quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Osvaldo Cruz( 4 ): Fim do projeto.



pt.wikpédia.org

A espécie de dragão, muito mais formidável do que os monstros míticos que daí em diante as aguarda, mal lhes deixa semi aberto o ingresso debaixo da cominação da morte.

 pt.wikipédia.org
 
 bbc.com

 
codigo fonte DOM da seleção

 
saude.abril.com.br

"Aos vinte anos de idade,  Osvaldo Cruz já era médico, tendo defendido a tese de doutoramento "Vinculação Microbiana Pelas Águas". Em 1896 seguiu para a França, onde no famoso Instituto Pasteur, durante três anos pode aperfeiçoar seus conhecimentos ao lado de Emílio Roux e outras fases franceses. Voltou de lá perito em Bacteriologia, que para ele não possuía mais segredos".

 ***
 Resultado de imagem para periodicos.ses.sp.bvs.br

"O Brasil era o espantalho do mundo devido a febre amarela, peste bubônica, varíola e outras endemias que por aqui grassavam. O contratorpedeiro italiano Lombardia, chegado ao Rio em outubro de 1895, teve sua população dizimada pela febre amarela, pois 340 membros, morreram 234 homens, inclusive o comandante.
Graças a Osvaldo Cruz, em 12 de janeiro de 1908 em uma esquadra norte-americana com 23 unidades e 18 mil homens, durante uma permanência de 10 dias em terras cariocas, não houve uma única baixa. O terrível morbo estava debelado".
 ***


Só no começo do século vinte é que a salubrificação do Rio de Janeiro, obra do nosso grande higienista, patenteia realmente este país ao comércio dos outros. E, mais tarde Rui apresentou o nosso débito a Osvaldo Cruz no contado: "Tendo-nos morrido cerca de sessenta mil doentes só aqui no Rio deste mal, em cinquenta e sete anos, cerca de sessenta mil doentes, havemos de concluir, segundo a estimativa americana, que o Brasil no curso desse período perdeu em vidas humanas sorvidas na voragem da febre amarela, não menos de dois milhões de contos de réis." E note-se que o grande baiano não falava nos outros Estados e cidades. E remata: " Isto posto, lançai os olhos sobre
a vossa conta corrente com este benfeitor da pátria, metei a mão na consciência, escutai enquanto vos ela está suputando o nosso débito a esta memória abençoada considerai se o poderemos jamais resgatar..."
Em novembro de 1902, Osvaldo Cruz ocupava o cargo de diretor técnico e administrativo do Instituto Serunterápico de Manguinhos, posto criado pelo Barão de Pedro Afonso, colega de turma do do D. Bento Gonçalves Cruz, professor da Faculdade de Medicina e homem de larga visão, tendo sido o instrutor da vacinação anti-variólica no Brasil. Certa manhã, ao chegar ao Instituto, Osvaldo Cruz manifestou entusiasmo pelos colegas que obtinham ótimos resultados na campanha contra a febre amarela em Havana. Confirnara-se a teoria de Finlay: o mosquito "Stegomyia fascista" era realmente o transmissor do terrível mal. E proferiu estas palavras, que constituíram, daí por diante, um estímulo r um desafio: " Será um crime não repetirmos aqui, demora os mesmos processos..."
No dia 15 do mesmo mès, ascendia à suprema magistratura do País o imortal paulista Conselheiro Francisco de Paula Rodrigues Alves à pasta da Justiça e Interior o impoluto baiano J.J. Seabra. Tendo esse de nomear um novo Diretor da Saúde Pública, Sales Guerra, médico e amigo do ministro, indicou Osvaldo Cruz para o cargo. Surge, então, a pergunta de Seabra até hoje lembrada: "Quem é esse Osvaldo Cruz?" Sales Guerra explicou, então, o que o jovem médico fizera e o que pensava sobre a febre amarela e seu modo de extingui-la, empregando a técnica "havanesa". E, no dia de despacho ministerial, a mesma pergunta assomou aos lábios do Presidente: " Quem é esse Osvaldo Cruz?" Mas, embora desconhecido, nomeou-o louvado também na palavra de seu filho, o saudoso Oscar Rodrigues Alves, então doutorando em Medicina.
Mas o governo benemérito de Rodrigues Alves somente pode orgulhar-se por essa decisão. Que maior título de glória para seu governo senão o de extirpar tifo icteróide do País?
Fontes: Trópico: Enciclopédia ilustrada em cores e Google.
Grande homenagem a Osvaldo Cruz:


   

5 comentários:

  1. ótima essa tua matéria, Dorli, completa, esclarece a todos, não tem como não compreendê-la.
    Parabéns pela tua pesquisa, um verdadeiro serviço de utilidade pública!
    Beijo, querida, um ótimo fim de semana!

    ResponderExcluir
  2. Osvaldo Cruz, una brava persona.
    Buona giornata.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga Dorli,que texto maravilhoso!
    Você é nota 1.000.
    Desculpa em não estar fazendo visitas,mas meu marido encontra-se em recuperação de uma cirurgia.
    Bjs
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  4. Bela pesquisa leva nos a outros tempos.
    Bom fim de semana
    Beijo

    ResponderExcluir