terça-feira, 21 de junho de 2011

Raciocínio lógico para crianças



1) Numa caixa azul havia 180 elásticos e numa caixa vermelha 120. Tirei 51 elásticos da caixa azul, usei 38
e coloquei os demais na caixa vermelha. Depois disso, que caixa ficou com maior número de elásticos? Com quantos a mais que a outra?
Como fazer com crianças da 4ª série:
Desenhar dois quadrados, um com o contorno azul e outro com o contorno vermelho. Efetuar as operações dentro dos quadrados e uma fora.

180-51= 129

120+13= 133   


133-129=004 
2) Uma fábrica de automóveis monta 18 veículos por dia. Aos sábados o pessoal da fábrica trabalha só meio dia, nos domingos, não trabalha. Quantos automóveis são montados em uma semana?


18x5=90
sábado=9
Resposta: 99 automóveis


3) Num cinema com 570 lugares, a primeira sessão começará em poucos minutos. Já entraram 295 pessoas e, do lado de fora há uma fila com 333 pessoas. Quando o cinema lotar, todas as pessoas da fila terão entrado ou algumas deverão esperar pela segunda sessão? Quantas?

570-295= 275
333-275= 058
R:  58 pessoas da fila terão que esperar pela segunda sessão.

4) Meu avô está com 66 anos. Ele é 55 anos mais velho que eu e 30 mais velho que minha mãe que tem 30 anos.
a) Quantos anos eu tenho? 11 anos
b) Qual é a idade da minha mãe? 36 anos
c) Em que ano nasceu meu avô? 1945

66-55= 11              66-30= 36             2011- 66 = 1945

5)  Oito crianças compraram juntas um saco com 300 bolinhas de gude. Enquanto foi possível dividiram igualmente as bolinhas e, no fim, sortearam as bolinhas restantes para uma delas. O sortudo foi Márcio. No total quantas bolinhas ele recebeu?

300:8 = 37 e sobra 4 de resto                   37+ 4 = 41

Resposta: Márcio recebeu 41 bolinhas

ARME AS OPERAÇÕES

GOSTARAM?


 Dorli Ramos


4 comentários:

  1. Dorli, obrigada pela visita e comentário.Estou seguindo seu blog. Maravilhoso! Parabéns! E pelo que eu ouvi de você, só tenho uma frase: gostaria de ter sido sua aluna!!
    abraços
    Julia
    Impacto da Pedagogia Moderna
    Só Atividades para Sala de Aula

    ResponderExcluir
  2. gostei muito parabéns por essa excelente obra de arte matemática! Amei vou adorar ver-lo novamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ginálio, não achei seu blog para responder. Não entendo muito de G+ e não achei nenhuma postagem sua.
      Obrigada pelo comentário
      Lua Singular

      Excluir
  3. Você não está me seguindo
    Não vi nenhum comentário seu no meu blog
    Ninguém é obrigado a comentar
    Eu não me importo
    Eu gosto mesmo é de escrever
    Lua Singular

    ResponderExcluir