segunda-feira, 28 de julho de 2014

Costurando sonhos


Pinturas de Luciana Mariano

Lembro quando ouvia o barulho da máquina de costura da minha mãe, eu ficava a pegar os pequenos retalhos que não seriam mais usados para fazer bonequinhas: saía uma mais linda do que a outra. Mamãe trabalhava tanto que por muitas vezes, à noite a ouvia chorar baixinho, imagino ser de solidão e cansaço, pois éramos agora só em duas: mamãe e eu . Nosso pai morrera havia um ano de atrofia muscular e infarto. 
Como fazia bicos não tinha nenhum rendimento fixo, ficamos só com o barraco na favela e o trabalho na máquina da mamãe. Numa noite chuvosa ouvi minha mãe chorar, corri até a porta do quarto que se encontrava encostada: empurrei vagarosamente e a cena que vi foi muito triste: A minha mãe conversava com papai como se ele estivesse ali. Abracei-a e chorei.
E a vida continuou...Comecei a vender as minhas bonequinhas pelas ruas da cidade e olha que dava um bom dinheirinho. Já com o dinheiro na mão comprava o que faltava em casa.
Certo dia, um homem moreno me parou na rua e queria saber o que eu vendia naquelas cestas; mostrei e ele espantado disse: menina você tem um talento incrível, quero conversar com sua mãe.
No outro dia, eu e minha mãe descemos a favela; eu com  minhas cestas e o homem, bem vestido, nos esperava. Queria falar com minha mãe às sós; afastei-me um pouco, depois de meia hora subimos o morro, só nós duas.
Já em casa mamãe explicou que o homem se chamava Carlos, tinha quarenta anos e uma fábrica de costura e uma pequena loja. Ofereceu-nos serviço. Fiquei toda feliz: meu primeiro emprego.
Minha mãe trabalhava oito horas costurando e eu fazia as bonecas com os retalhos, e agora havia muitos retalhos. O dinheiro da venda das bonequinhas ficava todo para mim e minha mãe tinha carteira assinada e um bom salário.
O dono da fábrica apaixonou-se pela minha mãe e não demorou muito tempo eles se casaram e eu fui a noivinha que levei as alianças.
À partir daí, nossa vida mudou, minha mãe ficava em casa, eu estudava em uma boa escola e ensinava minhas amiguinhas a fazer bonequinhas de pano.
Hoje, somos uma família feliz, mas nada faz de nós duas esquecermos o passado...





17 comentários:

  1. Bom dia Dorli!
    Uma história emocionante e que nos leva à pensarmos em pessoas que vivem ou viveram essa mesma realidade.
    Crianças que precisam logo cedo trabalhar para ajuda financeira,principalmente quando tem a falta de um pai.Mas graças a Deus,essa história teve um final feliz,o que não aconteça muitas vezes na realidade do dia a dia.
    Lindo conto.
    Bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  2. Oi Dorli...que linda história, e quantas pessoas não enfrentam isso em suas vidas.
    Ainda bem que Deus enviou um anjo em suas vidas!
    Beijos amiga e tenha um linda semana!
    Mariangela

    ResponderExcluir
  3. Que história linda e emocionante! Pra se ver como tudo na vida pode mudar e que depois da tempestade vem a bonança.
    Boa semana, beijos!

    ResponderExcluir
  4. Uma ternurenta História de Vida. A realidade está aqui para muitas meninas que ajudaram a construir (ou reconstruir) a Felicidade.
    Perfeito, Amiga. Gostei.

    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  5. Adorei a história e que bom que o final foi feliz, todas merecemos uma segunda chance.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  6. Muito bom dia querida Dorli.. a vida nos mostra coisas belissimas.. pequenas lições que carregamos por ela toda.. a mãe costura tb desde que sou novinho..
    e uma das minhas poesias infantis fiz sobre isso uma boneca de panos.. para uma criança é uma alegria né.. e sem falar do primeiro emprego... quem esquece.. lembro do meu o que ralava para ganhar quase nada rsrs
    aprendemos muito sempre com as pequenas coisas.. bjs e até sempre

    Lapidando Versos

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde,
    Uma realidade de vida que me fez recordar a minha mãe, amiga Dorli! na vida acontece o inesperado para o bem ou para o mal, sempre foi assim, sempre o será.
    Dia Feliz
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Acabo de tomar conhecimento de duas mulheres guerreiras e vencedoras: Sua mãe e você, Dorli que também é uma artista.
    Beijo no coração!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkkkk. Essa não foi a minha vida!!
      Nem fui criada com minha mãe, me arrumaram outra, estava com dodói contagioso, ou seja, me deram outra que foi obrigada a me amar.kkk.
      Mas, que sou guerreira, acertou, só que não faço alarde.
      Lua Singular

      Excluir
  9. Olá, queria Dorli
    Um lindo conto onde a vida real de muitos se retrata bem...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Dorli

    Conto tão lindo que me emocionou..infelizmente faz parte de uma realidade. Gostei muito

    Beijinhos e uma semana feliz
    Coisas de Uma Vida 172

    ResponderExcluir
  11. Que linda inspiração,Dorli!! Escreves como se fosse realidade,rs..Adorei! bjs praianos,chica

    ResponderExcluir
  12. Lindo e emocionante conto. Quantas historias não existem assim, com final feliz como a sua. Um abraço a vc, Doril, me perdoe a ausência, ando em viagem curtindo o netinho

    ResponderExcluir
  13. Dorli,que história incrivel! Parece um conto de fadas. Adorei! bjs,

    ResponderExcluir
  14. Dorli, desculpa, acabei de enviar um email
    perguntando sobre esse espaço para comentario.
    Ando meia tonta e não vejo o que esta bem debaixo do meu nariz.
    Perdoa eu.
    Adorei a postagem.
    Depois me da ok se recebeu o email
    que enviei.
    Bjins e linda noite.
    CatiahoAlc./ReflexodAlma

    ResponderExcluir
  15. Que linda história Dorli. Eu até via a menininha com seus retalhos e agulha entre os dedos e dpois as bonequinhas na cestinha. Um exemplo concreto daquela frase: " Em se plantando , dá" Ocupar o tempo com coisas úteis traz benefícios incríveis. É isso, ocupar a mente com um bom aprendizado e não ficar chorando mazelas. Bjs.

    ResponderExcluir
  16. Belo conto.
    E história com final feliz faz bem à alma :)
    bj

    ResponderExcluir