quarta-feira, 13 de maio de 2020

13 de maio: Abolição da Escravidão!!

Cronologia da abolição da escravidão e servidão – Wikipédia, a ...
pt.wikipedia.org
Comemoramos todos os anos a libertação dos escravos com a carta assinada dia 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel para libertar todos os escravos! Quanta ironia e quantas omissões de verdades passamos para os nossos alunos e filhos! A princesa Isabel  ficou acuada, onde assinou a Lei Áurea. A escravidão é o maior cancro do Brasil, um país lindo por suas paisagens naturais e suas riquezas  e, da África, continente pobre onde traficantes negros venderam seus próprios irmãos para as suas sobrevivências. Eu morreria de fome mais não venderia meu irmão.
O começo de toda essa podridão foi a desgraça que Pedro Álvares Cabral fez ao chegar ao Brasil junto com uma corja de ladrões e assassinos libertos para aventurarem em mares distantes para tomar posse do Brasil. Eram tigres carniceiros, sem nenhum pudor e humanidade e, não conseguindo escravizar os índios, os donos das terras, foram comercializar negros na África e os venderam como bois de raça para os ricos fazendeiros. Comercializar vidas humanas? Antes Deus tivesse acabado com o Mundo, assim não teríamos que lembrar dessa nossa vergonha.
A libertação  dos negros foi apenas uma caneta que assinou essa leizinha, pois os negros foram libertos dos trabalhos forçados, saindo de uma situação humilhante para ser um brasileiro pobre e discriminado até hoje.
Quem tem os melhores trabalhos, cursam as melhores escolas? São uma minooria rica branca que olham para os negros como se fossem dejetos fedorentos sem nenhuma inteligência. E como eles são inteligentes! Eu sou direta prova viva dessa desgraça.
Onde moram os descendentes dessa terrível escravidão? Em casebres populares sempre bem afastadas da cidade, nos morros favelados e nas ruas comendo os restos putrefatos que os mais abastados jogam fora e, o mais humilhante, remexendo os lixões à procura de comida.
Ser negro e pobre em qualquer nação é o maior escárnio. Quantas humilhações!!!
Comemorar a Libertação dos escravos? Que libertação é essa se os negros saíram da escravidão com os bolsos vazios e  muitos sem nenhuma leitura para viverem na pior humilhação e miséria que é a discriminação e muitos para sobreviveram vão matar e roubar os descendentes dos grandes coronéis. Aliás, estão tão desnorteados que não escolhem mais suas vítimas.
Portanto, meus caros leitores: pouco adiantou a luta de alguns brancos sensíveis e a luta de Zumbi dos Palmares que morreu com uma decência inigualável, pois a escravidão piorou: não é só dos negros, mas dos seus descendentes e dos miseráveis pobres brancos que perpetuam esse nosso lindo Brasil.
Lua Singular comenta: A Terra é o Inferno e onde está o Céu?

17 comentários:

  1. nao conhecia obrigada pela partilha bjs tudo de bom saude

    ResponderExcluir
  2. Li, atentamente, em silêncio e, por respeito, em silêncio me deixei ficar.
    .
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  3. Este ano não se celebra nada! Gostei de ler...

    -
    Pétalas da solidão ...

    Beijo e uma excelente noite

    ResponderExcluir
  4. Querida Dorli, homenagem merecida, relembrando a história!
    Gostei de ler, assim como o nosso amigo em comum o Ricardo, li, senti, em silêncio com todo o respeito!
    Abraços sempre apertados!

    ResponderExcluir
  5. Dorli, sinceramente,não sei se Zumbi olharia este país hoje e se orgulharia de tudo que viveu em nome da Liberdade.
    São situações desumanas pelo mundo. Aqui os avanços são retrocessos. Não passamos de números,de bois monitorados por um sistema.
    No final,a História real ainda não foi contada.
    Xeru gatona. Boa noite!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vall,
      Vamos concluir essa pandemia?
      A discriminação racial houve em maior intensidade a tempos passados, o que acho errado é dar cotas pra negros entrarem na Faculdade. É só ter boas escolas dos Estados que deveriam formar professores capacitados com vontade de trabalhar.
      Eu nunca brinquei na minha profissão, até prêmios meu pequeninos de 5 anos ganharam montando tudo que precisa ter numa cidade, e tinha um japonezinho que ia orientando. Ficou lindo o cartaz por terem 5 anos. Isso ocorreu quando lecionava em São Bernardo do Campo e morava em Santo André.
      Depois voltei pro meu rincão, viúva com um lindo garotinho de 3 anos que é meu orgulho.
      Casei-me outra vez com um homem que tem por nós um amor incondicional.
      Somos felizes, mas fico revoltada com a discriminação racial. É uma vergonha como dizia o saudoso Boris Casoy.
      Lua Singular

      Excluir
  6. Um prazer chegar até aqui após uma pesquisa no Google por Abolição a Escravatura e encontrar textos tão particulares em seu blog. Estarei acompanhando. Parabéns pelo trabalho que faz aqui
    Por oportuno, gostaria de lhe fazer o convite para visitar o meu novo trabalho em https://www.enfoqueextrajudicial.com.br Um projeto que estou recomeçando depois de um bom tempo fora da Blogosfera e que pra mim seria uma honra tê-la como seguidora. Que seus dias sejam repletos de paz e sabedoria. Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  7. Obrigado pela visita em meu blog. Estou finalizando algumas coisinhas por lá e coloquei o gadget de seguidores conforme sua orientação por e-mail.

    ResponderExcluir
  8. Li com o maior respeito, pela data.
    Abraço e saúde

    ResponderExcluir
  9. A escravatura era prática habitual em muitas regiões do mundo. E, na época, não era imoral. Ainda que hoje seja uma coisa terrível e sub-humana.
    Querida amiga Dorli, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Habitual?
      Onde você leu isso? Eu sei a História do Mundo.
      É e sempre foi a desigualdade social?
      Espero que no outro mundo não haja isso e todas as más pessoas Deus faça virar pó.
      Quando estava no antigo primário era discriminada pela maioria dos colegas de classe por ser morena clara.E se viesse falar algo comigo metia porrada. As chamavam de branquela feias e eu era bonita e inteligente, isso as incomodavam. Sempre fui a primeira aluna desde da 1ªsérie.
      Ganhava bolsas de estudos,falo francês, espanhol e italiano. Meu robe depois de aposentada: fazia monografias e cobrava caro, agora parei.
      Lua Singular

      Excluir
    2. Pequeno excerto da Wikipedia:
      "A escravidão era uma situação aceite e logo tornou-se essencial para a economia e para a sociedade de todas as civilizações antigas, embora fosse um tipo de organização muito pouco produtivo. A Mesopotâmia, a Índia, a China e os antigos egípcios e hebreus utilizaram escravos.

      Na civilização grega, o trabalho escravo acontecia na mais variada sorte de funções: os escravos podiam ser domésticos, podiam trabalhar no campo, nas minas, na força policial de arqueiros da cidade, podiam ser ourives, remadores de barco, artesãos etc. Para os gregos, tanto as mulheres como os escravos não possuíam direito de voto. Muitos dos soldados do antigo Império Romano eram ex-escravos."

      Excluir
    3. Outro excerto:
      Bíblia
      A bíblia traz vários preceitos sobre escravos e regulamenta aspectos da escravidão, mas em nenhum momento, condena a prática da escravidão em si, tanto no Velho Testamento,[6][7] como no Novo Testamento. Israelitas homens deveriam ter a opção de liberdade após seis anos de trabalho com algumas condições.[8][9][10] Escravos estrangeiros e seus descendentes se tornavam propriedade perpétua da família que os possuía.[11]

      Excluir
    4. Oi Jaime amigo,
      Eu sei de tudo isso quando estudei a História geral, mas no que concerne o Brasil,ou mais especificamente os "cumpinchas" negros que tudo faziam para se livrarem da escravidão, então a escravidão sempre foi um saco sem fundo que entravam nele quem não puxava o saco dos patrões.
      Estou argumentando a escravidão do Brasil daquele tempo ou o que acha que estamos vivendo aqui no Brasil, uma escravidão de todas as cores, onde toda cúpula política estão se "locupletando" e nós pagando a conta com cada gota do nosso suor.
      Eu gasto de remédios por mês mais ou menos 450,00 fora o plano de saúde que é um absurdo, não é uma escravidão branca?.
      Só não gostei dessa prática habitual aqui no Brasil as barbáries que os patrões faziam com as mulheres, com os negros as mutilações e tantas atrocidades. e quando veio Zumbi dos Palmares dando esperanças aos escravos, vieram os comparsas para matá-lo.
      Tenho uma postagem sobre : Zumbi dos Palmares", dê uma olhada.
      Se eu viva naquela época e fosse negra,garanto a você que, mataria todos eles com os venenos que têm nas matas desse meu querido Brasil.
      Abraços
      Lua Singular

      Excluir
  10. Merecida homenagem,li com atenção a história,reduzi-me ao meu silêncio, a essa tristeza....
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Nice post. Hi, I follow you # 475 , follow back?

    https://insandfashion.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Enfim, depois de tantos depoimentos vou perguntar a todos que por aqui passaram: o que tem nos porões do "Castelo papal?."
    Quem tem enciclopédia fica mais rápido.
    Não vou a religião alguma, sigo os bons preceitos de dignidade humana, ajudo os mais necessitados quando posso, não vou a nenhuma igreja, existem padres e padres. Sem mais nada a falar.
    Obrigado a todos
    Lua Singular

    ResponderExcluir