quinta-feira, 8 de agosto de 2019

Estações do ano


Ao longo de um ano, as estações do ano dividem-se em quatro: inverno, primavera, verão e outono.
https://brasilescola.uol.com.br/geografia/estacoes-ano.htm


Quando jovens:
Foi a muito tempo, quando as estações do ano eram bem definidas: a primavera perfumava nossos corações, embelezava as árvores floridas nos campos, nossos jardins sorriam, íamos pra escola e sempre levávamos flores para a professora. Ah! Que saudades da escola primária! E como se aprendia. Os professores eram enérgicos e competentes e nos preparavam de forma elegante e austera para a vida.
O verão a estação quente, mas não da mesma proporção de hoje, mas sim aquele calor que aquecia nossos corações dava vontade de subir morros, nessa estação é que brotava o amor nos corações das mocinhas e na conquista desse amor vinha o primeiro beijo. Que sensação! Subíamos as nuvens várias vezes. Nem sabíamos beijar ainda, éramos jovenzinhas peraltas.
No outono as frutas sorriam nos quintais de todas as casas, havia muitos pés de frutas, não podia faltar as jabuticabeiras (delas os pais tiravam os frutos para fazer licores, chupávamos sem o caroço, cuspíamos os caroços o mais longe que podíamos, nos lambuzávamos com mangas, goiabas, laranjas, abacates e levávamos pra casa tudo que achávamos e já em casa: banho).
Há!Quantas saudades do inverno! À noite os casais de namorados abraçadinhos, sentido o calor dos beijos nas esquinas geladas, nós a espreita dos namoradinhos que voltavam da praça. Ninguém na rua, todos dormiam cedo para aquecer nossos corpos gelados, tomávamos achocolatado quente e íamos dormir.
Éramos em três irmãs, eu a mais velha. Fazíamos nosso dever de casa, tomávamos banho, almoçávamos, pois à tarde tínhamos que caminhar a passos largos para a Escola.
No fim do ano houve a diplomação da 4ª séria do Grupo Escolar, a festa foi muito bonita e nós ultrapassando a primeira fase escolar com elegância total.
Saudades infindas que não olvido jamais.

  

10 comentários:

  1. Lindas saudades que aqui li...Valem a pena! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto amiga Dorli.
    Eu adoro a Primavera,não gosto muito do frio.rs
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  3. Sem dúvida outros tempos.... Eu fazia 4 km para ir à escola, na primavera íamos de bicicleta, no inverno íamos com o meu pai, que com algum esforço lá ia todos os dias com a carrinha, para os filhos não apanharem frio, nem chuva.... Saudades desses belos tempos, éramos tão mais felizes com muito menos....Beijo

    ResponderExcluir

  4. Hoje, apenas uma breve passagem para vos desejar um bom fim de semana.
    Pequenos mas felizes... momentos inolvidáveis...

    Beijos. Para a semana volto com mais tempo

    ResponderExcluir
  5. Tempos que trazem saudades.
    Hoje nada disso é apresentado nas escolas.

    bjokas com sdd =)

    ResponderExcluir
  6. Um texto muito bonito e saudoso.
    Abraço e bom domingo

    ResponderExcluir
  7. No passar das Estações
    Cresce em nós o tempo inteiro.
    Se enchem os corações
    Do tempo tão passageiro.



    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
  8. Muy, muy, muy hermoso y melancolico escrito, amiguita. Me resulto super encantador. Eles tem tal graca que pode ser sentida
    do coracao.

    ResponderExcluir
  9. Querida Dorli
    Que bom é recordar o passado, em que até o clima era melhor!
    Belo texto, o seu! Sempre escreve relatos muito interessantes!
    Uma semana muito feliz.
    Um beijinho
    Beatriz

    ResponderExcluir