terça-feira, 2 de outubro de 2018

Apego ao dinheiro





É uma doença que muitas pessoas têm em acumular riquezas, esquecendo elas que não somos eternos,  um dia a morte nos visita e tudo se acabará.
O apego em excesso passa a ser crônico e a pessoa torna-se vulnerável e muitas vezes se acomete de "piegas", tornando-se um escárnio na sociedade em que vive.
Só gasta para enfeitar sua burrice e deixa de "saborear" da vida: ajudando os mais necessitados, viajando para conhecer as maravilhas do mundo e a cada dia torna-se mais intolerante e, sem amigos, adoece e morre.
Dinheiro foi feito para ser compartilhado em família, no socorro de algum vizinho ou parente e não juntá-los como num castelo de areia que escorrega das nossas mãos e quando se da pela verdade os amigos se distanciaram e para tê-los perto terá que gastar com vinhos caríssimos e deliciosas iguarias e, ao olhar ao redor sente uma "dor" tão forte pela sua própria imbecilidade.
O importante na vida é ser feliz, claro que não se vive sem o maldito dinheiro, mas “dozá-lo” de uma forma que possamos ter uma vida tranquila buscando o conhecimento intrínseco para vivermos com alguma "folga" e, para isso teremos que estudar muito, concorrer a um bom emprego que outrora era mais fácil, hoje com a concorrência torna-se mais difícil, mas não impossível. As quedas e frustrações serão constantes, mas chegará o dia que a vitória virá.
O dinheiro ganhado por herança é apenas passageiro, pois um furacão vem levando toda a sua fortuna e o que sobra? Pra você nada, será mais um ébrio a vagar pelas ruas contando suas histórias que ninguém acreditará.
A família? Ela sobrevive pelo trabalho e pensando muito nela, sofre. Quer voltar, mas não sabe se será bem recebido.
Numa linda manhã primaveril bate à porta da sua casa e descendo uma grande escada sua mulher linda chega ao portão dizendo: volte amanhã, pois no seu lugar coloquei outro alguém que soube me valorizar. A sua parte comprei uma casa pequenina, um carro popular, paguei sua aposentadoria, já pode requerê-la a hora que quiser, ainda deixei um servidor para cuidar de você. Nada lhe faltará, mas comigo não lhe quero mais. Seus filhos e netos poderão visitá-los se quiserem.
Ele ainda teve sorte, ela era esperta, todos os dias pegava um pouco de dinheiro e colocava no Banco, foi assim que sobreviveu até se casar com um homem bom.
O dinheiro é bom, mas quando cai em mãos erradas voa como aves de arribação. Ele entendeu.


7 comentários:

  1. Ai o dinheiro Dorli! O dinheiro está a acabar com a humanidade e ela nem se toca. Por causa dele, os jovens deixaram de querer ter filhos. No máximo têm um que em 30% dizem as estatísticas não chega à idade adulta. Por causa dele, leva-se a vida a correr, fica-se stressado e morre-se antes de tempo de ataque cardíaco. Por causa dele se fabricam armas, se fazem guerras, se matam irmãos.
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bom. E, os que mais dinheiro têm são os mais cínicos.:)

    Hoje » Poesia sem sonhos

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta - Feira.


    ResponderExcluir
  3. è bom que se entenda que o dinheiro não pode ser tudo na vida!!!
    Mas cá para nós ... pode ajudar e muito!!!=)

    ResponderExcluir
  4. Muitas pessoas tem esse apego o que infelizmente é muito triste.
    Belo texto amiga Dorli.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  5. detesto pessoas mesquinhas, avarentas e que só pensam em acúmulo de bens materiais. Tudo tem limite. Belo texto o seu, gostei muito.

    ResponderExcluir
  6. O dinheiro é a desgraça da família, da sociedade e do país quando não é bem manipulado, quando cai nas mãos das pessoas de mau caráter! Sempre foi assim, que coisa horrorosa. Gostei, amiga!
    Beijo, um bom fim de semana e olho vivo no domingo, sei que você vai votar muito bem...

    ResponderExcluir