segunda-feira, 19 de novembro de 2018

20 de novembro: Alguém se lembra desta data ?


Dia da consciência negra


Zumbi - líder dos Palmares


      20 de novembro e 1695. Há exatamente 305 anos era assassinado um homem chamado Francisco. Poderia ser um homem qualquer, não fosse o fato deste homem ter sido Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares, sucessor de Ganga Zumba. Tanto tempo depois parece que sua vida foi em vão, mas não foi. Num país onde a figura de uma pessoa como Tiradentes é mais cultuada( pelo seu pequeno ideal e pouca atitude) que uma pessoa  como foi Zumbi ( por seu combate e luta pela emancipação de uma raça) deve mesmo continuar no fundo do poço.
                            Trezentos anos depois, a situação parece continuar a mesma.
      Os negros continuam confinados em guetos, enquanto a classe média( de maioria branca) se tranca freneticamente nas suas casas extremamente seguras com medo da violência que eles mesmo patrocinaram. Gandhi dizia que era injustiça acreditar em algo e não vivê-lo. A situação dos negros de hoje é a síntese desse pensamento, pois todos acreditamos numa liberdade dada pela princesa Isabel, quando na verdade o que sempre nos parece é a visão do gueto. A mídia também é um reflexo desta sociedade racista como é a brasileira.
      Os negros só estão em evidências em jogos de futebol e no carnaval. Nas propagandas, são tão escassos quanto nas telenovelas. Isso irá refletir nas crianças negras, que assistem televisão e não se veem representadas e, consequentemente acabam se achando fisicamente feias, pois tem como o belo e bonito, os brancos. Essas crianças por força de um Estado e uma sociedade racista, não sabem quem foram personagens históricos como Malcom X, Martin Luther King, Abadias do Nascimento. ( que por sinal, dizia que todos os governos que o Brasil teve foram contra os negros), André Rebouças, Manoel Congo, entre outros. Isso gera um conflito étnico na criança que sem ajuda e acompanhamento adequado vai passar a vida inteira com a autoestima baixa e, infelizmente, sem identidade.
       Zumbi, enquanto vivo, lutou e não se vendeu. A liberdade foi vezes oferecida a ele para que parasse com a luta contra a escravidão. Zumbi não aceitou. Queria lutar para que todos os negros tivessem a sua liberdade. É esse senso de luta e de revolta que está faltando na grande maioria doas negros de hoje.
         Mas a luta contra o racismo não é só dos negros. Quem criou e que cultiva ainda são os brancos, ou seja o racismo não deve ser encarado como " o problema dos negros" ou " a questão negra". Este mal deve ser encarado como um problema de toda a sociedade, para que esta procure soluções sensatas para a situação.
         No fundo, Zumbi ainda está vivo bem na alma de cada negro que ainda luta contra o apartheid" social brasileiro. Só está faltando que esse "Zumbi", dentro de nós, desperte com toda a garra e luta de alguém que foi mais que um simples"intelectual de botequim", foi um herói, um mártir, imortalizado pela sua luta e amor a um ideal chamado liberdade.

Escrito pelo meu querido filho

Cristovam Ramos Neto (negro querido, educado e inteligente)   💖💗💘
3º ano do colégio objetivo(17 anos) hoje 35 anos


Obs: essa postagem eu a coloquei havia muito tempo, ela foi excluída gostaria de saber o porquê, mas eu tenho a cópia e reescrevi para vocês.

5 comentários:

  1. Muito lindo e profundo o texto do teu filho para essa importante data! beijos, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Interessante texto. :))

    O nosso amigo Gil António, diz: Queria abraçar-te ... meu amor

    Bjos
    Votos duma óptima Terça - Feira.

    ResponderExcluir
  3. Os heróis nunca morrem! Racismo existe sempre em qualquer parte do Mundo! Obrigada pelo texto. Parabéns ao seu filhote.! :)

    Beijos e um excelente dia!

    ResponderExcluir
  4. Se calhar há coisas que nunca mudam. A verdade é que a raça negra ainda continua a ser descriminada em alguns países, infelizmente.
    .
    Pensamentos e Devaneios
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhoso texto amiga Dorli!
    Ninguém lembra dessa data,uma pena ainda haver tanto racismo.
    Parabéns ao seu amado filho por tudo que conquistou até agora.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir