sábado, 12 de novembro de 2016

O valor da alimentação correta




Pela alimentação errônea o homem não só se torna doentio e fraco, e desqualificado para o progresso, mas também se torna suicida.
" O homem não morre; mata-se", escreve o Dr. Gustavo Armbrust. " Uma das causas da morte prematura está na alimentação irracional. Em geral comemos muito e, o que é pior, não sabemos escolher os alimentos... Para muitos, a felicidade consiste numa boa mesa, repleta de de ricas iguarias e vinhos finos. A dispepsia, a obesidade, a arteriosclerose, etc., são a consequência fatal desse regime chamado suculento, e grande número desses pseudo-afortunados talvez inveje a saúde exuberante de muitos pobres, mantida à custa de uma frugalidade as mais das vezes forçada".
Disse o Dr. Jaime Eyre:
" A humanidade, com os dentes, cava a sua própria sepultura".
Numa palestra esclarecedora pelo rádio, salientou o Dr. Uzeda Moreira:
" É a morte acelerada pela boca. Não só por ela é que morre o peixe; o homem também".
Sobre muitos túmulos poderiam colocar-se o epitáfio: " Aqui jaz fulano. Morreu porque não tinha regras para comer e beber.Não é bastante termos alguma coisa no estômago para estarmos alimentados. O que ingerirmos pode, além de não satisfazer nossas exigências orgânicas, faz-nos muito mal.
Sendo variadas as necessidades do nosso corpo, não podemos limitarmos a um só tipo de alimento. Segundo estudos feitos por várias instituições de pesquisas, um homem de 70 quilos de peso, de atividades moderadas, necessita de vários elementos nutritivos nas seguintes proporções diárias:
Calorias                                        3000
Proteínas                             70 gramas
Hidratos de carbonos       500 gramas
Gorduras                             50 gramas
Cálcio                                  0,8 gramas

Continua na próxima postagem: créditos: A. BALBACH