quarta-feira, 8 de julho de 2015

O HOMEM VOANDO



Uma das maiores invenções humanas de todos os tempos foi, sem dúvida, o avião.
Com ele, foi possível encurtar distâncias e tornar o mundo mais acessível para milhões de pessoas. Se no começo do século XX uma viagem de navio entre dois continentes durava vários dias, o mesmo percurso pode ser feito hoje em poucas horas a bordo de um avião moderno.



O PRINCÍPIO


A partir de 1903, os irmãos Norte-americanos Wright realizaram uma série de pequenos voos com aviões pelos Estados Unidos, mas nenhuma autoridade estava lá para comprovar. No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont foi o responsável pelo primeiro voo reconhecido da história: ele saiu do chão a bordo do seu 14 bis em Paris. O feito durou exatos 21 segundos. A partir de então, o desenvolvimento dos aviões foi impressionante, mudando definitivamente a história dos meios de transporte.


MORTE DE SANTOS DUMONT

O PRINCÍPIO


A partir de 1903, os irmãos Norte-americanos Wright realizaram uma série de pequenos voos com aviões pelos Estados Unidos, mas nenhuma autoridade estava lá para comprovar. No dia 23 de outubro de 1906, o brasileiro Santos Dumont foi o responsável pelo primeiro voo reconhecido da história: ele saiu do chão a bordo do seu 14 bis em Paris. O feito durou exatos 21 segundos. A partir de então, o desenvolvimento dos aviões foi impressionante, mudando definitivamente a história dos meios de transporte.

Alguns aviões militares de hoje são
chamados de caças

No começo do século XX, os aviões eram utilizados principalmente ma área militar. Muitos simples e sem cabine, ele podiam percorrer grandes distâncias. A partir de 1919, a aviação começou a se desenvolver com uma série de novos equipamentos e o surgimento dos aviões inteiramente fechados.
Nesse ano, aconteceu o primeiro voo que atravessou o Atlântico, entre Canadá e a Irlanda. Daí em diante, o mundo começou a perceber a utilidade desse aparelho, que não parou de progredir.




A partir da segunda guerra mundial, iniciada em 1939, foram desenvolvido aviões com motores a jato, capazes de atingir 960 km/h. Ao final da Guerra foram criados aviões que ultrapassavam os 1.220 km/h.
Em 1958, foi inaugurado o primeiro Boeing 707, avião a jato  com grande capacidade de passageiros. No começo década de 1970 já era possível voar acima dos 10 mil metros de altura.





O Concorde é o avião de passageiros
mais veloz do mundo

Em 1962, a França e Inglaterra começaram a trabalhar juntos na construção do Concorde, mas só em 1976 ele começou a transportar passageiros. Com a impressionante velocidade de 2.220 km/h, consegue dar uma volta ao redor do mundo em 30 horas.
É possível viajar com ele de Paris ou Londres até Nova York em pouco mais de 3 horas.

Fonte: Coleção Recreio


terça-feira, 7 de julho de 2015

Que saudades!


Nessa metrópole deixei minha juventude, emprestei minha beleza, minha inteligência, minha força física e mental, perdi um amor, meus anos de "glamour", mas o tempo passou e me carregou junto com ele. Aí senti saudades...
Saudades do meu pequeno rincão, saudades dos campos floridos, hoje circundados com os canaviais, saudades das bicas d'águas, onde bebia dela, pura, com as mãos sujas, saudades das fazendas onde nadava no açude, andava a cavalo e ia nos arrasta-pé nas festas juninas.
Antes tivesse ficado lá. Voltei com meu filhinho, chorei uma cidade diferente, ninguém mais cá tem tempo de conversar, é só comprar, invejar e se endividar. Muitos amigos nunca mais os vi: morreram. Aí chorei, pois se não tivesse ido pra cidade grande, não teria essas saudades.
Quis conhecer "outro mundo" e cozinhei saudades. Minha vida foi uma enxurrada de desgostos que afoguei aos poucos no nada, já que voltei, tive que me adaptar, arrumei um outro emprego, novo amor que me faz feliz, pois só o amor da sentido a vida.
Vou fazer uma lavagem cerebral no meu passado, houve momentos bons, mas cá no meu rincão há felicidade diariamente: minha família; pois Deus me presenteou com um amor inusitado.


segunda-feira, 6 de julho de 2015

SONHO DE VOAR

VOAR

Voar sempre foi um sonho da humanidade, fazendo parte da mitologia grega. Por volta de 1250, o frade inglês Roger Bacon, desenhou o ortóptero( não existe o desenho) máquina voadora que bate as asas como um pássaro, mas não conseguiu construí-la. Em 1490 Leonardo da Vinci projetou algumas máquinas voadoras, também do tipo ortóptero , depois de estudar os voos dos pássaros. 






Demorou quase 300 anos, porém, para que o homem conseguisse sair do chão, a bordo de um balão.





Com os balões, o ser humano
conseguiu levantar voo
pela primeira vez


Em 1783, a história registrava o primeiro voo humano a bordo de um balão inflado com ar quente. O feito aconteceu em Paris, na França. No início, os balões eram inflados com fumaça. Mais tarde, optou-se pela segurança oferecida pelo gás hélio, que não pega fogo. O brasileiro Santos Dumont contribuiu bastante para o aperfeiçoamento dos balões, que têm a desvantagem de serem muito difíceis de controlar.






Em 1851, Henri Giffard construiu um balão com formato de charuto e com um motor a vapor, criando o dirigível, mais fácil de controlar que os balões até então existentes.O grande passo para o aperfeiçoamento dos dirigíveis foi dado com a adaptação de motores a gasolina, feita pelo brasileiro Santos Dumont.



O primeiro modelo de helicóptero foi idealizado por Leonardo da Vinci no século XV. Mas só com as inovações tecnológicas do século XX foi possível p primeiro voo bem - sucedido, ocorrido em 1937. O helicóptero tem sido muito utilizados pelos bombeiros nos regastes de pessoas em perigo ou nas grandes cidades por quem pode pagar caro para fugir do trânsito.





Com a asa Delta o homem
pôde sentir a sensação de voar



ASA -DELTA HOJE



Criada em 1960, a asa-delta foi o meio mais próximo que o ser humano encontrou para voar como os pássaros. Sua armação é feita de alumínio, coberto de tecido de lona. No meio, existe outra armação de tubos metálicos, na qual o piloto se segura.
A pessoa pula de um morro e os ventos se encarregam de fazer a asa-delta voar. Mas é preciso, além de treino, observar bem as condições do tempo para poder voar com segurança.

Fonte: Coleção Recreio



domingo, 5 de julho de 2015

Encontro de duas almas



www.albertopancorbo.com/

Somos duas almas 
num único corpo
Que na Terra sofreu 
 tristes dissabores da vida
Uma noite sem luar 
um carro desgovernado
Uma freada brusca
a escuridão sem fim...
De repente nos entreolhamos
vimos nosso carro destroçado
nossos corpos ensanguentados
Amor, a carne aqui ficará 
subiremos a um lindo lugar
Nesse lugar nós seremos um 
a viver um amor infinito
Nunca teremos mais fome, dores 
e nem veremos sofrimentos
 É o lugar das almas santas 
que logo nos receberão
Nisso ouvimos um mavioso som 
e uma multidão de almas
tocando linda música em cornetas
Nos desgrudamos para sermos 
recebidos num belo reino
Onde só mora o amor!!


sábado, 4 de julho de 2015

Máquina do século






O automóvel é o meio de transporte mais utilizado do mundo. Sua indústria tornou-se a mais poderosa do século XX, movimentando bilhões de dólares anualmente. Mas nem sempre foi assim. Para alcançar essa situação atual, muitas pessoas trabalharam nessa criação a partir de 1771, quando o francês Nicolas-Joseph Cugnot criou um veículo de três rodas movido a vapor.



Carroças motorizadas
Veículo por Daimler
em 1886




Os alemães Carl Benz e Gottlieb Daimler foram pioneiros na utlilização da gasolina. Benz criou em 1885 um motor movido com esse combustível e o instalou na parte de trás de um triciclo, sendo considerado o primeiro automóvel do mundo.
Já o motor inventado por Daimler possuía maior potência e foi adaptado em uma carroça com quatro rodas em 1886. Pouco depois, os franceses Emile Levassor e René Panhard aperfeiçoaram o carro desenvolvido por Daimler.






Graças à visão comercial do norte-americano Henry Ford, os automóveis inventados na França e aperfeiçoados na Alemanha foram fabricados em série e popularizados nos Estados Unidos. Ele defendia a ideia de que, produzindo automóveis em grande quantidade e sem luxo, poderia vendê-los por preços mais baixos. Seu modelo "T", lançado em 1908, alcançou a marca de 16 milhões milhões de unidades vendidas em 25 anos de fabricação.




O primeiro Fusca foi produzido na Alemanha em 1936. De lá para cá foi o carro mais popular que o mundo já conheceu. Pequeno, simpático e mais barato que os outros conquistou milhões de fãs.


  No Brasil, o Wolkswagem recebeu
o apelido de " Fusquinha "

O Fusca começou a ser produzido no Brasil a partir de 1959. Sua produção foi interompida em 1986, reativada em 1993 e encerrada de vez em 1996. Na Alemanha deixou de ser fabricado em 1978. Em 1998, a Volkswagen apresentou o "New Beetle", o novo Fusca, que virou mania nos estados Unidos.






O SONHO DE CONSUMO

  Os carros conversíveis
São muito desejados.


Hoje em dia os carros são símbolo de riqueza. Grande parte da população do mundo tem como um dos grandes objetivos de vida comprar um carro novo. Automóveis como Ferrari, Lamborghini, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Jaguar estão entre os mais cobiçados, custando verdadeiras fortunas.

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Enxugue as minhas lágrimas
Não as deixe derreter com o sol
Pois amanhã o frio será intenso
Irei beber partículas de orvalho



sexta-feira, 3 de julho de 2015

NOS TRILHOS



No século XVIII, diversos inventos surpreenderam o mundo. Um deles foi o trem, meio de transporte em que uma locomotiva puxa vários vagões de cargas ou passageiros. O combustível era o vapor obtido pela queima do carvão. Por soltarem muita fumaça na chaminé, ficaram conhecidos como maria-fumaças ( Eu andei muito de maria-fumaça para estudar noutra cidade, fazíamos a maior farra.kkk ).


Colecão Recreio
LOCOMOTIVAS
A criação da locomotiva a vapor dependeu das experiências de diversos cientistas, mas o inglês George Stephenson é considerado seu verdadeiro inventor. Junto com o filho Robert Stephenson, fundou em 1823 a primeira fábrica de locomotivas do mundo. Além disso, eles construíram em 1839 a primeira estrada de ferro para o transporte de passageiros, entre Liverpool e Manchester, na criação do alemão Werner von Siemens.



Com o passar do tempo, os trens mostraram-se cada vez mais úteis no transporte de cargas quanto de passageiros. Vários países passaram a adotá-los, aumentando também a rede de trilhos. Hoje, eles fazem parte do transporte público de diversas regiões do mundo, transportando milhões de pessoas. Na Europa, mais de 170mil km de ferrovias, que ligam dezenas de países.




A viação ferroviária começou a existir no Brasil em 1852, por iniciativa de Irineu Evangelista de Sousa, o Barão de Mauá. Ele foi responsável pela construção e exploração de uma ferrovia entre o Rio de Janeiro e a Serra de Petrópolis. O primeiro trecho foi inaugurado em 30 de abril de 1854 por D. Pedro II



quinta-feira, 2 de julho de 2015

OS PIONEIROS


Os barcos egípcios eram de madeiras 
movido a remo


Os povos antigamente construíam canoas  e balsas de madeira para aproveitar as correntezas dos rios e viajar para mais longe. Eles se utilizaram de varas ou remos para movimentar essas embarcações. Mas sem recursos que lhes permitissem percorrer grandes distâncias, os primeiros navegadores faziam constantes paradas. Formaram-se, assim, os primeiros postos comerciais, às margens do Rio Nilo, no Egito.
Nessas primitivas aldeias eram feitas trocas de alimentos, azeite, bebidas, tecidos e animais.


A criação de barcos a vela, impulsionados pela força dos ventos, tornou mais rápido o transporte de mercadorias para lugares casa vez mais distantes, enfrentando o mar. Na Antiguidades, os hebreus faziam comércio com os países do Oriente a partir do Mar Vermelho, localizados entre a áfrica e os países árabes. Em troca de trigo e azeite, recebiam ouro, pedras preciosas, marfim e animais. Já os cretenses e, depois, os fenícios compravam e vendiam mercadorias ao longo do Mar Mediterrâneo, entre a Europa e a África.



Nos séculos XV e XVI, o poder era exercido por reis, que precisavam cada vez mais expandir seus domínios.
Graças ao aprendizado de novas técnicas de navegação e a navegação e à construção de caravelas, que podiam navegar mais longe, reinos com Portugal, Inglaterra, França, Holanda e Espanha lançaram-se pelos mares e oceanos. O objetivo era estabelecer comércio com países do Oriente e também descobrir outros territórios, como foi o caso do Brasil.







A bússola existe na China desde cerca de 1000a.C.
É um instrumento com uma agulha de metal que sempre aponta para a direção norte, facilitando a localização geográfica. É indispensável para a navegação e foi fundamental na expansão marítima.

Fonte: Coleção Recreio

quarta-feira, 1 de julho de 2015

1ª continuação de ( Meios de transportes)



O homem da PRÉ-HISTÓRIA era nômade, ou seja, não possuía moradia fixa. Por isso, vivia se deslocando a pé em busca de alimentos, principalmente frutos, ervas e raízes.
Por volta do ano 8000 a.C., aprendeu a cultivar as plantas. Dessa maneira, surgiam os primeiros agricultores do planeta.








Mais ou menos no ano 6000 a.C., os povos primitivos começaram a domesticar os animais. Primeiro, o ser humano aprendeu a montá-los, como no caso dos cavalos ou ou dos camelos. Depois, passou a utilizá-los também para levar cargas, facilitando dos seus bens quando iam atrás de terras férteis onde pudessem se fixar por determinado período.

Fonte: Coleção Recreio



terça-feira, 30 de junho de 2015

2ª Continuação de ( Meios de transporte)- Desculpem pulei a 1ª continuação, posto amanhã

A RODA


Com a invenção da roda , por volta de 4.500 a.C., foram desenvolvidas carretas de madeira. Elas eram puxadas por animais domesticados, entre eles o boi e o cavalo. 
Nessa época, o ser humano construiu as primeiras estradas, que facilitaram o transporte de cargas e o deslocamento das tropas de guerra.

TRIBOS NÔMADES
O camelo é muito utilizado pelos povos nômades

Os povos nômades vivem em tribos e ainda hoje é possível encontrá-los principalmente nos desertos. Um exemplo são os beduínos, que se deslocam constantemente entre os países árabes à procura de terras férteis para seus animais.
Outro povo nômade sãos os tuaregues, que percorrem vários países africanos pelo deserto de Saara.

AMIGOS DO HOMEM
Os cães já puxavam trenós no início do século xx na
cidade se Skagway, no Alasca

Os cachorros também também são muito úteis no transporte de cargas. Os esquimós que vivem no Canadá, no Alasca e na Sibéria, são um exemplo de povos que utilizam os cães para puxar trenós na neve.

Fonte: Coleção Recreio



segunda-feira, 29 de junho de 2015

MEIOS DE TRANSPORTES ( Encurtando distância)

CARROÇAS DE MADEIRAS PUXADAS POR
ONAGROS- ESPÉCIE DE CAVALO


                                                     
A história dos transportes é muito antiga. Ela começou quando se percebeu que os animais poderiam ser utilizados para carregar cargas.
A Mesopotâmia, berço da civilização, foi também o nascedouro dos veículos sobre rodas. As primeiras carroças eram de madeiras e couro, tinham um tronco como rodas e eram puxadas por onagros ( espécie de cavalos)


De lá para cá, muita coisa mudou. Diversos meios foram encontrados para percorrer várias distâncias.
Se no começo do século XX, a bordo de navios, viajar de um continente para o outro demorava vários dias, hoje pode-se fazer o mesmo percurso em poucas horas, com os modernos aviões. Que tal embarcar numa viagem ao longo dessa evolução?


Fonte: coleção Recreio
É só o começo.kkk



sábado, 27 de junho de 2015

Decepção aos quinze anos




Foste tu Charles quem me fizeste triste
No auge da minha vida,sofri, desapareceste
Não vieste na festa dos meus quinze anos
Magoaste meu pobre coração com desenganos

Nunca mais Charles estarás nos meus planos
Irei procurar outro amor que seja incomparável
Se tentar retorno Charles e arrependimentos
Não terás tua "bonequinha boba" indispensável

Amo demais minha vida para jogá-la no lixo
Amor é coisa que prende dois corações
Tenho muito tempo para escolher com capricho
Aquele homem íntegro à unir nossos corações

Tu ficarás no eterno passado escuro e longínquo
Sofrerás sempre a triste dor do abandono
Em mim fará morada a felicidade que será plena



sexta-feira, 26 de junho de 2015

Uma triste história de amor



A neve caía e lá estava ele com um flor na mão, pensativo. O que passaria pela sua cabeça? Um amor que morreu? Uma traição que fisgava seu coração como uma faca sem corte, onde a dor era maior?
Sempre passava por ele e o cumprimentava, ele apenas balançava a cabeça, mas parecendo um boneco e não conseguia tira-lhe uma palavra sequer. Intriguei.
Meu nome é Zilda e, como todas as mulheres, sou curiosa e não fujo a regra.Passei por ele o cumprimentei ele balançou a cabeça, então disse: não é assim que se cumprimenta uma mulher. Sentei e, como matraca comecei a indagar tanto que o senhorzinho falou: o que você quer? O que eu quero? Há anos que passo por aqui e o vejo cabisbaixo e ainda pergunta o que eu quero? Quero saber que mágoa foi essa que fez o senhor se isolar do mundo e das pessoas.
Eu me chamo Cleiton, tenho sessenta anos e desde que perdi minha mulher no parto saí pelo mundo a procura de mim mesmo e até agora não consigo me ver como as outras pessoas, pois além da morte de minha amada, não quis saber do meu filho, hoje já deve ser um homem maduro. Minha vida escorregou pelo desastre amoroso, moro num barraco gelado e faço uns bicos para comer.
Meu Deus, eu disse. Por que ir contra os desígnios de Deus? Hoje poderia ter outra vida em companhia do seu filho e talvez de uma outra mulher para ter uma família feliz.
É disse Cleiton, agora o tempo ficou pra trás e não consigo me ver....Nisso passa um rapaz olhou para mim e disse: posso senta-me nesse banco? Claro disse Zilda.
Pôxa, disse Zilda, faz tempo que não vejo passar por essas bandas pobres um jovem tão lindo, qual é seu nome? Renato, respondeu.
Todas as férias eu rodo muitos lugares à procura de meu pai que nunca vi, só sei que o nome dele é ou era Cleiton....O velho desmaiou.
Levamos para o hospital, ele recuperou, pudemos entrar na enfermaria e nessa altura Zilda já havia dito o nome do seu pai que estava à sua procura. Abrimos a porta, Cleiton, ainda fraco, chorou e Renato pegou suas mãos enrugadas as beijou e disse: a minha procura terminou.
E você Zilda é casada? Não, nunca nem namorei... Nisso passa um carro muito bonito com um motorista e disse a Zilda, vá buscar seus documentos e vamos cair fora daqui. Zilda não tinha ninguém também.
A viagem foi demorada, felizmente chegamos. É aqui que mora disse Zilda. É sua faladeira e riu. Desceram.
Os empregados vieram nos receber e no outro dia começou a chegar tantas coisas lindas que quase desmaiei: roupas lindas para o pai e para mim e disse aos empregados: tratem muito bem os dois, pois ele é meu pai e ela minha noiva, fiquei tontinha e caí, ele beijou meus lábios, me pegou no colo, levou-me pra minha cama e disse: sua doidinha, apaixonei-me pelo seu jeito atrevido de ser, não quero que mude, só que irá se vestir como uma princesa.
Depois de três meses estávamos casados e os três muito felizes, Renato sentiu as dores do pai e até hoje tem longos "papos".