sexta-feira, 20 de novembro de 2020

20 de novembro: Alguém se lembra desta data 1695?

REPOSTAGEM

Antônio Parreiras - Zumbi 2.jpg 

Pintura por Antonio

Parreiras

20 de novembro e 1695. Há exatamente 325 anos era assassinado um homem chamado Francisco. Poderia ser um homem qualquer, não fosse o fato deste homem ter sido Zumbi, o grande líder do Quilombo dos Palmares, sucessor de Ganga Zumba. Tanto tempo depois parece que sua vida foi em vão, mas não foi. Num país onde a figura de uma pessoa como Tiradentes é mais cultuada( pelo seu pequeno ideal e pouca atitude) que uma pessoa  como foi Zumbi ( por seu combate e luta pela emancipação de uma raça) deve mesmo continuar no fundo do poço.

 "Trezentos anos depois, a situação parece continuar a mesma."   Os negros continuam confinados em guetos, enquanto a classe média( de maioria branca) se tranca freneticamente nas suas casas extremamente seguras com medo da violência que eles mesmo patrocinaram. Gandhi dizia que era injustiça acreditar em algo e não vivê-lo. A situação dos negros de hoje é a síntese desse pensamento, pois todos acreditamos numa liberdade dada pela princesa Isabel, quando na verdade o que sempre nos parece é a visão do gueto. A mídia também é um reflexo desta sociedade racista como é a brasileira.

 Os negros só estão em evidências em jogos de futebol e no carnaval. Nas propagandas, são tão escassos quanto nas telenovelas. Isso irá refletir nas crianças negras, que assistem televisão e não se veem representadas e, consequentemente acabam se achando fisicamente feias, pois tem como o belo e bonito, os brancos. Essas crianças por força de um Estado e uma sociedade racista, não sabem quem foram personagens históricos como Malcom X, Martin Luther King, Abadias do Nascimento. ( que por sinal, dizia que todos os governos que o Brasil teve foram contra os negros), André Rebouças, Manoel Congo, entre outros. Isso gera um conflito étnico na criança que sem ajuda e acompanhamento adequado vai passar a vida inteira com a autoestima baixa e, infelizmente, sem identidade.
 Zumbi, enquanto vivo, lutou e não se vendeu. A liberdade foi vezes oferecida a ele para que parasse com a luta contra a escravidão. Zumbi não aceitou. Queria lutar para que todos os negros tivessem a sua liberdade. É esse senso de luta e de revolta que está faltando na grande maioria doas negros de hoje.

Mas a luta contra o racismo não é só dos negros. Quem criou e que cultiva ainda são os brancos, ou seja o racismo não deve ser encarado como " o problema dos negros" ou " a questão negra". Este mal deve ser encarado como um problema de toda a sociedade, para que esta procure soluções sensatas para a situação.
 No fundo, Zumbi ainda está vivo bem na alma de cada negro que ainda luta contra o apartheid" social brasileiro. Só está faltando que esse "Zumbi", dentro de nós, desperte com toda a garra e luta de alguém que foi mais que um simples"intelectual de botequim", foi um herói, um mártir, imortalizado pela sua luta e amor a um ideal chamado liberdade.


Escrito pelo meu querido filho ( na época18 anos )

Cristovam Ramos Neto (negro claro, querido, estudado, educado e inteligente)   💖💗💘
Tem duas Faculdades, estuda para outra e trabalha.

9 comentários:

  1. Lindo texto do teu filho e claro esse homem deve sempre ser lembrado! Bela homenagem à data! beijos, chica

    ResponderExcluir
  2. Os negros são tão inteligentes como os brancos. Infelizmente dão-lhe é menos oportunidades na vida de nela vingarem.
    Felizmente que as coisas vão melhorando e cada vez mais os negros e os brancos são uma família. Mas ainda há muito caminho a percorrer e muitas lágrimas a verter.
    Gostei muito do teu. Parabéns ao seu filho pela acutilante, sábia e inteligente escrita.
    .
    Feliz fim de semana
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Boa noite serena, querida amiga Dorli!
    Parabéns ao filho por escrever tão lindamente.
    Também tive negros na família pois minha avó se casou com um.
    Viva Zumbi dos Palmares de forma especial no dia de hoje!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante deste texto. Obrigada pela partilha! :)
    --
    Tenho sede ...
    -
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  5. Negros, Índios e pessoas desfavorecidas (infelizmente) continuam discriminados pelos bafejados da vida.
    Texto muito interventivo e de actualidade gritante.
    Feliz e oportuna reposição.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  6. Oi Díli que bom ter compartilhado aqui está triste história que apesar de tudo lembra luta e Vitória mesmo no meio de dor. Abaixo todos os preconceitos. Pois perante Deus somos todos iguais. Bjs querida

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Corrigindo seu nome Dorli e também quero parabenizar ao teu lindo filho pelo belo texto bem descrito aqui. Parabéns ao filho e a mãe por compartilhar

      Excluir
  7. Bela a homenagem!
    👏👏👏👏👏... Bj Dorli

    ResponderExcluir
  8. Palmas para o Cristóvam que viu,
    com olhos claros, a escuridão do
    problema. Eu, pobre diabo que sou,
    só vejo o racismo freando a cultura,
    bloqueando a criatividade e a chance
    do negro, pardo e índio, lutarem por
    seus ideais, pois sem as armas que
    a "educação" lhes daria, como conquistar
    um lugar ao sol onde só os audaciosos,
    quando não são brancos, conseguem?
    Um beijo para os pais e o filho que com
    bons olhos vê o que não devia existir.

    ResponderExcluir