terça-feira, 10 de maio de 2011

13 de maio: Dia da Libertação dos escravos: Que libertação?



Comemoramos todos os anos a libertação dos escravos com a carta assinada dia 13 de maio de 1888, pela princesa Isabel para libertar todos os escravos! Quanta ironia e quantas omissões de verdade passamos para os nossos alunos e filhos! A princesa Isabel  ficou acuada e assinou a Lei Áurea. A escravidão é maior vergonha do Brasil, um país lindo por suas paisagens naturais e suas riquezas  e, da África, continente pobre onde traficantes negros venderam seus próprios irmãos para as suas sobrevivências. Eu morreria de fome mais não venderia meu irmão.

O começo de toda essa podridão foi a desgraça que Pedro Álvares Cabral fez ao chegar ao Brasil junto com uma corja de ladrões e assassinos libertos para aventurarem em mares distantes para tomar posse do Brasil. Eram tigres carniceiros, sem nenhum pudor e humanidade e, não conseguindo escravizar os índios, os donos das terras, foram comercializar negros na África e os venderam como bois de raça para os ricos fazendeiros. Comercializar vidas humanas? Antes Deus tivesse acabado com o Mundo, assim não teríamos que lembrar dessa nossa vergonha.

A libertação  dos negros foi apenas uma caneta que assinou essa leizinha, pois os negros foram libertos dos trabalhos forçados, saindo de uma situação humilhante para ser um brasileiro pobre e discriminado até hoje.

Quem tem os melhores trabalhos, cursam as melhores escolas? São uma minoria rica branca que olham para os negros como se fossem dejetos fedorentos sem nenhuma inteligência. E como eles são inteligentes!

Onde moram os descendentes dessa terrível escravidão? Em casas populares sempre bem afastadas da cidade, nos morros favelados e nas ruas comendo os restos putrefatos que os mais abastados jogam fora e, o mais humilhante, remexendo os lixões à procura de comida.

Ser negro e pobre em qualquer nação é o maior escárnio. Quantas humilhações!!!

Comemorar a Libertação dos escravos? Que libertação é essa se os negros saíram da escravidão com os bolsos vazios e  muitos sem nenhuma leitura para viverem na pior humilhação que é a discriminação e, muitos para sobreviveram vão matar e roubar os descendentes dos grandes coronéis, aliás, estão tão desnorteados que não escolhem mais suas vítimas.

Portanto, meu caros leitores: pouco adiantou a luta de alguns brancos sensíveis e a luta de Zumbi dos Palmares que morreu com uma decência inigualável, pois a escravidão piorou: não é só dos negros, mas dos seus descendentes e dos miseráveis pobres brancos que irão perpetuar esse nosso lindo Brasil.


Lua Singular comenta: A Terra é o Inferno e onde estará o Céu?


Um comentário:

  1. Dorli,
    O mundo em que vivemos exige muito de nós para que alcancemos a vitória. Por isso, a nossa luta é também em prol de um final de vida feliz. Aproveitemos, pois, bem os momentos que ainda nos restam para viver.
    Parabéns pela poesia.
    Abraços,
    Chiquinho Bueno

    ResponderExcluir