quinta-feira, 31 de março de 2016

Qual a relação entre índices de inflação e biquínis?


Se você for ao supermercado, não se assuste com os preços: uns subiram 100%, outros 200%. O vilão foi o mamão papaia, ou está duro ou podre por dentro.Vamos morrer de fome. Tudo subiu, a única solução é só almoçar pouquinho e à tarde tomar chá de grama. Ruim. Hein? Por que será? Nós não estamos brigando com ninguém. ( Dorli )
Para alguns, o que vale são os índices econômicos apresentados pelo governo e pelos seus institutos. De fato, o índice IPC (Índice de Preços ao Consumidor) desacelerou de 1,19% para 0,58%. Isso significa que os preços para nós sofreram uma deflação, ou seja, cresceram menos de janeiro para fevereiro que cresceram de dezembro para janeiro. Traduzindo do economês: já que os preços não cresceram tanto, estão nos dizendo que saímos no lucro.
Mas, vejamos, é óbvio que isso que os índices oficiais nos mostram não são exatamente o que sentimos. Essa diferença entre o oficial e o que sentimos nos mercados está, o que é revoltante, distantes um do outro.
E exatamente por isso temos que cuidar de forma bem carinhosa de tudo o que nos envolve. Prestemos muita atenção na diferença entre o que o governo nos mostra e o que sentimos na pele e no bolso. Aliás, vocês sabem qual é a diferença entre tudo aquilo que o governo nos mostra através dos seus índices e tudo aquilo que sentimos? A resposta disso é a resposta do título deste post: É tudo sobre biquínis e essencialidades. Os biquínis, nas mulheres, mostram coisas interessantes, tal qual os índices do governo.. Mas também escondem aquilo que é essencial, tal qual os índices do governo...
Cristovam Ramos Neto
CRC 1SP293254
CPA 10
CPA 20
11 996009125​
19 994006973

12 comentários:

  1. Texto bem verdadeiro... Teu filho falou bem . A inflação está novamente atacando. E gostei da comparação...beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Hehe gostei bastante desta comparação está impecável.
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de ler!

    Beijos, bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. Concordo plenamente!
    Parabéns a você Cristovam por essa publicação.
    Bjs amiga Dorli e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. Amei a linguagem desse texto. E é isso mesmo, cada ida ao supermercado me apavora mais...Nesta semana saí com três sacolas e desembolsei R$220,00...Sim nós temos que párar e refletir sobre o que realmente anda acontecendo...texto brilhante! Bjs. e Boa sexta!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente a inflação tem sido ameaçadora durante os tempo. Não se pode mais ir ao mercado com o dinheiro contado que com certeza haverá sempre uma surpresa.

    Obrigada pela visita. Já estou lhe seguindo anjo. Beijos

    ResponderExcluir
  7. Tempos difíceis.

    bjokas mamis e um lindo fds =)

    ResponderExcluir
  8. Que ótima postagem Dorli.
    E que boa comparação.
    Os preços estão mesmo pela hora da morte!
    Nem sei onde iremos parar!
    Beijão amiga!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  9. Quer-me parecer que nos andamos a copiar!... Por cá, também é um pouco desse modo.

    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  10. Brilhante texto. Gostei muito. Parabéns.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderExcluir
  11. Pois é Cristovam que não é Holanda, pois, tem bom humor! kkkkk

    Rapá, realmente, na inflação/deflação sou mais o biquíni... kkkk

    Belo texto!

    O Sibarita

    ResponderExcluir
  12. rsss, certíssimo! Vejo todo mundo na televisão falar dos preços na lua! Sinto e vejo o mesmo. Gostei da comparação com o biquíni... é bom rir um pouquinho nessa situação. É um riso de desaprovação, é lógico.
    beijos!

    ResponderExcluir