sábado, 22 de setembro de 2018

Egocentrismo



 self-centredness: the root of all grief [book]


Onde está a leveza do meu viver? Evaporou-se pela minha própria estupidez. Hoje choro a falta de alguém para conversar, amar, andar de mãos dadas pelos prados, fazer planos. São só sonhos que um dia desprezei e hoje o sofrimento da solidão dói até a alma.
O tempo anda na contramão da minha procura. Namorei Pérola e nunca quis dividir com ela meus sentimentos: beijos, abraços, afagos, amor. Era muito "eu", foi por isso que a solidão veio morar comigo e por mais que a amasse mandei-a embora, ela chorando se foi.
Um dia bem antes do alvorecer acordei sobressaltado devido a um lindo sonho, via o vulto de Pérola, tomei uma ducha rápida, vesti-me com roupas claras, calcei chinelos e saí deixando a porta encostada, andei muito até me exaurir, chorei por ela, pois era muito egocêntrico e com ela não quis dividir meu amor. Hoje, mudado e mais maduro choro a dor da saudade. Poderia ser feliz e joguei a felicidade pela janela.
Encostei-me num tronco e chorei arriado a maior "besteira" que fiz na minha vida. Minha casa é grande, mas sem nenhum ruído. De repente ouvi barulhos tais como passos vindo à minha direção. Os passos pararam perto de mim, quase desmaiei quando ao olhar pra cima vi Pérola estendendo a sua mão e bem a frente de mim disse: eu nunca o esqueci Régis, eu a abracei chorando e foi aí que trocamos o nosso primeiro beijo.
Caminhamos de mãos dadas pelos prados, nisso a lua nos sorriu e uma garoa gelada molhava nossos corpos quentes e ali mesmo adormecemos.
Acordei alvoroçado, virei e vi Pérola linda como uma flor. Que susto! Não era um sonho. Voltamos para casa e depois de um banho quentinho tomamos café.
Hoje casados e com dois lindos filhos, fico a pensar numa palavra terrível que atrasou a minha felicidade: egocentrismo.

9 comentários:

  1. Um belo conto amiga Dorli,e como é difícil a pessoa pensar em si própria e não dividir o amor.
    Ainda bem que tudo deu certo.
    Lindo.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Que bela reflexão! O egocentrismo nunca fez, nem nunca fará bem a ninguém, creio! beijos, feliz primavera! chica

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto.
    Egocentrismo só é normal em crianças pequenas, depois disso já não...
    Obrigada
    Beijinho

    ResponderExcluir
  4. Todo o egoísta paga sua maneira de ser. É um ser anormal, ainda mais no amor que pede cuidados, doar-se, zelar pela vida do amado. Esquecer um pouco de nós é sempre bom.
    Muito bom.
    Beijinho, Dorli!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia, Dorli
    Venho aqui encantar-me com as suas histórias, que sempre encerram uma lição de moral.
    Chega de egocentrismo! Afinal o Homem não é «um ser eminentemente social», segundo o filósofo?!
    Parabéns pelo seu texto.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir