domingo, 12 de julho de 2015

Escuridão da noite



É na escuridão da noite
Só, da janela olho o céu
As estrelas brilham o breu
Raio de luz me entorpece

Fica estático meu corpo
Uma inércia me explode
Corre sangue no coração
Maçaneta gira,dói o peito

Abre a porta, estremeço
Amor, enfim a encontrei
Fecho os olhos,emudeço
Beijou meu colo, me despi

Olhou o meu corpo só seu
Deslizou sua mão, enfim
Vago a mente, se perdeu
Mergulha dentro de mim


sábado, 11 de julho de 2015

POR ESPORTE





A velocidade fascina o ser humano há muito tempo. Por isso, já na Roma Antiga existiam as corridas de bigas, pequenas carruagens puxadas por cavalos. No decorrer dos tempos, muitos esportes  relacionados a velocidade foram criados. Dentro de carros, a bordo de lanchas, montados em cavalos ou sobre duas rodas, o homem sempre conviveu com a emoção  e o perigo em busca por fazer os percursos em tempos cada vez menores.




AUTOMOBILISMO

O automobilismo é um esporte que atrai milhões de espectadores.
A modalidade mais conhecida é a Fórmula 1, mas há diversas outras competições espalhadas pelo mundo, desde as realizadas em pista até em ralis. Dirigindo Karts, carros normais adaptados e até caminhões, os pilotos para ver quem é mais rápido.

ESPORTES NÁUTICOS




Lancha, iate, jet ski, caiaque, canoas. Com o desenvolvimento das embarcações ao longo dos tempos, o ser humano foi capaz de criar inúmeros esportes para competir dentro da água, sempre testando os limites da velocidade é tanta que algumas lanchas acabam decolando e, quando caem, dão cambalhotas na água.

A FORÇA DO CAVALO



O cavalo foi o principal meio de transporte do mundo até a invenção do automóvel e do trem.
Hoje, além de utilizado para puxar carroças, ele é empregado em diversas modalidades de esporte, como corrida, hóquei e hipismo


MOTOCICLETA E AVENTURA


No motociclismo, os pilotos são obrigados a demonstrar muita habilidade sobre duas rodas, pois desenvolvem altíssimas velocidades e ainda precisam se equilibrar nas curvas. Já no motocross, os pilotos dirigem  em terrenos bastante irregulares, dando saltos e enfrentando buracos.

 Fonte: Coleção Recreio

sexta-feira, 10 de julho de 2015

TRÂNSITO PESADO




O crescente número de automóveis, caminhões e ônibus, produzidos no país levou à construção e à modernização de diversas rodovias. O transporte rodoviário passou a ser o principal meio de ligação e abastecimentos entre as regiões do Brasil.
Essa alternativa, ao contrário da opção de ferrovias, não é a melhor para o país, que acaba perdendo muito dinheiro com os gastos de combustíveis com a manutenção das estradas afetadas pelo grande peso dos caminhões.


As grandes rodovias que interligam o país, começaram a ser construídas à partir de 1960. Isso fez com que o uso dos trens de cargas fosse diminuindo aos poucos. Hoje, a maior parte do transporte de produtos no Brasil é feito por estradas, elevando os custos das mercadorias. Isso porque são necessários vários caminhões para abastecer todos os Estados. Além disso, o consumo de combustível é alto, muitas rodovias não oferecem boas condições e o tempo de percurso é enorme.



O trânsito é hoje um dos principais problemas das metrópoles brasileiras. Com o aumento do número de automóveis e caminhões e a falta de bons sistemas de transportes coletivos, como ônibus e caminhões, percorrer pequenos trechos demora muito mais do que deveria, devido aos congestionamentos. A construção de grandes túneis e viadutos para aliviar o trânsito não tem dado resultado, preocupando cada vez mais os moradores dessas cidades.


crédito da imagem


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Poucos trens

Com o surgimento das grandes rodovias, as ferrovias começaram a perder espaço no Brasil. Mesmo sendo mais barato, porque os trens comportam muito mais carga do que os caminhões, o volume de transporte ferroviário é pequeno se comparado ao rodoviário. Nas grandes cidades,onde poderia ser uma solução para o trânsito, esse transporte também é mal utilizado: Muitos trens são velhos e mal cuidados e as linhas são poucas.
Quem sofre são os passageiros.

Fonte: Coleção Recreio




quinta-feira, 9 de julho de 2015

SOBRE DUAS RODAS



Equilibrar-se sobre duas rodas da bicicleta não é nada fácil. Mas, para muitas pessoas, a sensação de conseguir dar as primeiras pedaladas sozinho é uma das melhores coisas que existem. Se você ainda não sabe andar de bicicleta, que tal aprender agora?




HISTÓRIA DA BICICLETA

O primeiro veículo sobre duas rodas foi criado na França em 1789. Mas era muito diferente das atuais bicicletas.
A primeira forma realmente parecida a que conhecemos hoje foi inventada pelo barão alemão Karl Drais, em 1818.
Nessa época, era muito cara e só pessoas com muito dinheiro podiam comprá-la. Após alguns aperfeiçoamentos, como a que pedalamos hoje apareceu na década de 1870 e, de lá para cá, tem sido muito utilizada no lazer, no esporte e como meio de transporte.


MUITO ÚTEIS

A maioria das cidades do Brasil ainda não possui pistas especiais para bicicletas, as chamadas ciclovias, que fazem deste transporte  um meio seguro para quem  quer ir a
escola ou para o trabalho pedalando. Já em outros países, como a China e a Holanda, as bicicletas, as bicicletas são o meio de locomoção preferido de milhares de pessoas.

Ciclovias do Brasil

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CHINA
Na China as bicicletas dividem o
trânsito com os carros


O alemão Gottlieb Daimler não contribuiu apenas para a evolução dos automóveis. Ele foi responsável também pela criação da primeira motocicleta a gasolina, em 1885.




A partir de 1910, a popularidade desse veículo cresceu bastante. Muito econômicas e práticas, as motocicletas gastam pouco combustível e podem andar por entre os carros, no meio de um congestionamento.


Hoje: Práticas e econômicas


FAMOSAS

Desde o começo do século XX, as motos dividem espaço nas ruas com os automóveis. Algumas delas tornaram-se tão desejadas quanto os carros mais velozes. É o caso das famosas Harley-Davidson.
Elas podem ser vistas em muitos filmes produzidos nos Estados Unidos, cruzando as estradas Norte-americanas. 




Fonte: Coleção Recreio