segunda-feira, 29 de julho de 2019

Ative seu cérebro


viva 50.com.br

O cérebro é uma máquina poderosa do nosso corpo para que possamos ser uma pessoa que faz a diferença em muitas atividades. Temos que ativá-lo através da leitura, de pesquisas sobre quaisquer temas propostos, tanto na escola da vida ou numa excelente Faculdade.
De nada valerá a pena se tivermos uma mente preguiçosa que precisa só do diploma e brinca conforme o dono dela, que por muitas vezes "dorme na praia" um sono profundo e quando acorda já é muito tarde, envelheceu e nada fez.
Há pessoas e pessoas. Vou falar de uma família pobre e feliz, mas sem condições para estudar seus filhos: três meninos e uma menina com mentes ativas. O quê fazer se questionavam os pais, pois somos catadores de sucatas... Seus filhos iam juntos e ficavam atentos se os mais favorecidos jogassem livros e revistas velhas, os quais separavam num saco e ao chegar em casa se deliciavam com imagens e escritos.
Os pais resolveram que eles deveriam estudar, cada um nas suas séries e assim foi feito, como eram muito pobres todos eles ganharam todo material do governo, que antigamente era chamado de "caixa" e, por ironia do destino a menina era super dotada e ajudava seus irmãos normais quanto ao estudo. Leila era o o seu nome, muito linda, humilde e não media esforços na hora do dever de casa dos irmãos.
E como nada é por acaso, seus pais foram fazer o Mobral, se alfabetizaram e foram trabalhar na Prefeitura de uma metrópole como lixeiros, enfim um trabalho honesto. Quantas felicidades!
O tempo passou todos se formaram, o menino veterinário e as meninas professoras e todos eles se casaram muito bem e não cessaram de estudar: fizeram Faculdades, as gratuitas, passaram porque eram inteligentes e todos tinham um foco: vencer e todos juntos comprarem um linda casinha n'outro bairro mais perto da cidade para seus pais que ora aposentados saíssem de mãos dadas pelas ruas da cidade grande felizes por terem criado quatro filhos que hoje casados só lhe deram orgulho.

12 comentários:

  1. Que linda história, é da sua família? Muito legal, o estudo muda a sociedade. Precisamos ler e aprender para não estagnar nosso cognitivo e para evoluir nosso Brasil, para que os governantes naõ nos enganem e nem nos tratem como nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não Erica,
      Eu sempre fui sortuda: kkk
      Amei seu comentário.
      Beijos
      Lua Singular

      Excluir
  2. Me encanto la lectura y estoy muy de acuerdo con el comentario de la Sra. Erika Oliveira. Saludos!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o texto, sempre belo e impactante! Beijo para a autora!

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde de paz, querida amiga Dorli!
    Está melhor de saúde? Tomara que sim!
    Você prende a atenção dos seus leitores num conto muito cheio de vida.
    Tenha dias abencoados!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
  5. Gostei do que li
    Mto bom
    Bjs
    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Carinhosa e Meiguinha...

    ResponderExcluir
  6. Uma lição de vida!
    Mesmo sem condições,há sempre uma porta aberta àqueles que desejam estudar e abrir a sua mente.
    Amei o texto Dorli.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  7. Tenho percorrido o teu maravilhoso blogue e verifico que estás em forma como nunca. Parabéns querida, a partir de agora prometo vir aqui regularmente.
    Beijinho doce

    ResponderExcluir