segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

TEMPOS DIFÍCEIS



Hubert_von_Herkomer_-_Hard_Times%2Bcrop%2B5.jpg

A conquista dos direitos humanos é bastante recente. Antigamente a vida da maior parte das pessoas era difícil.
Somente no século XX que  ocorreu a conquista das condições de vida. A política e o trabalho são duas áreas em que esses avanços podem ser bem percebidos , pois hoje o voto e as férias são dois dos mais importantes direitos na maioria dos países.
Poder Eterno 







Durante milhares de anos, muitos dos países foram governados por reis, imperadores ou faraós. Eles tinham poder político absoluto, ou seja, governavam sem se importar com os desejos e as necessidades do povo. Esses governantes mandavam por toda vida e, quando morriam, eram substituídos por seus parentes.


        No mundo todo, as mulheres só conquistaram o direito ao voto no século XX
  

                                                                                             
DIREITO AO VOTO

As eleições permitem que as pessoas escolham para quem
serão governadas por um determinado período.
Atualmente, a maior parte dos países permite que o povo
escolha seus governantes. Mas nem sempre foi assim. 
No Brasil, por exemplo, as mulheres eram proibidas de votar até a década  de 1930. Antes disso, homens mais pobres também não tinham direito a voto. Em outros países essas proibições se estendiam a outras pessoas, com os negros.

NO TRABALHO
 
 
 ( As condições de trabalho hoje, são bem melhores que antigamente)

NO TRABALHO 
Até a metade do século XVIII, a maioria das pessoas trabalhava na agricultura  durante sete dias por semana, sem descanso. Depois disso muita gente foi para as cidades, trabalhar nas fábricas que surgiam. As condições de trabalho, porém, também eram ruins. A redução de trabalho para 8 horas diárias e o direito a férias foram conquistas demoradas, só aconteceram no final do século XIX e começo do XX, por meio da luta dos sindicados. Em nosso  país, esses direitos só foram adquiridos na década de 1930. Mesmo assim, ainda hoje é possível encontrar trabalho escravo nos lugares mais pobres, também no Brasil.

            


4 comentários: