quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Poesias e poesias rimadas(Está no meu blog Infantil)


Propaganda do meu blog infantil: Mundo dos Inocentes”

A poesia tem que ter: som, ritmo, sentimento...A poesia escrita é diferente de uma notícia de jornal, pois não precisamos usar todo o espaço do papel. Cada linha de uma poesia chama-se verso e um grupo de versos é uma estrofe. Você pode fazer poesias com poucas ou muitas estrofes; depende da imaginação.
Hoje vamos saber o que é uma poesia rimada.:
Poesia rimada é aquela que algumas palavras dos versos tem sonoridade, não precisa ser no final de cada verso, pode ser em alguns versos. As rimas podem ser no começo, no meio e no fim de um verso.
Primeiro exemplo:  trecho do livro Bicho, bichinho, bichão

" As vezes as borboletas
São tão leves, tão finas
Que mais parecem
Almas de meninas "

***

Trecho da poesia: Caxuxa, a bruxa

" Todo dia, o mesmo vexame
Vestia o chapéu e o cinturão,
Subia na vassoura
Não caía no chão."

***

Agora leia uma poesia com rima!

As quatros estações 

" Lírio conheceu
Margarida
Quando ainda era 
Um botão...

Namoraram na 
Primavera, 
Noivaram no
Verão...

E foi no meio do
Outono
Que Lírio comprou
Seu terno

Para se casar
Com Margarida
No último dia do
Inverno!"

Fonte: Enciclopédia Infantil: Recreio

20 comentários:

  1. Muito bom e teu blog infantil é lindo! Vale a divulgação! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Adorei todo esse ensinamento!
    Valeu amiga.

    bjs Dorli
    Carmen Lúcia-mamymilu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. GRAN POST. GRACIAS POR COMPARTIR TU EXPERIENCIA.
    UN ABRAZO

    ResponderExcluir
  4. Que fofinho!
    Adorei sua ideia...
    Parabens....
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Uma boa Lição de Poesia. Porém, podia ir mais além. Não há como as crianças para assimilarem o ritmo.
    ... Muitas vezes, melhor que os "crescidos"!



    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  6. Nossa, Dorli! Quanto talento, hein? Muito legal, tenho certeza que aprendi mais aqui. Muito bacana, adoro poemas infanto-juven is. Beijossss.

    ResponderExcluir
  7. Oiii Dorli, não sabia que tinha um blog infantil tbém, que legal, belos trechos, vc é uma excelente poetisa, irei conhecer! Bjinhoss

    ResponderExcluir
  8. Muito legal amiga, conhecimento nunca é demais. Um beijo pra ti.

    ResponderExcluir
  9. Oi, amiga!!
    Lindo post!
    Esse conteúdo fazia parte das minhas aulas.
    Grande beijo no coração.
    Soninha.


    *Tem post novo.

    ResponderExcluir
  10. Un gran Post sobre esta maravilla que es la Poesía y que cada vez está más de moda.
    La Poesía es eterna.
    La poesía es el sentimiento que le sobra al corazón y te sale por la mano.
    Abraços e beijos.

    ResponderExcluir
  11. Como sempre: Belissimo

    beijo

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  12. Dorli,que graça de poesias infantis e é muito legal essa explicação tb!bjs,

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    ao passar por aqui fiquei a saber mais do que sabia, obrigado.

    ag

    ResponderExcluir
  14. Amiga Dorli, deixo meu abraço fraterno e um beijo.
    Vai minha satisfação em ler algo tão puro, divino e angelical.
    Amei, me cativou os poemas e teu blog lindo.

    ResponderExcluir
  15. Que lindo isso amiga Dorli!
    Quando eu era criança aprendi a ler muitos versos assim, minha linda infância, pois é, quando leio as coisas que me fazem lembrar disso fico me sentindo assim, feliz da vida!
    Abraços minha querida amiga sensível!

    ResponderExcluir
  16. Profa Dorli, adorei a postagem. Bjos e uma ótima quinta.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom.
    Também já pensei em planejar carinhosamente um desafio para crianças gostar de poesias. Tenho medo que a modernidade roube delas esta magia.

    um grande abraço

    ResponderExcluir
  18. Essa é você!
    Na sensibilidade da alma e na doçura do viver, ter um blog infantil.
    Escrever para crianças, buscar essa essência tão nobre e tão verdadeira que são esses pequenos seres a descobrir um mundo tão misterioso que é o mundo adulto.
    Lindo demais esse seu gesto, essa atitude e essa determinação.
    Parabens!
    Que nunca mude, nem quando as coisas te levarem ao desanimo. Pois assim dizia minha mãe, "tudo vale a pena quando a alma não é pequena" e a sua e enorme!!!
    bjs
    Ritinha

    ResponderExcluir
  19. Vou dar uma espiada no blog infantil... gostei muito da postagem.
    Um ótimo dia pra ti, abraço!
    http://duasepocas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir