segunda-feira, 21 de março de 2016

Sátira 1



Precisamos de pouco para ser feliz, ganhei de papai no dia do casamento um pedacinho de terra, um quarto e cozinha e bem lá perto do tanque um banheiro.
Eu como mulher fiquei cuidando da casa, fiz uma horta grande, foi um loteamento que um fazendeiro fez, pois estava "afogado em dívidas" cada um tinha um chiqueiro de porco, como era muito caprichosa ganhei do dono da fazenda água encanada na minha casa, pois era na cabeça que carregava água para molhar a horta.
Aos sábados num terreiro a dança corria solta a noite inteira, levávamos uns quitutes, adorávamos dançar, depois do baile tomávamos banho bem juntinhos. Que delícia!
Nosso avião eram dois cavalos que quando a safra de café era boa, íamos à cidade cantarolando e cavalgando guardar nosso dinheirinho no Banco.
Adorava comer fora, quem é que não gosta, mas tem muita gente que come iguarias caras e nós sentávamos cada um num toco e comia seu prato pronto, os homens tomavam umas cachaças que os ricos têm nojo e nós temos nojo das suas bebidas que pegam fogo, manjaram???
Nós tínhamos vários paraísos fiscais quando íamos passear pela fazenda aos beijos e...(encontrávamos) por muitas vezes, uma bela ninhada. A galinha ficava brava de medo que levássemos os seus pintinhos, ficava arisca, até que com jeitinho meu marido pegava a galinha no colo e eu levantava a saia rodada e colocava os pintinhos para levar para casa. Agora vocês estão pensando besteira, se eu levantava a saia iam ver minhas lindas pernas: erraram, embaixo da saia tinha um saiote de saco bem alvejado e para enfeitá-lo mamãe fazia crochê, ficava lindo.
Agora eu pergunto a "ocês":
Tem gente mais feliz" du qui nóis"? Duvido.


10 comentários:

  1. Que lindo,Dorli! Gostei de te ler! Não precisamos de luxos... bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Isso que é ser feliz!
    Viver assim,não há ninguém mais feliz do que "oces".
    Adorei Dorli,você sempre nos surpreende com seus textos.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Há felicidade é um estado de alma, minha querida! Há pessoas que possuem verdadeiras fortunas, mas tem uma alma tão inquieta que não consegue ver felicidade em nada!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo Dorli, isto é que é viver!
    E são estas coisas que fazem a nossa vida feliz!
    Amei,
    Beijos,
    Mariangela

    ResponderExcluir
  5. É assim que devemos viver a vida, com simplicidade!

    Beijinho, Dorli

    ResponderExcluir
  6. A cada passo, liricamente um salto gigantesco! Bjo a autora !

    ResponderExcluir
  7. Amei, viver assim é que é viver, "oceis"estão certíssimos, rsrs, linda inspiração amiga Dorli!
    Amo a Vida leve e simples, nada de "cumplicação"!!!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  8. rsss, também gostei muito dessa crônica!
    Tá meiga, verdadeira. Do jeito que as coisas andam nesse país, ler textos assim é gostoso. Alivia.
    Beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Dorli,
    Gostei desta sua crônica, escrita de tal forma que o leitor participa em grande parte do que acontece naquela casa, participa dos passeios, bem como o leva a ajudar a levar os pintinhos. Parabéns.
    Abraços.

    ResponderExcluir