terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Aqui mora a felicidade



favela 7

 Nesse condomínio que se chama favela, duvido que haja pessoas mais felizes do que nós, pois aqui tudo é diferente das demais favelas que existem por aí; onde há o tráfico de drogas.Temos escolas boas, professoras adoram trabalhar aqui porque os alunos são educados diferentes de outros lugares ricos, onde os pais querem mandar na escola. As crianças brigam e até batem no professor. Que horror!

 Aqui não, cada vizinho ajudou o seu irmão a fazer seu barraco que ficava tão lindo depois de pronto; é claro nessa casinha verde moram pessoas que torcem para o Palmeiras, cada casa era pintada da cor de um time e, não havia brigas entres os vizinhos pois as casinhas eram tão perto uma das outras que dava para trocar alguma coisa com dois braços: era a tal solidariedade.

 Nessa casinha moro eu, João, com trinta anos, cheguei do nordeste para morar perto de São Paulo, numa favela, essa favela se chama: " Aqui mora a felicidade ", ficamos alojados cada um em um casebre até minha linda casinha ficar pronta, meu coração disparava, não via a hora de poder comer meu angu com feijão e deitar com minha Rosinha, minha mulher amada e meus três filhos.

 Chegou finalmente o dia, a casa pronta e cadê os móveis? Tinha apenas num embornalzinho com uns reais que davam para alimentar minha família por vinte dias. De repente foi aparecendo mesas, camas, fogão, tanque, enfim alguns móveis que aos domingos, uma boa parte desses favelados ia a uma marcenaria velha que tinha no morro acima e, com ajuda de todos, catando restos de madeiras, pegando utensílios bons no lixão, transformaram em móveis que eu nunca tinha visto na minha vida, fora duas cestas básicas para começar a viver nesse paraíso.

 Saí à procura de trabalho e como era bom com os ferros, espera aí, transformo ferros em grades, portões é que aqui chamam se serralheiro, não demorou uma semana estava trabalhando, ganho pouco, é claro, um salário mínimo até o chefe gostar do meu trabalho, depois vai aumentar.
 Minha querida Rosinha lava e passa as roupas das "madamas" que moram fora da favela e, como é muito educada não faltava dia que não trouxesse restos de comidas das panelas que elas deixavam minha mulher trazer e essa boa ajuda conseguimos nos sustentar até eu receber meu primeiro salário.

 As crianças foram matriculadas na escola e estão indo muito bem, são inteligentes, é claro, puxou aqui pro papai. Hi!Hi! E aos domingos vamos orar e agradecer a Deus, numa igrejinha, pela nossa vida e de todos os nossos amigos e também à vocês que estão lendo meu"causo".

 Trabalhamos muito para estudar nossos três filhos, hoje os três estão na faculdade, aquela que não paga, pois passaram numa prova, e a cada diploma uma felicidade para nós. Casaram-se, estão trabalhando e moram em outro lugar melhor.

 Eu também poderia mudar dessa favela, mas queremos morrer aqui, pois foi aqui que encontramos amigos de verdade, tive a minha primeira casa verdinha, melhorei um pouco mais, sabe até computador  a danada da minha mulher comprou?
 Sabem porque não mudo daqui? É porque aqui mora a felicidade.

Resumindo


A felicidade mora no lugar onde se planta o amor
e não onde se compra uma falsa ilusão


Dorli Silva Ramos

4 comentários:

  1. Em cada texto, seu talento cresce... e de forma explicita! Adorei a história e a foma em que ela é contada... Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Da simplicidade da vida se faz a felicidade...beijos de bom dia pra ti amiga.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você Dorli, a felicidade não está nos bens, materiais, nem no lugar em que se vive, a felicidade esta dentro de cada um de nós, basta que a procuremos ...

    Belo conto amiga, parabéns gostei demais ...

    Abraços
    Thiago

    ResponderExcluir
  4. A felicidade esta dentro da gente. É aqui em nosso coração que mora a felicidade. E ela se completa com a simplicidade. Os bens materiais nunca trouxeram felicidade para ninguém. Lindo conto. Parabéns Dorli!
    Beijos
    Gracita

    ResponderExcluir