sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Tempos passados



Cimaroli

Em tempos passados vivia-se a tranquilidade, animais e pessoas se cruzavam nas pontes. Uns homens pescavam, outros namoravam nesta cidade tranquila.
Tínhamos bons vizinhos e todos moravam num lugar aconchegante de ar puro. Não havia violências, filhos aprendiam o respeito em casa com os pais, pois todos deveriam saber o que não se quer pra si, não se  quer para o outro.
Belos tempos que a história não esquece como exemplo para os terríveis dias atuais( mais hoje não se pode fazer mais nada ). Que pena!.
Havia nessa cidade, mansões para os coronéis, outras casas bonitas circundavam todo o espaço  deixado, formando assim casas ruas de terras, praça tijoladas com muitas flores, árvores e bancos artesanais e olha que ninguém roubava nada. Todos ajudavam a deixar a praça florida. Por que?
Porque na praça havia uma linda igreja, onde todos iam fazer suas orações, já naquela época havia o dízimo, do contrário não haveria melhoria na igreja e também para seus vestuários e alimentação do padre.
Todas as casas eram lindas com árvores, flores e no fundo o quintal havia uma horta e alguns pés de manga, goiaba, jabuticaba, laranja e uma tocha de cana de açúcar para dar aos cavalos.
Todos tinham animaizinhos de estimação que faziam a festa da criançada antes de ir à escola, os que não iam tomavam banho e iam dormir, pois eram os pequenos e depois iam à casa dos vizinhos.
Os homens e algumas mulheres iam trabalhar na roça para o sustento da prole que era grande e os mais velhos cuidavam dos pequenos. Quando os pais chegavam todos já haviam se banhado e o caldo de galinha pulava na panela e no forno os pães estavam quase assados.
No caldo já pronto colocava-se batatas, mandiocas, e muito pedaços de galinhas que a mãe deixava cortados, pois tinha medo que as crianças se machucavam.
Quando matavam porcos era uma farra para a criançada, faziam linguiças, cozinhavam pedaços de porcos , repartiam com os vizinhos todo o resto era colocado dentro da banha. Não havia geladeira nessa época.
À noite, as mulheres conversavam entre si sentadas em tocos  e os homens mais longe também conversavam e pitavam cigarros de palha, muitas matronas também pitavam.
Assim era a vida nesse vilarejo lindo, onde as pessoas se respeitavam umas as outras.