sábado, 4 de julho de 2015

Máquina do século






O automóvel é o meio de transporte mais utilizado do mundo. Sua indústria tornou-se a mais poderosa do século XX, movimentando bilhões de dólares anualmente. Mas nem sempre foi assim. Para alcançar essa situação atual, muitas pessoas trabalharam nessa criação a partir de 1771, quando o francês Nicolas-Joseph Cugnot criou um veículo de três rodas movido a vapor.



Carroças motorizadas
Veículo por Daimler
em 1886




Os alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler foram pioneiros na utlilização da gasolina. Benz criou em 1885 um motor movido com esse combustível e o instalou na parte de trás de um triciclo, sendo considerado o primeiro automóvel do mundo.
Já o motor inventado por Daimler possuía maior potência e foi adaptado em uma carroça com quatro rodas em 1886. Pouco depois, os franceses Emile Levassor e René Panhard aperfeiçoaram o carro desenvolvido por Daimler.






Graças à visão comercial do norte-americano Henry Ford, os automóveis inventados na França e aperfeiçoados na Alemanha foram fabricados em série e popularizados nos Estados Unidos. Ele defendia a ideia de que, produzindo automóveis em grande quantidade e sem luxo, poderia vendê-los por preços mais baixos. Seu modelo "T", lançado em 1908, alcançou a marca de 16 milhões milhões de unidades vendidas em 25 anos de fabricação.




O primeiro Fusca foi produzido na Alemanha em 1936. De lá para cá foi o carro mais popular que o mundo já conheceu. Pequeno, simpático e mais barato que os outros conquistou milhões de fãs.


  No Brasil, o Wolkswagem recebeu
o apelido de " Fusquinha "

O Fusca começou a ser produzido no Brasil a partir de 1959. Sua produção foi interompida em 1986, reativada em 1993 e encerrada de vez em 1996. Na Alemanha deixou de ser fabricado em 1978. Em 1998, a Volkswagen apresentou o "New Beetle", o novo Fusca, que virou mania nos estados Unidos.






O SONHO DE CONSUMO

  Os carros conversíveis
São muito desejados.


Hoje em dia os carros são símbolo de riqueza. Grande parte da população do mundo tem como um dos grandes objetivos de vida comprar um carro novo. Automóveis como Ferrari, Lamborghini, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar estão entre os mais cobiçados, custando verdadeiras fortunas.

###
www.hdiphonewallpapers.us › flower

Enxugue as minhas lágrimas
Não as deixe derreter com o sol
Pois amanhã o frio será intenso
Irei beber partículas de orvalho



sexta-feira, 3 de julho de 2015

NOS TRILHOS



No século XVIII, diversos inventos surpreenderam o mundo. Um deles foi o trem, meio de transporte em que uma locomotiva puxa vários vagões de cargas ou passageiros. O combustível era o vapor obtido pela queima do carvão. Por soltarem muita fumaça na chaminé, ficaram conhecidos como maria-fumaças ( Eu andei muito de maria-fumaça para estudar noutra cidade, fazíamos a maior farra.kkk ).


Colecão Recreio
LOCOMOTIVAS
A criação da locomotiva a vapor dependeu das experiências de diversos cientistas, mas o inglês George Stephenson é considerado seu verdadeiro inventor. Junto com o filho Robert Stephenson, fundou em 1823 a primeira fábrica de locomotivas do mundo. Além disso, eles construíram em 1839 a primeira estrada de ferro para o transporte de passageiros, entre Liverpool e Manchester, na criação do alemão Werner von Siemens.



Com o passar do tempo, os trens mostraram-se cada vez mais úteis no transporte de cargas quanto de passageiros. Vários países passaram a adotá-los, aumentando também a rede de trilhos. Hoje, eles fazem parte do transporte público de diversas regiões do mundo, transportando milhões de pessoas. Na Europa, mais de 170mil km de ferrovias, que ligam dezenas de países.




A viação ferroviária começou a existir no Brasil em 1852, por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. Ele foi responsável pela construção e exploração de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e a Serra de Petrópolis. O primeiro trecho foi inaugurado em 30 de abril de 1854 por D. Pedro II



quinta-feira, 2 de julho de 2015

OS PIONEIROS


Os barcos egípcios eram de madeiras 
movido a remo


Os povos antigamente construíam canoas  e balsas de madeira para aproveitar as correntezas dos rios e viajar para mais longe. Eles se utilizaram de varas ou remos para movimentar essas embarcações. Mas sem recursos que lhes permitissem percorrer grandes distâncias, os primeiros navegadores faziam constantes paradas. Formaram-se, assim, os primeiros postos comerciais, às margens do Rio Nilo, no Egito.
Nessas primitivas aldeias eram feitas trocas de alimentos, azeite, bebidas, tecidos e animais.


A criação de barcos a vela, impulsionados pela força dos ventos, tornou mais rápido o transporte de mercadorias para lugares casa vez mais distantes, enfrentando o mar. Na Antiguidades, os hebreus faziam comércio com os países do Oriente a partir do Mar Vermelho, localizados entre a áfrica e os países árabes. Em troca de trigo e azeite, recebiam ouro, pedras preciosas, marfim e animais. Já os cretenses e, depois, os fenícios compravam e vendiam mercadorias ao longo do Mar Mediterrâneo, entre a Europa e a África.



Nos séculos XV e XVI, o poder era exercido por reis, que precisavam cada vez mais expandir seus domínios.
Graças ao aprendizado de novas técnicas de navegação e a navegação e à construção de caravelas, que podiam navegar mais longe, reinos com Portugal, Inglaterra, França, Holanda e Espanha lançaram-se pelos mares e oceanos. O objetivo era estabelecer comércio com países do Oriente e também descobrir outros territórios, como foi o caso do Brasil.







A bússola existe na China desde cerca de 1000a.C.
É um instrumento com uma agulha de metal que sempre aponta para a direção norte, facilitando a localização geográfica. É indispensável para a navegação e foi fundamental na expansão marítima.

Fonte: Coleção Recreio

quarta-feira, 1 de julho de 2015

1ª continuação de ( Meios de transportes)



O homem da PRÉ-HISTÓRIA era nômade, ou seja, não possuía moradia fixa. Por isso, vivia se deslocando a pé em busca de alimentos, principalmente frutos, ervas e raízes.
Por volta do ano 8000 a.C., aprendeu a cultivar as plantas. Dessa maneira, surgiam os primeiros agricultores do planeta.








Mais ou menos no ano 6000 a.C., os povos primitivos começaram a domesticar os animais. Primeiro, o ser humano aprendeu a montá-los, como no caso dos cavalos ou ou dos camelos. Depois, passou a utilizá-los também para levar cargas, facilitando dos seus bens quando iam atrás de terras férteis onde pudessem se fixar por determinado período.

Fonte: Coleção Recreio