quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Mês da primavera! ( Crônica )


صور تتكلم وكلمات ترسم

Depois de um seco inverno que tivemos, está chegando a primavera: onde está a beleza das flores naturais dos campos e as inúmeras árvores coloridas com seus perfumes inebriantes? Pelo ao menos na região onde moro o colorido dos campos é só o verde meio amarelado da cana de açúcar pela falta de chuvas e, nem ela está resistindo; algumas árvores meio secas seguram com dificuldades algumas flores que persistem em nos encantar. Os ipês ainda se veem, menos sorridentes com muita sede. Empobreceram a terra, agora temos que aguentar as mudanças climáticas. O único rio que passa por perto daqui está secando e, com certeza, na estiagem forma  charcos, que irão fomentar doenças, falta de empregos, acarretando gastos extras para as municipalidades.
Por onde se passa as flores são um enorme canavial que não tem fim e, saber que a primavera aqui era tão linda, muitos tinham seu pedaço de chão para plantar alimentos e por onde se passava as flores nos sorriam. Agora emudeceram, é sofrível.
As belas flores temos que comprar num alto custo, pois são as cultivadas e elas abastecem as floriculturas que com sacrifícios têm que buscá-las fora da cidade. Flores que estarão mortas em poucos dias. É lindo rolar na grama sentir os aromas das flores de todos os tipos e cores. Eu rolei, mas hoje isso é impossível, mesmo que arrancasse toda a cana, nessas terras não nasceria nenhuma flor, pois o solo está muito empobrecido e não há como adubar uma imensidão de terra. Deixemos então a cana que não sabemos por quanto tempo irá aguentar.
O que vemos hoje são os canaviais entristecidos, com sede e, não da mais para ouvirmos o gorjeio dos pássaros nas árvores e nem sentirmos os aromas das maravilhosas flores perfumadas. Nossos olhos não veem mais o brilho das antigas primaveras gentis.
Nunca gostei de ganhar flores, pois logo estariam mortas e não quero ser mais uma assassina do que deveria ser natural.




20 comentários:

  1. Olá; Dorli! esta sua publicação é de excelência, só quem escreve com alma consegue escrever de um modo perfeito revelador de bons sentimentos, é o seu caso amiga.
    Passar por este seu belo canto é como absorver agradáveis aromas, obrigado pelos mesmos.

    ResponderExcluir
  2. Votos de muita felicidade.
    AG
    http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  3. Que pena que em tantos lugares assim esteja a situação!

    Pena mesmo!

    Que as coisas possam mudar por aí!

    Que chova, que as flore novamente alegrem corações.

    Descreveste bem a situação dos lugares que assim estão! bjs, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
  4. Verdade! Moramos cercados de um verdadeiro mar verde composto apenas de cana! Complicada nossa situação...beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi minha amiga Dorli,quanto estamos tristes de ver tanta seca,já não sabemos o que irá nos acontecer com essa falta d'água,somente nos resta orar e pedir ao Mestre que deixe cair a chuva que tanto precisamos,para que as flores voltem a sorrir,e a terra germinar os grãos.
    Lindo poetar.
    Bjs,.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  6. É!... Minha cara amiga!... Assim as "coisas" acontecem e nos trazem muita saudade de outros tempos... Tempos maravilhosos que tivemos, fazendo lembrar Caetano Veloso em uma de suas letras: "A força da grana destrói coisas"... Melancolica, porém real e brilhante crônica. Parabéns!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Temos que cuidar da natureza, já não vemos mais aqueles jardins lindo inundados de flores.
    Eu sinto falta de ver essas lindezas enfeitando.
    Eu gosto de receber flores, pena que não ando recebendo rs...

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  8. Belo texto desejando a Primavera
    É a estação do ano que mais gosto, por todo o seu encanto.
    Mas as vezes a natureza trai-nos

    Beijinho


    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  9. Que texto emocionado e triste amiga. E saber que o proprio homem está destruindo a natureza, é lastimável. Nesse nosso Brasil tão imenso, primavera mesmo só na imaginação do mais velhos e dos romanticos e poetas que insistem em vê-la com os olhos da alma. Enorme bj

    ResponderExcluir
  10. É pena que não tenhamos mais a Primavera como a de antigamente, onde os olhos se encantam com a beleza das flores e os jardins (públicos e particulares) vinham mesmo para encher os corações de paz e alegria ao contemplar as diversas e mimosas flores no seu esplendor. Hoje, pouco vemos daquela exuberância de outrora, e ao nos deparar com algum jardim ainda cultivado nos enchemos de tanta admiração e prazer que a alma se perfuma toda, como acontecia quando ainda tínhamos uma bela Primavera para apreciar.
    Teu texto reflexivo ficou muito bonito e muito bem escrito. Bela também é a foto que escolheste! De uma doçura sem par!
    Deixo sorrisos e estrelas para enfeitar teus caminhos,
    Helena

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena, não consegui responder o seu comentário no seu blog.
      Meu blog não é da sapo.
      Obrigada pelo comentário
      Lua Singular

      Excluir
  11. Oi amiga...que triste essa seca.
    Rezo para que chova logo para amenizar os problemas diversos.
    Uma maravilha a sua postagem amiga!
    Beijão
    Mariangela

    ResponderExcluir
  12. Oi querida Dorli, que lindo!
    Que o mês da primavera seja o mais bonito de todos!
    Tenha uma ótima semana, beijos e fique com Deus!

    ResponderExcluir
  13. Oi amiga Dorli
    Já estava com saudade de ler seus textos, gosto de lê-los pois são a realidade da vida de todos nós.
    Infelizmente nem todos os lugares são privilegiados com um bom clima.
    Acho que em algum momento, no decorrer dos anos, todos os estados são prejudicados com enchentes ou secas, e sem dúvida o mais prejudicado nesse caso é o Nordeste.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Dorli, parabéns pelo belíssimo texto! Poeticamente, você descreve a saudade que sentimos da primavera de "ontem". O homem fere a Natureza e ela, no momento certo, dá o troco. Abração.

    ResponderExcluir
  15. Oi Dorli! Bela crônica! Essa talvez seja a reação da mãe Natureza, em função das agressões que lhe são impostas pelo homem. Tenho muita fé em DEUS que tudo voltará a ser como antes.

    Abraços,

    Furtado.

    ResponderExcluir
  16. Está uma tristeza mesmo, Dorli! Eu não me conformo com essa mudança drástica do planeta! Minhas plantinhas sucumbem ao sol. Sua crônica revela a triste verdade! Tudo de bom! Torçamos para que venha a chuva! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  17. Oi, Dorli, temos o dever e obrigação de cuidar da natureza. Parabéns pela forma como vc descreveu tudo aqui. Triste cenário da natureza. bjs

    ResponderExcluir
  18. Nossa Dorli, que triste esse cenário que vc descreveu com tanta maestria. A seca parece ter atingido muitas regiões. Por qui tb o que impera são os ipês contrastando com a paisagem seca. mas, vamos confiar que com certeza a chuva virá. Bjs,

    ResponderExcluir