sábado, 28 de janeiro de 2017

O QUE É CIDADANIA





Nosso planeta é muito grande e tem mais de 7 bilhões de pessoas, umas diferentes das outras. Todos nós temos uma série de direitos para nos proteger e ao mesmo tempo deveres a cumprir. Fazer valer nossos direitos e agir de acordo com nossos deveres é o que nos torna cidadãos. Mas o ser humano só chegou a essa situação à medida que foi percebendo que precisava viver junto com outras pessoas, em uma sociedade.


Direitos


Educação saúde, educação e um lugar para morar fazem parte dos direitos básicos de todas as  pessoas . Além disso, todo ser humana deve ser respeitado independentemente da cor da sua pele. Ser branco, negro, amarelo ou vermelho não significa que uma pessoa seja melhor ou pior do que a outra. Significa apenas que temos características físicas diferentes e é isso que torna o mundo tão bonito. A escolha de uma religião também não pode ser motivo de discriminação. Afinal, já imaginou que chato seria se todo mundo agisse e pensasse igual e tivesse a mesma aparência?

Todas as pessoas têm garantidos os mesmos direitos, mas também obrigações a cumprir.
DEVERES


A vida em sociedade exige o cumprimento de certas regras, que são os deveres. Afinal, ao do mesmo modo que têm direitos, todas as pessoas têm também obrigações. Respeitar as outras pessoas, suas escolhas e opiniões é um a delas. Discriminar alguém, seja qual for a razão, é considerado crime e pode ser até motivo de prisão. Jogar lixo nos lugares apropriados, preservar a natureza e pagar impostos também são deveres de todo nós.

5 comentários:

  1. Gostei.
    Penso que um dos grandes males da nossa sociedade, e que todos exigem os seus direitos, mas poucos cumprem os seus deveres.
    Um abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  2. Direitos e deveres a cumprir para uma boa cidadania! Bj

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto! Muito bem colocado quando se trata de nós ser humanos. Um lindo dia pra ti florzinha. Beijos no coração.♥

    ResponderExcluir
  4. Seria bom se assim o fosse Dorli!
    Aqui ninguém respeita ninguém,cada um faz o que quer,é por esse motivo que estamos
    vivendo essa situação conflitante.
    Belo texto.
    Bjs,obrigada pela visita e um ótimo domingo.
    Carmen Lúcia

    ResponderExcluir
  5. Todos merecem respeito independentemente da raça ou cor! Belo texto!

    Beijo e bom Domingo

    ResponderExcluir