merecia uma princesa com seu futuro marido o príncipe Paulo.
A felicidade reinou naquele castelo, pois Paulo não era de brincadeira, deveria ser do Brasil, sua princesa tinha um filho por ano.
Aí, o neto perguntou ao seu avô; lá tinha muitas cegonhas?
Ah! Vá brincar pirralho.



17 comentários:

  1. Adorei o "causo"!!! Talento é pra quem tem mesmo...Parabéns pra autora, cada vez melhor! Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  2. rssssssssssssssssssss...Muito bom esse causo e inspiração num avô contador deles...beijos, chica

    ResponderExcluir
  3. Esse causo é uma linda história de amor e existe castelo,princesa e uma contador de histórias muito bem inspirado.
    Lindo amiga Dorli.
    Bjs e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Eu sinto falta dos tempos em que se reunia as pessoas para se contar causos e histórias... As pessoas eram mais unidas, mas amigas, tinham tempo uns para os outros...
    Uma descrição impecável, cheia de detalhes... parabéns!
    Lindo domingo!!!

    ResponderExcluir
  5. Muy bueno, me gusta como lo has enlazado el final, un feliz domingo.

    ResponderExcluir
  6. Meu avô adorava contar "causos" eu adorava ouvir, aqui me lembrei e foi bom!
    Ele contava muito sobre folclore, lobisomem, coisas assim!
    Atualmente não se ouve mais "causos", os avôs não contam mais, eu adoro Mitologia, mas só para escrever em forma de poesia, não há quem queira ouvir,rsrs!
    Abraços apertados amiga Dorli!

    ResponderExcluir
  7. Amiga,estou com saudades das nossas prosas.
    Obrigada pela visita e comentário.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Gostei do texto, e da paciência do avô, bjs e boa semana amiga

    ResponderExcluir
  9. Muito bom este causo.
    Mas me desculpe a minha ignorância. Causos será o mesmo que em Portugal se chama de histórias de encantar?
    Um abraço e boa semana

    ResponderExcluir
  10. Um Conto á moda antiga: e ele casou com a Princesa e foram felizes para sempre!


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  11. Belo texto!!!!!! Abençoada semana!!!!!! Beijos

    ResponderExcluir
  12. Boa Tarde, querida Dorli!
    Vovôs sempre contam bem historinhas pros netinhos... apesar de que, envergonhadamente, omitem detalhes importantes...
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  13. Oi Dorli!
    Que coisa boa escutar causos, amava ouvir os dos meus pais e avós.E este é muito bom!
    Um beijo e uma ótima semana,
    Mariangela

    ResponderExcluir
  14. Que lindo, amei!! Parece até uma poesia....
    Parabens!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Dorli!
    Era príncipe brasileiro sim! É que naquele tempo não tinha televisão nem Internet!
    Beijos!

    ResponderExcluir