quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Consciência social



infotecmais.com

 
Onde está meu pedaço de prosa, meu colinho, minha estória de bruxas que mamãe contava. Ela me pegava no colo, beijava meu rosto e dizia que eu era sua princesa.

Hoje vejo crianças sentadas mudas com seus celulares, notebook e nenhuma interação humana. A tecnologia as emudeceu, não brincam nas ruas, as bicicletas estão encostadas em qualquer canto do quintal e a vida passando e elas perdendo suas infâncias, a idade mais linda da vida.

Hoje se juntam carregando seus celulares no bolso, só saem de carro com seus pais para tomarem sorvete, comerem lanche e tudo o que não presta.

As crianças “velhas” andavam descalças no chão batido, subiam nas árvores, comiam goiabas apanhando-as nos pés, os meninos subiam nas mangueiras pegavam mangas jogavam para as meninas, eles as colocavam nas suas bocas e como macaquinhos desciam e todos íamos lambuzar. Depois lavávamos as mãos nos pequenos riozinhos. Nossas doenças: vermes, íamos aos postos de saúde tomar remédios. Não gostava, era um tipo de óleo tantas gotas conforme nossa idade.

Crianças iam à escola em dois períodos para aprender, brincadeiras só no recreio de meia hora, comiam depressa, as meninas brincavam de queima e os meninos de bola. Não havia ideologia de gênero na escola íamos  para estudar e brincar ou jogar, eu participava de tudo.

Lembro-me como se fosse hoje quando no recreio um menino me jogou um beijo, fiz-lhe um gesto que ele iria apanhar na saída. Bateu o sinal corri para pegá-lo, joguei o garoto no chão e se não me retirassem ele iria apanhar muito, isso serviu de exemplo para nenhum menino tentar mexer com uma menina.

Por quê? Os pais nos ensinavam em casa sem rodeios todos os perigos da vida até na nossa adolescência e se alguma jovem ficava grávida era um auê.

Tínhamos a obrigação de nos casarmos virgens, nossas roupas nos guarda-roupas eram revirados e ai se encontrasse alguma coisa, ao invés de beijo era uma bela surra.

Ficávamos moças, as mães nos levava nos bailes orquestrados, elas se sentavam e nós jovens dançando podíamos até sentir o cheiro do pecado, mas o medo era maior.

Valeu mãe todo o ensinamento, hoje vejo a frieza no que se tange a sexo, fico, então,  a recordar aqueles tempos bons que não olvido jamais. 



14 comentários:

  1. Respostas
    1. É assustador ver as crianças que já não brincam na companhia uma das outras ... mas se divertem sozinhas no mundo virtual!!!
      ...
      Suponho que foi este o comentário que não entendeu!!!
      Bj

      Excluir
  2. Que lindas recordações, ensinamentos e saudades. Hoje tantas coisas diferentes! bjs, chica

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Dorli,
    Eu passei muita doçura à minha jovem filha, hoje como outros adolescentes grudados no mundo virtual. Eu fui a criança moleca e feliz, mas a violencia das cidades, inclusive as menores, impede que deixemos livres nossos filhos porque temos medos e eles acabaram viciados no vazio da tecnologia.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Lindo texto, suas experiências coincidem com as minhas, bons tempos Dorli!
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. O mundo das crianças mudou radicalmente.
    Para pior e, nalguns aspectos, para melhor.
    E não sei se o saldo é positivo ou negativo. Temos que esperar para ver...
    Dorli, continuação de boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Tudo se perde com a internet :))

    Bjos
    Votos de um óptimo final de tarde.

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde amiga Dorli!
    Que belo texto escrito e concordo com tudo.
    Hoje as crianças não brincam nas ruas,só em jogos e celulares,as jovens ou meninas,não são como antigamente e os pais eram mais severos ou educavam de uma forma para que pudéssemos respeitá-los
    Assim fui criada como você e passei a minha filha,mas os tempos mudaram e se falamos isso,ainda somos chamadas de antigas.
    Adorei ler.
    Bjs e obrigada pela visita.
    Carmen Lúcia.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Dorli.
    Beleza de viagem ao passado para uma reflexão do mode de viver com critica à modernidade desenfreada, que derrubou os freios da humanidade e deu no que deu.
    O mundo deu um giro em alta velocidade de 360 graus e não é fácil acompanhar e ou entender.
    E penso que ainda veremos mais e muito mais coisas.
    Um abração e bom fim de semana amiga.
    Beijo de paz.

    ResponderExcluir
  9. Actualmente é tudo bem diferente! Amei o texto!!


    Momentos...De Fé...

    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderExcluir
  10. Reflexivo texto, amei ter vivido nos "Anos Dourados",embora eu não viva de saudade do passado, mas concordo que a educação e os princípios eram bem diferentes, até na escola tínhamos "Educação Moral e Cívica", enfim...
    Seguir tentando entender as coisas da modernidade, como disse em um dos meus textos, muitas vezes me sinto "ET"!
    Amei ler aqui, como sempre, abraços querida Dorli!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Texto muito bom. Precisamos refletir e não se conformar tanto com os maus hábitos modernos.
    Puxa, há coisas que não abro mão. Brinco c os netos do mesmo jeito que c os filhos brincava, por exemplo.
    Bjs

    ResponderExcluir