segunda-feira, 13 de julho de 2015

LIGANDO O MUNDO


"gaiola pequena" 


O meio mais econômico para o transporte de cargas é o realizado sobre as águas, tanto pelos rios quanto pelos mares. A construção de imensos navios permitiu o transporte de enormes quantidades de produtos. Além dos navios que servem de ligação entre os povos de todo o planeta, há inúmeras formas de transporte aquático, como as "gaiolas" e as balsas.



 TRABALHO PESADO



Se antigamente os povos se utilizaram de pequenos portos para negociar suas mercadorias, hoje as coisas mudaram. Alguns dos modernos portos marítimos do mundo assemelha-se a verdadeiras cidades, por envolver uma grande movimentação de navios e o trabalho de milhares de pessoas para  a carga e descarga de produtos.





"Gaiolas" são embarcações de médio porte que podem transportar cargas e passageiros. São utilizadas nos rios do Norte e Nordeste do Brasil no período das chuvas, porque na época das secas alguns rios não são navegáveis para esse tipo de barco.



São encontradas tanto nos canais do litoral como no interior do país. Utilizadas para o transporte de carros, minérios, produtos agrícolas e passageiros, muitas vezes as balsas tornam-se a única forma de ligação entre algumas ilhas e o continente.




A navegação em diversos rios brasileiros só é possível graças as eclusas, o que se pode chamar de “elevador” para embarcações.

Elas foram a solução encontrada para o problema do desnível dos rios que em alguns casos, parecem ter degraus em seu leito. Nesses casos, depois de ser fechado em um compartimento, a  água que entra ali eleva o barco até  a parte mais alta do rio, de onde ele pode continuar a viagem.

domingo, 12 de julho de 2015

Escuridão da noite



É na escuridão da noite
Só, da janela olho o céu
As estrelas brilham o breu
Raio de luz me entorpece

Fica estático meu corpo
Uma inércia me explode
Corre sangue no coração
Maçaneta gira,dói o peito

Abre a porta, estremeço
Amor, enfim a encontrei
Fecho os olhos,emudeço
Beijou meu colo, me despi

Olhou o meu corpo só seu
Deslizou sua mão, enfim
Vago a mente, se perdeu
Mergulha dentro de mim


sábado, 11 de julho de 2015

POR ESPORTE





A velocidade fascina o ser humano há muito tempo. Por isso, já na Roma Antiga existiam as corridas de bigas, pequenas carruagens puxadas por cavalos. No decorrer dos tempos, muitos esportes  relacionados a velocidade foram criados. Dentro de carros, a bordo de lanchas, montados em cavalos ou sobre duas rodas, o homem sempre conviveu com a emoção  e o perigo em busca por fazer os percursos em tempos cada vez menores.




AUTOMOBILISMO

O automobilismo é um esporte que atrai milhões de espectadores.
A modalidade mais conhecida é a Fórmula 1, mas há diversas outras competições espalhadas pelo mundo, desde as realizadas em pista até em ralis. Dirigindo Karts, carros normais adaptados e até caminhões, os pilotos para ver quem é mais rápido.

ESPORTES NÁUTICOS




Lancha, iate, jet ski, caiaque, canoas. Com o desenvolvimento das embarcações ao longo dos tempos, o ser humano foi capaz de criar inúmeros esportes para competir dentro da água, sempre testando os limites da velocidade é tanta que algumas lanchas acabam decolando e, quando caem, dão cambalhotas na água.

A FORÇA DO CAVALO



O cavalo foi o principal meio de transporte do mundo até a invenção do automóvel e do trem.
Hoje, além de utilizado para puxar carroças, ele é empregado em diversas modalidades de esporte, como corrida, hóquei e hipismo


MOTOCICLETA E AVENTURA


No motociclismo, os pilotos são obrigados a demonstrar muita habilidade sobre duas rodas, pois desenvolvem altíssimas velocidades e ainda precisam se equilibrar nas curvas. Já no motocross, os pilotos dirigem  em terrenos bastante irregulares, dando saltos e enfrentando buracos.

 Fonte: Coleção Recreio

sexta-feira, 10 de julho de 2015

TRÂNSITO PESADO




O crescente número de automóveis, caminhões e ônibus, produzidos no país levou à construção e à modernização de diversas rodovias. O transporte rodoviário passou a ser o principal meio de ligação e abastecimentos entre as regiões do Brasil.
Essa alternativa, ao contrário da opção de ferrovias, não é a melhor para o país, que acaba perdendo muito dinheiro com os gastos de combustíveis com a manutenção das estradas afetadas pelo grande peso dos caminhões.


As grandes rodovias que interligam o país, começaram a ser construídas à partir de 1960. Isso fez com que o uso dos trens de cargas fosse diminuindo aos poucos. Hoje, a maior parte do transporte de produtos no Brasil é feito por estradas, elevando os custos das mercadorias. Isso porque são necessários vários caminhões para abastecer todos os Estados. Além disso, o consumo de combustível é alto, muitas rodovias não oferecem boas condições e o tempo de percurso é enorme.



O trânsito é hoje um dos principais problemas das metrópoles brasileiras. Com o aumento do número de automóveis e caminhões e a falta de bons sistemas de transportes coletivos, como ônibus e caminhões, percorrer pequenos trechos demora muito mais do que deveria, devido aos congestionamentos. A construção de grandes túneis e viadutos para aliviar o trânsito não tem dado resultado, preocupando cada vez mais os moradores dessas cidades.


crédito da imagem


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Poucos trens

Com o surgimento das grandes rodovias, as ferrovias começaram a perder espaço no Brasil. Mesmo sendo mais barato, porque os trens comportam muito mais carga do que os caminhões, o volume de transporte ferroviário é pequeno se comparado ao rodoviário. Nas grandes cidades,onde poderia ser uma solução para o trânsito, esse transporte também é mal utilizado: Muitos trens são velhos e mal cuidados e as linhas são poucas.
Quem sofre são os passageiros.

Fonte: Coleção Recreio