sexta-feira, 10 de julho de 2015

TRÂNSITO PESADO




O crescente número de automóveis, caminhões e ônibus, produzidos no país levou à construção e à modernização de diversas rodovias. O transporte rodoviário passou a ser o principal meio de ligação e abastecimentos entre as regiões do Brasil.
Essa alternativa, ao contrário da opção de ferrovias, não é a melhor para o país, que acaba perdendo muito dinheiro com os gastos de combustíveis com a manutenção das estradas afetadas pelo grande peso dos caminhões.


As grandes rodovias que interligam o país, começaram a ser construídas à partir de 1960. Isso fez com que o uso dos trens de cargas fosse diminuindo aos poucos. Hoje, a maior parte do transporte de produtos no Brasil é feito por estradas, elevando os custos das mercadorias. Isso porque são necessários vários caminhões para abastecer todos os Estados. Além disso, o consumo de combustível é alto, muitas rodovias não oferecem boas condições e o tempo de percurso é enorme.



O trânsito é hoje um dos principais problemas das metrópoles brasileiras. Com o aumento do número de automóveis e caminhões e a falta de bons sistemas de transportes coletivos, como ônibus e caminhões, percorrer pequenos trechos demora muito mais do que deveria, devido aos congestionamentos. A construção de grandes túneis e viadutos para aliviar o trânsito não tem dado resultado, preocupando cada vez mais os moradores dessas cidades.


crédito da imagem


crédito da imagem


Poucos trens

Com o surgimento das grandes rodovias, as ferrovias começaram a perder espaço no Brasil. Mesmo sendo mais barato, porque os trens comportam muito mais carga do que os caminhões, o volume de transporte ferroviário é pequeno se comparado ao rodoviário. Nas grandes cidades,onde poderia ser uma solução para o trânsito, esse transporte também é mal utilizado: Muitos trens são velhos e mal cuidados e as linhas são poucas.
Quem sofre são os passageiros.

Fonte: Coleção Recreio




quinta-feira, 9 de julho de 2015

SOBRE DUAS RODAS



Equilibrar-se sobre duas rodas da bicicleta não é nada fácil. Mas, para muitas pessoas, a sensação de conseguir dar as primeiras pedaladas sozinho é uma das melhores coisas que existem. Se você ainda não sabe andar de bicicleta, que tal aprender agora?




HISTÓRIA DA BICICLETA

O primeiro veículo sobre duas rodas foi criado na França em 1789. Mas era muito diferente das atuais bicicletas.
A primeira forma realmente parecida a que conhecemos hoje foi inventada pelo barão alemão Karl Drais, em 1818.
Nessa época, era muito cara e só pessoas com muito dinheiro podiam comprá-la. Após alguns aperfeiçoamentos, como a que pedalamos hoje apareceu na década de 1870 e, de lá para cá, tem sido muito utilizada no lazer, no esporte e como meio de transporte.


MUITO ÚTEIS

A maioria das cidades do Brasil ainda não possui pistas especiais para bicicletas, as chamadas ciclovias, que fazem deste transporte  um meio seguro para quem  quer ir a
escola ou para o trabalho pedalando. Já em outros países, como a China e a Holanda, as bicicletas, as bicicletas são o meio de locomoção preferido de milhares de pessoas.

Ciclovias do Brasil

Leiam o link acima


Leiam esse link


CHINA
Na China as bicicletas dividem o
trânsito com os carros


O alemão Gottlieb Daimler não contribuiu apenas para a evolução dos automóveis. Ele foi responsável também pela criação da primeira motocicleta a gasolina, em 1885.




A partir de 1910, a popularidade desse veículo cresceu bastante. Muito econômicas e práticas, as motocicletas gastam pouco combustível e podem andar por entre os carros, no meio de um congestionamento.


Hoje: Práticas e econômicas


FAMOSAS

Desde o começo do século XX, as motos dividem espaço nas ruas com os automóveis. Algumas delas tornaram-se tão desejadas quanto os carros mais velozes. É o caso das famosas Harley-Davidson.
Elas podem ser vistas em muitos filmes produzidos nos Estados Unidos, cruzando as estradas Norte-americanas. 




Fonte: Coleção Recreio

quarta-feira, 8 de julho de 2015

O HOMEM VOANDO



Uma das maiores invenções humanas de todos os tempos foi, sem dúvida, o avião.
Com ele, foi possível encurtar distâncias e tornar o mundo mais acessível para milhões de pessoas. Se no começo do século XX uma viagem de navio entre dois continentes durava vários dias, o mesmo percurso pode ser feito hoje em poucas horas a bordo de um avião moderno.



O PRINCÍPIO


A partir de 1903, os irmãos Norte-americanos Wright realizaram uma série de pequenos voos com aviões pelos Estados Unidos, mas nenhuma autoridade estava lá para comprovar. No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont foi o responsável pelo primeiro voo reconhecido da história: ele saiu do chão a bordo do seu 14 bis em Paris. O feito durou exatos 21 segundos. A partir de então, o desenvolvimento dos aviões foi impressionante, mudando definitivamente a história dos meios de transporte.


MORTE DE SANTOS DUMONT

O PRINCÍPIO


A partir de 1903, os irmãos Norte-americanos Wright realizaram uma série de pequenos voos com aviões pelos Estados Unidos, mas nenhuma autoridade estava lá para comprovar. No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont foi o responsável pelo primeiro voo reconhecido da história: ele saiu do chão a bordo do seu 14 bis em Paris. O feito durou exatos 21 segundos. A partir de então, o desenvolvimento dos aviões foi impressionante, mudando definitivamente a história dos meios de transporte.

Alguns aviões militares de hoje são
chamados de caças

No começo do século XX, os aviões eram utilizados principalmente ma área militar. Muitos simples e sem cabine, ele podiam percorrer grandes distâncias. A partir de 1919, a aviação começou a se desenvolver com uma série de novos equipamentos e o surgimento dos aviões inteiramente fechados.
Nesse ano, aconteceu o primeiro voo que atravessou o Atlântico, entre Canadá e a Irlanda. Daí em diante, o mundo começou a perceber a utilidade desse aparelho, que não parou de progredir.




A partir da segunda guerra mundial, iniciada em 1939, foram desenvolvido aviões com motores a jato, capazes de atingir 960 km/h. Ao final da Guerra foram criados aviões que ultrapassavam os 1.220 km/h.
Em 1958, foi inaugurado o primeiro Boeing 707, avião a jato  com grande capacidade de passageiros. No começo década de 1970 já era possível voar acima dos 10 mil metros de altura.





O Concorde é o avião de passageiros
mais veloz do mundo

Em 1962, a França e Inglaterra começaram a trabalhar juntos na construção do Concorde, mas só em 1976 ele começou a transportar passageiros. Com a impressionante velocidade de 2.220 km/h, consegue dar uma volta ao redor do mundo em 30 horas.
É possível viajar com ele de Paris ou Londres até Nova York em pouco mais de 3 horas.

Fonte: Coleção Recreio


terça-feira, 7 de julho de 2015

Que saudades!


Nessa metrópole deixei minha juventude, emprestei minha beleza, minha inteligência, minha força física e mental, perdi um amor, meus anos de "glamour", mas o tempo passou e me carregou junto com ele. Aí senti saudades...
Saudades do meu pequeno rincão, saudades dos campos floridos, hoje circundados com os canaviais, saudades das bicas d'águas, onde bebia dela, pura, com as mãos sujas, saudades das fazendas onde nadava no açude, andava a cavalo e ia nos arrasta-pé nas festas juninas.
Antes tivesse ficado lá. Voltei com meu filhinho, chorei uma cidade diferente, ninguém mais cá tem tempo de conversar, é só comprar, invejar e se endividar. Muitos amigos nunca mais os vi: morreram. Aí chorei, pois se não tivesse ido pra cidade grande, não teria essas saudades.
Quis conhecer "outro mundo" e cozinhei saudades. Minha vida foi uma enxurrada de desgostos que afoguei aos poucos no nada, já que voltei, tive que me adaptar, arrumei um outro emprego, novo amor que me faz feliz, pois só o amor da sentido a vida.
Vou fazer uma lavagem cerebral no meu passado, houve momentos bons, mas cá no meu rincão há felicidade diariamente: minha família; pois Deus me presenteou com um amor inusitado.


segunda-feira, 6 de julho de 2015

SONHO DE VOAR

VOAR

Voar sempre foi um sonho da humanidade, fazendo parte da mitologia grega. Por volta de 1250, o frade inglês Roger Bacon, desenhou o ortóptero( não existe o desenho) máquina voadora que bate as asas como um pássaro, mas não conseguiu construí-la. Em 1490 Leonardo da Vinci projetou algumas máquinas voadoras, também do tipo ortóptero , depois de estudar os voos dos pássaros. 






Demorou quase 300 anos, porém, para que o homem conseguisse sair do chão, a bordo de um balão.





Com os balões, o ser humano
conseguiu levantar voo
pela primeira vez


Em 1783, a história registrava o primeiro voo humano a bordo de um balão inflado com ar quente. O feito aconteceu em Paris, na França. No início, os balões eram inflados com fumaça. Mais tarde, optou-se pela segurança oferecida pelo gás hélio, que não pega fogo. O brasileiro Santos Dumont contribuiu bastante para o aperfeiçoamento dos balões, que têm a desvantagem de serem muito difíceis de controlar.






Em 1851, Henri Giffard construiu um balão com formato de charuto e com um motor a vapor, criando o dirigível, mais fácil de controlar que os balões até então existentes.O grande passo para o aperfeiçoamento dos dirigíveis foi dado com a adaptação de motores a gasolina, feita pelo brasileiro Santos Dumont.



O primeiro modelo de helicóptero foi idealizado por Leonardo da Vinci no século XV. Mas só com as inovações tecnológicas do século XX foi possível p primeiro voo bem - sucedido, ocorrido em 1937. O helicóptero tem sido muito utilizados pelos bombeiros nos regastes de pessoas em perigo ou nas grandes cidades por quem pode pagar caro para fugir do trânsito.





Com a asa Delta o homem
pôde sentir a sensação de voar



ASA -DELTA HOJE



Criada em 1960, a asa-delta foi o meio mais próximo que o ser humano encontrou para voar como os pássaros. Sua armação é feita de alumínio, coberto de tecido de lona. No meio, existe outra armação de tubos metálicos, na qual o piloto se segura.
A pessoa pula de um morro e os ventos se encarregam de fazer a asa-delta voar. Mas é preciso, além de treino, observar bem as condições do tempo para poder voar com segurança.

Fonte: Coleção Recreio



domingo, 5 de julho de 2015

Encontro de duas almas



www.albertopancorbo.com/

Somos duas almas 
num único corpo
Que na Terra sofreu 
 tristes dissabores da vida
Uma noite sem luar 
um carro desgovernado
Uma freada brusca
a escuridão sem fim...
De repente nos entreolhamos
vimos nosso carro destroçado
nossos corpos ensanguentados
Amor, a carne aqui ficará 
subiremos a um lindo lugar
Nesse lugar nós seremos um 
a viver um amor infinito
Nunca teremos mais fome, dores 
e nem veremos sofrimentos
 É o lugar das almas santas 
que logo nos receberão
Nisso ouvimos um mavioso som 
e uma multidão de almas
tocando linda música em cornetas
Nos desgrudamos para sermos 
recebidos num belo reino
Onde só mora o amor!!


sábado, 4 de julho de 2015

Máquina do século






O automóvel é o meio de transporte mais utilizado do mundo. Sua indústria tornou-se a mais poderosa do século XX, movimentando bilhões de dólares anualmente. Mas nem sempre foi assim. Para alcançar essa situação atual, muitas pessoas trabalharam nessa criação a partir de 1771, quando o francês Nicolas-Joseph Cugnot criou um veículo de três rodas movido a vapor.



Carroças motorizadas
Veículo por Daimler
em 1886




Os alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler foram pioneiros na utlilização da gasolina. Benz criou em 1885 um motor movido com esse combustível e o instalou na parte de trás de um triciclo, sendo considerado o primeiro automóvel do mundo.
Já o motor inventado por Daimler possuía maior potência e foi adaptado em uma carroça com quatro rodas em 1886. Pouco depois, os franceses Emile Levassor e René Panhard aperfeiçoaram o carro desenvolvido por Daimler.






Graças à visão comercial do norte-americano Henry Ford, os automóveis inventados na França e aperfeiçoados na Alemanha foram fabricados em série e popularizados nos Estados Unidos. Ele defendia a ideia de que, produzindo automóveis em grande quantidade e sem luxo, poderia vendê-los por preços mais baixos. Seu modelo "T", lançado em 1908, alcançou a marca de 16 milhões milhões de unidades vendidas em 25 anos de fabricação.




O primeiro Fusca foi produzido na Alemanha em 1936. De lá para cá foi o carro mais popular que o mundo já conheceu. Pequeno, simpático e mais barato que os outros conquistou milhões de fãs.


  No Brasil, o Wolkswagem recebeu
o apelido de " Fusquinha "

O Fusca começou a ser produzido no Brasil a partir de 1959. Sua produção foi interompida em 1986, reativada em 1993 e encerrada de vez em 1996. Na Alemanha deixou de ser fabricado em 1978. Em 1998, a Volkswagen apresentou o "New Beetle", o novo Fusca, que virou mania nos estados Unidos.






O SONHO DE CONSUMO

  Os carros conversíveis
São muito desejados.


Hoje em dia os carros são símbolo de riqueza. Grande parte da população do mundo tem como um dos grandes objetivos de vida comprar um carro novo. Automóveis como Ferrari, Lamborghini, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar estão entre os mais cobiçados, custando verdadeiras fortunas.

###
www.hdiphonewallpapers.us › flower

Enxugue as minhas lágrimas
Não as deixe derreter com o sol
Pois amanhã o frio será intenso
Irei beber partículas de orvalho



sexta-feira, 3 de julho de 2015

NOS TRILHOS



No século XVIII, diversos inventos surpreenderam o mundo. Um deles foi o trem, meio de transporte em que uma locomotiva puxa vários vagões de cargas ou passageiros. O combustível era o vapor obtido pela queima do carvão. Por soltarem muita fumaça na chaminé, ficaram conhecidos como maria-fumaças ( Eu andei muito de maria-fumaça para estudar noutra cidade, fazíamos a maior farra.kkk ).


Colecão Recreio
LOCOMOTIVAS
A criação da locomotiva a vapor dependeu das experiências de diversos cientistas, mas o inglês George Stephenson é considerado seu verdadeiro inventor. Junto com o filho Robert Stephenson, fundou em 1823 a primeira fábrica de locomotivas do mundo. Além disso, eles construíram em 1839 a primeira estrada de ferro para o transporte de passageiros, entre Liverpool e Manchester, na criação do alemão Werner von Siemens.



Com o passar do tempo, os trens mostraram-se cada vez mais úteis no transporte de cargas quanto de passageiros. Vários países passaram a adotá-los, aumentando também a rede de trilhos. Hoje, eles fazem parte do transporte público de diversas regiões do mundo, transportando milhões de pessoas. Na Europa, mais de 170mil km de ferrovias, que ligam dezenas de países.




A viação ferroviária começou a existir no Brasil em 1852, por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. Ele foi responsável pela construção e exploração de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e a Serra de Petrópolis. O primeiro trecho foi inaugurado em 30 de abril de 1854 por D. Pedro II