quinta-feira, 14 de julho de 2011

A procura da felicidade



Ricardo e Cláudia estavam casados havia dez anos. Um casal com filhos arteiros e brincalhões, mas quem não estava para brincadeiras era Ricardo, pois cansado daquela vidinha comum e estúpida disse a sua mulher que iria dar uma volta para descansar a cabeça.
Saiu a vagar as ruas, pensando:
"Que família chata eu tenho, só me causa dissabor, não me da nenhum contentamento e não sou nada feliz com ela".
Nesse momento, enquanto pensava, passava por ele uma mulher meio estranha, e perguntou-lhe:
- Por que você está assim tão acabrunhado e pensativo?
Ele respondeu:
- Eu não sou feliz e faria qualquer coisa essa tal felicidade.
A mulher estranha olhou para ele e disse:
-Eu sei um jeito de você encontrar a felicidade: você vai adentrar a uma floresta muito densa e quando encontrar uma tulipa preta, ela se transformará numa linda mulher e por ela se apaixonará e ela o fará feliz todos os dias da sua vida.
Ricardo, mesmo pasmado com o inusitado, agradeceu e muito esperançoso cheio de ansiedade, foi à procura de uma floresta; não demorou muito tempo encontrou; adentrou por entre a mata receoso - com certo medo, à procura da tulipa preta.
Embrenhou-se por aqui e por acolá e encontrando muitas tulipas, - lindas e coloridas, mas nada de encontrar a tulipa preta;, todavia, mesmo assim, continuou com sua busca incessante, já perdendo a noção do tempo nessa procura que parecia não ter fim.
Nessa busca obsessiva e constante, seus cabelos e barba começaram a crescer, comia frutos da floresta e estava maltrapilho, maltrapilho a ponto de ter que cobrir suas vergonhas com as folhas das árvores. Eis que de repente, para sua alegria, encontrou a tulipa preta; seu pensamento maroto o fez dar gargalhadas, - ria-se de satisfação, pois pra ele, sua procura havia terminado.
No exato instante que vislumbrou a tulipa preta, como por encanto, esta se transformou numa mulher fascinante e ele, sem nenhuma dúvida, exclamou aos brados:
- Até que enfim encontrei quem irá me fazer feliz todos os dias do meu viver! - exclamou em tom de claro desabafo e ouve a mulher dizer-lhe com ar de escárnio:
- Você passou muitos anos aqui na floresta para conhecer uma triste realidade, tulipa preta e felicidade plena não existem meu caro, e você perdeu a oportunidade de ser feliz. Os momentos felizes estavam no seio da sua família e você, por ignorância, os perdeu, assim como perdeu sua mulher para outro, perdendo com isso, a chance de ter os seus tão desejados momentos de felicidades.
Ao ouvir isso, Ricardo, atônito, perdido e abestalhado com tudo, quis dizer alguma coisa à fascinante mulher, porém, nesse momento, ela se transformou num sapo asqueroso que saiu pulando, coaxando, e se jogou num brejo, escancarando sua imbecilidade pela falsa ilusão.
"Que tolice fez Ricardo, foi atrás da felicidade e ela estava pertinho dele".
   





Dorli Silva Ramos

12 comentários:

  1. Dorli,
    Seu texto nos leva a refletir que realmente muitas vezes procuramos a felicidade em lugares equivocados. Ao percebemos que fomos buscá-la tão longe quando, na verdade, ela estava tão próxima de nós, ficamos frustrados e, então, corremos o risco de perdê-la para sempre.
    Abraços,
    OK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OK,
      Obrigada pelo comentário
      Poderia aumentar um pouquinho seu nome kkk
      Obrigada pela visita
      Lua Singular

      Excluir
  2. Olá Dorli,
    Seu conto retrata a realidade de muitos, que em busca de algo mais, perdem o que tinham de mais verdadeiro.
    Creio que antes de correr atras de uma felicidade muitas vezes ilusória, devemos perceber o que temos a nossa volta.

    Muito bom seu conto querida,
    Feliz Natal do amigo de sempre !
    Thiago
    RioSul

    ResponderExcluir
  3. Eu comentei, mas não sei se foi, me avise caso não tenha ido ok?

    ResponderExcluir
  4. Amiga Dorli!

    Muitas vezes procuramos por algo que já temos, mas como ignorantes que somos e com uma forte cegueira ambiciosa despreza-mo-la. Assim, talvez nem a merecemos.
    Parabéns pelo conto. Grande lição.

    Beijos,

    Cris Henriques

    http://oqueomeucoracaodiz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris,
      Comenta na frente do blog
      Obrigada
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  5. Oi Dorli! Realmente, às vezes a pessoa parte em busca da felicidade, quando a felicidade está tão próxima dela. Belo conto amiga.

    Beijos e muita paz para ti e para os teus.

    Furtado.

    PS: Alguns dos meus poemas são inspirados em histórias que tomo conhecimento, os demais são frutos da imaginação. Nada pessoal! Rsrs.

    ResponderExcluir
  6. Oi Furtado
    Obrigada pelo comentário
    Bjs
    Lua Singular

    ResponderExcluir