sexta-feira, 10 de julho de 2015

TRÂNSITO PESADO




O crescente número de automóveis, caminhões e ônibus, produzidos no país levou à construção e à modernização de diversas rodovias. O transporte rodoviário passou a ser o principal meio de ligação e abastecimentos entre as regiões do Brasil.
Essa alternativa, ao contrário da opção de ferrovias, não é a melhor para o país, que acaba perdendo muito dinheiro com os gastos de combustíveis com a manutenção das estradas afetadas pelo grande peso dos caminhões.


As grandes rodovias que interligam o país, começaram a ser construídas à partir de 1960. Isso fez com que o uso dos trens de cargas fosse diminuindo aos poucos. Hoje, a maior parte do transporte de produtos no Brasil é feito por estradas, elevando os custos das mercadorias. Isso porque são necessários vários caminhões para abastecer todos os Estados. Além disso, o consumo de combustível é alto, muitas rodovias não oferecem boas condições e o tempo de percurso é enorme.



O trânsito é hoje um dos principais problemas das metrópoles brasileiras. Com o aumento do número de automóveis e caminhões e a falta de bons sistemas de transportes coletivos, como ônibus e caminhões, percorrer pequenos trechos demora muito mais do que deveria, devido aos congestionamentos. A construção de grandes túneis e viadutos para aliviar o trânsito não tem dado resultado, preocupando cada vez mais os moradores dessas cidades.


crédito da imagem


crédito da imagem


Poucos trens

Com o surgimento das grandes rodovias, as ferrovias começaram a perder espaço no Brasil. Mesmo sendo mais barato, porque os trens comportam muito mais carga do que os caminhões, o volume de transporte ferroviário é pequeno se comparado ao rodoviário. Nas grandes cidades,onde poderia ser uma solução para o trânsito, esse transporte também é mal utilizado: Muitos trens são velhos e mal cuidados e as linhas são poucas.
Quem sofre são os passageiros.

Fonte: Coleção Recreio




12 comentários:

  1. O trânsito está louco, desordenado e mal orientado! Faz falta o trem ser mais usado! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  2. E ainda bem que tudo muda...mas mesmo assim há muita confusão...Gostei!

    Bom fim de semana
    beijos

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Amiga Dorli, aqui em São Paulo tem os trens de carga que vemos todas as vezes que descemos a Serra à Santos, eles são lentos, mas com tantos vagões que com certeza levam muito mais cargas do que os caminhões que correm riscos nas estradas.
    Pena que não investem muito nesse meio de transporte, seria o ideal, mas infelizmente é assim.
    Quanto ao transporte de passageiros, há trens e muitos, inclusive os metropolitanos, mas a população aumentou consideravelmente, está cada vez mais complicado, nem vejo soluções a curto prazo!
    Amei ler aqui linda amiga, tens nos mostrado um trabalho bem elaborado, sua inteligência é impar, parabéns!
    Abraços apertados!

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Dorli,
    Não foi equívoco não...rs eu tratei por violeta como uma forma carinhosa depois que vi tantas imagens de violetas no blog.
    Sabia sim que era Lua Singular e que seu nome é Dorli, me desculpa. Não precisa mudar o seu comentário no meu blog não, essas coisas acontecem.E se vc não quiser publicar esse comentário sem problemas.
    Um abraço e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Un felice fine settimana per te...ciao.

    ResponderExcluir
  6. Oi Dorli e seria bom se o trânsito fosse como antigamente,aqui na cidade de São Paulo é simplesmente caótico.
    Mesmo com toda essa bagagem de metrôs,ônibus e trens,o povo sofre,tanto por mal atendimento,ou pelas greves.
    Ainda faltam melhorias para termos condições de bons transportes.
    Adorei sua postagem
    Bjs e um ótimo final de semana.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Dorli, como vai?
    Em minha cidade o trânsito mudou completamente em dez anos... aumentaram a oferta de carros e a estrutura não acompanhou a demanda, sem falar nos custos para transporte, cada vez mais altos. Não tenho carro e utilizo ônibus e bicicletas, mas sei que nos grandes centros a situação é caótica. Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Dorli, creio que por todo o lado, a ferrovias, a não ser o designados METROS citadinos, tendem a perder, hegemonia, para as rodovias.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olá, querida Dorli
    Moro em cidade pequena mas quando viajo é triste o que vejo em todos os sentidos e, sobretudo, no trânsito...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  10. Olá Dorli, tudo bem? Postagens reais, a cara do sofrimento do trabalhador brasileiro, Creio que esse caos se deve ao num de carros particular e ao descaso das autoridades que não conhecem que é viajar numa lata de sardinha. Já enfrentei muito isso, trabalhei 14 anos no Rio e sei o que é viajar de ônibus e trem, na minha época não havia metrô.
    Preciosas postagens.

    Bjs!

    ResponderExcluir
  11. OI DORLI!
    UM MAL DE TODAS AS CIDADES GRANDES DE NOSSO PAÍS.
    MAS, DIGA-SE DE PASSAGEM QUE É UMA GRANDE BURRICE O FIM DAS LINHAS FÉRREAS POIS O TREM, DARIA VAZÃO AS CARGAS COM UM PREÇO INFINITAMENTE MENOR, SEM SOBRECARREGAR AS RODOVIAS.
    QUEM SABE AINDA SERÃO REATIVADOS/
    MUITO BOM TEU POST.
    ABRÇS
    -http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dorli, quem sofre com esse trânsito caótico é o trabalhador e o estudantes.
    Aqui no Rio com a chegada dos novos trens, deve melhorar um pouco!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir