terça-feira, 19 de agosto de 2014

CRÔNICA: O casamento do Nhonhô ( verídica )




Eu era muito criança, morava em Minas Gerais, numa cidadezinha do interior, num bairro muito pobre. Todo mundo conhecia Nhonhô, que não gostava de pegar no "batente", vivia pelos bares tocando violão. Não bebia e nem fumava, pelo ao menos isso de bom. Morava na casa da sua tia avó num casebre de dar dó e muito descuidado, pois ela tinha que batalhar na roça para dar de comer a Nhonhô, o seu sobrinho vagabundo mais com grandes qualidades artísticas( nunca foi atrás).
Nhonhô começa a receber na sua casa, enquanto a tia estava na roça uma jovem gorda, não era feia e nem bonita e, não demorou muito tempo a jovem engravidou. Foi marcado o casamento, sua tia coitada, pobre fez um bolinho e comprou uns docinhos e fez limonada , era a festa do casamento, que só os vizinhos iriam, a madrinha deu um vestido de noiva e o dia chegou.
Como de costume, a noiva chegou primeiro, ela estava até bonita de noiva, a praça da igreja lotada para o casamento do Nhonhô, ele era muito querido na cidade.
Esperou...Esperou e nada de aparecer. A noiva chorosa e os convidados foram para casa e os poucos quitutes acabaram. Ela muito triste saiu vestida de noiva por uma pista perto da cidade, nisso passou um jipe da cidade, pegou-a e trouxe para casa e lhe disse: não se preocupe, nós encontraremos o seu noivo.
O pai da noiva tinha uma espingarda que lustrava todos os dias. De repente Nhonhô apareceu na cidade com a maior cara de pau; o pai da noiva ficou sabendo, passou a flanela na arma e saiu e foi bater na casa da tia do noivo fujão. Nhonhô quem abriu, não esperava o sogro, encostou o cano da espingarda na sua boca e disse: ou casa com minha filha ou morre e ele levantou a mão. E o casamento saiu só no cartório, nasceu um menino lindo, não poderia ser dele, mas...eles ainda tiveram mais dois filhos.
Ela não era muito certa, deixou os filhos na cama e fugiu com outro que até hoje ninguém sabe do seu paradeiro. Nhonhô deu um filho para cada um, mudou de cidade, arrumou um emprego e se juntou com uma mulher.
Já era mocinha, minha mãe recebeu uma carta dele, pegamos o carro e fomos visitá-lo numa cidade bem longe daquela que ele morava.
Meu Deus! Quando vi a mulher dele quase desmaiei: horrível, suja, pés no chão e quando fechava a boca os dentes ficavam  fora dela.
Logo que ele chegou do serviço lhe disse: seria melhor ter ficado com a outra que era um pouco mais bonita.
Fomos embora, nunca mais vi Nhonhô, às vezes, me bate uma saudade dele...Ô cabeça dura!

A crônica conta um fato comum do dia a dia, relata o cotidiano da vida real das pessoas, enquanto o conto e a fábula contam fatos inusitados ou até fantásticos. Ou seja, distantes da realidade.


17 comentários:

  1. Puxa, esse NHONHÔ aprontou e foi se esquivar de uma, caiu noutra...Que fria entrou! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Dorli!
    Mas essa nhnhô heim? Não sossega mesmo!!!rs
    Gostei muito da sua história!
    Beijos!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Bom dia

    Ao longo da vida sempre ficam em nosso coração pessoas, factos ou coisas, que jamais esquecemos. É sempre bom que sejam pelo lado positivo e não negativo
    Gostei muito da crónica-

    Deixo comprimentos
    Querendo...visitem

    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  4. E tem coisas na vida que não se explica.
    Ainda bem que nós dias de hj casamentos não são mais tão arranjados como antes rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  5. Oi amiga.será um conto verídico?
    Existem muitos ainda por ai dessa forma,casamentos arranjados,que mutias vezes não dão certo.
    Adorei o conto.
    Bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. Ô vida complicada do nho , será destino???
    bjs querida tenha um bom dia.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Um conto maravilhoso, que mais parece um conto real.. lindo, lindo

    Beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Nhonhô como é burrinho hein!
    Casamento arranjado!
    Só podia ser ele mesmo...Tbm com esse histórico...Só poderia terminar assim.

    Bjsss obrigada pelas visitas.

    ResponderExcluir
  9. OI DORLI, PENA QUE QUEM LEVOU A POR FORAM AS CRIANÇAS, MAS,FAZER O QUE?QUANDO OS PAIS SÃO IRRESPONSÁVEIS ACABA SOBRANDO PROS FILHOS PEQUENOS, NO MAIS. ELE MERECEU SER ABANDONADO!

    DORLI ESTAR TD BEM AMIGA, ESPERO Q CONTIGO TBM! BJOS MINHA LINDA!

    ResponderExcluir
  10. Tenho que lhe confessar que adoro suas postagens! Além de tudo, além de magníficas, fico encantado com as expressões criativas que usa, como nesse texto: Ô cabeça dura!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Dorli!
    Vai entender a alma humana!! Cada um procura o seu destino e a felicidade pode estar em uma boca com os dentes para fora (rs*)
    Nhonhô, o rebelde!
    Divertido conto e dessas coisas acontece, nhô se acontece!!
    :)
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Que história, hein?

    Foi mesmo verdade?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  13. Oi Dorli !
    Que coisa, coitadinho do Nhonhô, ô vida!
    Beijos!!!!

    ResponderExcluir
  14. parabéns por esse incrível universo que você retrata neste palavreado todo...acabo lembrando também de meus entes mineiros que possuem causos parecidos!

    ResponderExcluir
  15. Passando para agradecimento!

    Agradecer
    Elogiar, pelo belo que faz
    E parabenizar é uma virtude que
    nos temos para com os bons amigos
    E com carinho de sempre recebo sua
    visita com muito amor
    Sua presença é marcante no meu
    Cantinho

    Bjusss

    └──●► *Rita!!

    ResponderExcluir
  16. Dorliamiga

    Hoje não comento, prontos (sem s)

    Este texto, como sempre está muito bem esgalhado. E a foto linda. Mas (há sempre uma desgraçada de uma adversativa...) quero fazer-te um pedido:

    Quando sair o meu livro de crónicas vê se compras na "Saraiva" ou pelo 13; pois serão muito úteis como prendas de aniversários, de casamentos, de baptizados, de primeiras comunhões, de crismas, de Natal, de Ano Novo, de bodas diversas, de velórios e de divórcios.

    Além disso espero/ordeno que faças propaganda/publicidade do dito cujo. Para tanto mandarei-te (???) a data do lançamento onde gostaria que estivesses, As tuas Amigas e os teus Amigos também poderão fazê-lo. Se não o fizeres - mato-te... rrrsss


    Qjs

    ResponderExcluir
  17. Esse Nhonho demonstrou não ter muita "massa cinzenta" , hein, Dorli? Onde já se viu distribuir filhos assim, friamente?
    Legal, beijos rs!

    ResponderExcluir