sábado, 21 de março de 2015

Água nossa de cada dia ( 22/03)



A água na Terra nunca irá se acabar, mas poderá se transformar de uma tal forma que daqui a quase um século ela poderá ser inútil para os seres viventes e as plantas. Vejamos:
Atualmente o povo está brincando com a água e o seu desperdício ameaça as reservas d'água e se os órgãos competentes não tomarem sérias providências irá faltar água em muitas metrópoles.
Na minha modéstia opinião todo o município deveria ter um departamento de água  e esgoto isolado da prefeitura, pois assim a água seria cobrada como a energia e o telefone e, com certeza todos pagariam a água que não seria barata como é, economizariam e se não pagasse na terceira conta com avisos de corte a água seria cortada.
Tenho absoluta certeza que todos iriam pagá-las e daria para fazer mais reservatórios para o município e seus funcionários seriam concursados, mas poderiam ser demitidos por incompetência. Daí o medo da demissão todos trabalhariam pra valer. Falo isso porque trabalhei num departamento de água e esgoto e todos trabalhavam bem e era muito difícil algum funcionário ser mandado embora.
A água na Terra é subdividida em 97% salgada, 2% gelo e 1% de água doce e com as queimadas em série, a terra ficará pobre e as mananciais irão secar em algumas regiões, onde a seca fará morada trazendo prejuízos para a municipalidade. Falo, mesmo porque minha cidade é rodeada de canaviais.
Com as mudanças bruscas das temperaturas as geleiras que são de água doce irão derreter, se misturarão com as águas dos oceanos que são salgadas e os mesmos com tantas águas irão acabar com as lindas cidades praianas e mais para frente, se persistir o descaso, as ondas virão mais fortes e suas águas irão se misturar com as águas dos rios. Agora pergunto quem sobreviverá bebendo água salgada?
Os ricos viverão por algum tempo com as máquinas dessalinizadoras e nós da classe média e os pobres, morreremos todos. 
Em alguns lugares estão usando essas águas. Agora pergunto: Quem poderá pagar uma garrafinha dessa água a 4 reais cada? Eu não poderia pois tomo de 5 a 6 delas por dia.
Mesmo com a invenção das máquinas dessalinizadoras caseiras, onde as pessoas irão buscar água?
As máquinas de dessalinização( que são caríssimas) dariam conta de retirar todo o sal da água do planeta? De onde viria a chuva com a seca global? Meus Deus, que todos tenhamos consciências.


20 comentários:

  1. Que a consciência chegue e rápido!!! Tão importante é a água, tantos problemas! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Que todos tenhamos consciência e que muitos demonstrem saber o que é ter consciência. Belo e bem pertinente o texto para o momento atual.

    Beijos,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  3. O problema consiste em educar e consciencializar as nossas crianças para o que já se passa no planeta em relação à água, e o que poderá acontecer.
    Em Portugal o sistema é como a amiga descreve e não resulta. Ainda hoje ouvi uma notícia assustadora. Que o país desperdiça quase 50% da agua. E ela é paga como a luz e o gás, mais de dois meses sem pagar dá corte e não é barata.
    Um abraço e bom Domingo

    ResponderExcluir
  4. A água é um bem essencial, é necessário sensibilizar os mais novos e educar também os mais idosos de que temos de consumir com moderação. Pequenos gestos em nossas casas podem fazer muita diferença.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  5. Olá, Dorli!
    Eu também já escrevi algo sobre a água, mais especificamente sobre o processo da chuva, que na verdade é o único purificador de água grátis que realmente funciona em grandes quantidades, só que o que vejo nos noticiários, além da demagogia dos políticos sobre o assunto, é o desmatamento das florestas que só aumentam, e cujas são quem produzem as chuvas que abastecem os rios "brasileiros" e mantém o solo umedecido pelas suas sombras, além dos oceanos é claro.
    Ao meu ver, esse comportamento das autoridades, só pode nos levar mesmo à uma coisa: uma guerra pela falta de água, pois assim como acontece na África quando aumenta demais a quantidade de elefantes, e eles derrubam toda a mata, ocorre um período prolongado de seca. Daí morre um grande número deles, até que o seu pequeno número permita que as árvores cresçam de novo, e o ciclo possa recomeçar.
    Triste raciocínio, mas parece que é assim que caminha a humanidade.
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  6. Belo texto!!
    Cuidar da "terra" pertence a cada um de nós, certo? Haja consciência e humanidade.

    Beijinho, bom Domingo.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  7. Oi Dorli,já estamos quase completamente sem água,pela ganância dos destruidores das nossas matas,principalmente da Floresta Amazônica,cuja extensão total aproximada é de 5,5 milhões de km², sobrepondo-se à área da bacia hidrográfica amazônica com 7 milhões de km² (incluindo a bacia dos rios Araguaia e Tocantins). A floresta amazônica distribui-se mais ou menos da seguinte forma, dentro e fora do território nacional: 60% no Brasil, e o restante (40%) pela Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru, Suriname e Venezuela.
    Ou seja 60 % pertence ao Brasil que já está praticamente destruída e ela é o pulmão que forma o oxigênio dos seres vivos.
    Um texto maravilhoso amiga e que todos tenham consciência
    Obs-Alguns dados retirados do Google.

    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Finalmente começaram a valorizar a preciosidade insubstituível desse líquido.

    A propósito da tua visita no experienciatitude.blogspot, sugiro o link abaixo para conheceres a tradução do Pai Nosso em aramaico. Notarás que é um pouco diferente daquela introduzida na Bíblia.

    https://www.youtube.com/watch?v=obDl2e55fA4


    Boa semana.

    ResponderExcluir
  9. Pois é, e estou horrorizada com o que está acontecendo em São Paulo! Nunca imaginei. E fica por isso mesmo... Cruzes, é a mão da politicagem.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Querida Dorli, muito obrigada pelo seu comentário.

    Este seu texto é de uma importância vital para despertar consciências! A água é vital e finita!

    Um grande beijinho da Nina

    ResponderExcluir
  11. Realmente, Dorli, que as pessoas se conscientizem desta realidade!
    Obrigada pelas visitas por lá...
    Um abraço grande de cá, férias...

    ResponderExcluir
  12. Dorli querida bela postagem.
    A população que se cuide e
    cuide desse bem sagrada
    e de primeira necessidade.
    Bjus amada.

    ResponderExcluir
  13. Oi Dorli,passando para desejar a você também uma linda noite.
    bjs amiga.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  14. Excelente texto,Dorli que mostra a necesidade urgente da consciencia da humanaidade para o problema da falta de água. Bjs e ótima semana,

    ResponderExcluir
  15. Muito bom seu texto, pois com a escassez de água já estamos fazendo ideia do que será se nada for feito, se não haver de fato a conscientização!
    A nossa amiga em comum, Carmem, mostrou como anda o desmatamento na floresta amazônica e o quanto isso poderá no futuro prejudicar ainda mais, inconsequência que custará caro à todos!
    Amei ler aqui e obrigada linda amiga por me incluir em sua lista de leitura, fico muito feliz com isso, amo interagir contigo!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  16. Um texto muito interessante! que rapidamente as pessoas se consciencializem desta realidade!
    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Dorli, muito bom seu texto! Torço para que todos tenham consciência dessa nossa realidade!
    Beijos e uma linda semana!
    Amara

    ResponderExcluir
  18. Dorli, perfeito! Um texto pra ser lido nas escolas.
    beijogrande

    ResponderExcluir
  19. Um alerta para o que poderá acontecer se não tivermos "juízo".
    Um abraço e uma boa semana.

    ResponderExcluir
  20. N´s temos muito que difundir esse tipo de alerta.
    Por mais que gritemos, os homens parecem não ouvir!
    Abraço

    ResponderExcluir